Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2007 - 11:25

"Cheirinho de Soja": Consumidores devem manter-se atentos

Os alimentos funcionais estão cada dia mais presentes na mesa dos brasileiros. Com uma gama de produtos variada, os consumidores devem manter-se alertas para as informações contidas nas embalagens

São Paulo– Com a disseminação de informações acerca dos benefícios da soja como alimento funcional, isto é, além de nutritiva oferece benefícios à saúde humana, diversos produtos e marcas surgem no mercado para ganhar o gosto e a confiança dos consumidores. Mas é por conta desse "boom" de opções que se faz necessário redobrar a atenção quanto às embalagens e saber o que realmente se está ingerindo e em quais proporções, pois existem muitos produtos, hoje no mercado, que não possuem as quantidades de proteínas necessárias para usufruir os reais benefícios da soja à saúde humana.

"São estes os famosos produtos com 'cheirinho de soja' que a população consome, ou seja, alimentos com baixo teor da proteína de soja que, no final, não oferecem os benefícios desejados a quem os consumir", afirma Ângela Ma, engenheira química e diretora executiva da empresa GoodSoy, empresa especializada em produtos feitos com soja não transgênica, no mercado desde 2002, com a missão de oferecer produtos com percentual ideal de proteína de soja e muito sabor. Afinal, uma das maiores entraves ao consumo desses produtos é a palatabilidade, pouco comum aos ocidentais.

De fato, inúmeros estudos demonstram que o consumo de produtos derivados do grão está frequentemente associado com a redução dos riscos de muitas doenças como câncer de mama e de próstata, devido ao efeito anticarcinogênico que inibe a proliferação das células neoplásicas. Também é um forte aliado no combate às doenças cardiovasculares, pois reduz a taxa do mau colesterol (LDL), já que as gorduras predominantes no grão são as poliinsaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias. E, por fim, atua contra a osteoporose, pois os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja que se assemelham ao hormônio feminino, podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa e retardar a osteoporose.

"Tem sido muito comum ouvir pessoas afirmarem que estão fazendo tratamento para doenças do climatério, por exemplo, terapia de reposição hormonal, inserindo a soja na alimentação, mas dependendo da quantidade apresentada no produto, não obterá o resultado esperado", explica a especialista.

Sendo assim, para quem realmente deseja saúde, vai uma dica: é aconselhável ingerir o extrato de soja, tomar puro ou bater com uma fruta. Cerca de 50 a 60g de soja integral em forma de grão, o que equivale a uma xícara de chá, pode ser consumida na forma de salada, ou na forma de farinha torrada que equivale a três colheres de sopa e podem ser usadas na vitamina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira