Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2011 - 10:10

Novas técnicas dão mais precisão no diagnóstico do Câncer de Mama


Ressonância Magnética é usada como método complementar.

Novas tecnologias estão dando mais precisão e agilidade no diagnóstico de doenças da mama. O tema será um dos assuntos abordados na Jornada Gaúcha de Radiologia que acontece nos dias 10 e 11 de junho (sexta e sábado), no Hotel Serrano em Gramado (RS). O evento é uma realização da Associação Gaúcha de Radiologia.

Uma das tendências é a utilização de métodos complementares a mamografia como, por exemplo, a Ressonância Magnética. A prática exige um dispositivo especial adaptável ao equipamento de ressonância magnética de modo que a operação fique voltada para a identificação de lesões não palpáveis. Segundo o Vice-Presidente da Associação Gaúcha de Radiologia, na área de Mamografia, Dakir Duarte, esse avanço contribui para optimização no trabalho da radiologia.

- Existem ferramentas que estão começando a ser usadas no Brasil e outras que estão recém chegando. Temos a Tomossíntese que está recém começando. A experiência que já temos domínio em vários centros no Brasil, é a utilização da Ressonância Magnética como método complementar. Existem algumas lesões que só são identificadas por meio dessa técnica. Para a exploração cirúrgica, diagnóstico e tratamento é necessário além do treinamento profissional dispositivos que se adaptam a máquina para que o exame se torne possível - disse.

A Tomossíntese é um método de obtenção de imagens digitais da mama que agrega o princípio de detecção do sistema DR (Radiologia Digital) com o princípio da produção de imagem da tomografia linear. Apesar da alta tecnologia, os benefícios do tratamento mais adequado não são ainda uma realidade para pacientes do Sistema Único de Saúde.

- O SUS sempre vem um pouco mais tarde, em geral, porque são métodos que exigem alto investimento e verbas especiais. É natural que exista uma burocracia mais lenta. Na área privada isso se resolve de forma muito mais rápida - completou.

Esse e outros temas da radiologia estarão em debate na Jornada Gaúcha de Radiologia. Como nas edições anteriores, a AGR procura através do evento manter um alto cunho científico com apresentações e discussões criteriosas e independentes relativas aos aspectos de manejo dos pacientes. Além da Mamografia outros temas estarão presentes nas aulas como: Radiologia Geral, Ultra-sonografia, Tomografia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia.

Associação Gaúcha de Radiologia- A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, desintometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista. |Marcelo Matusiak e coordenação Marcelo Matusiak.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira