Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2007 - 11:38

Gafisa Anuncia Sólido Resultado no Segundo Trimestre

Receita operacional líquida cresce 75%, totalizando R$267 milhões.

A Companhia teve crescimento de 72% em lançamentos e 50% em vendas contratadas

São Paulo – Gafisa S.A. (Bovespa: GFSA3; NYSE: GFA), uma das maiores e mais diversificadas incorporadoras residenciais do Brasil, anunciou hoje seus resultados financeiros para o segundo trimestre de 2007 (2T07). As informações financeiras e operacionais a seguir, exceto onde indicado em contrário, são apresentadas em Reais (R$) de acordo com as práticas contábeis brasileiras (BR GAAP). Adicionalmente, os demonstrativos financeiros e operacionais apresentam os números da Gafisa e suas subsidiárias, e referem-se às participações da Gafisa em seus empreendimentos. Para mais informações sobre os resultados do 2T07 publicados na Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) e na U.S. Securities and Exchange Commission (“SEC”) | Site: www.gafisa.com.br/ri.

A receita operacional líquida, calculada em função do andamento da obra (método “PoC” - Percentage of Completion), aumentou 75,2%, de R$152,2 milhões no 2T06 para R$266,5 milhões no 2T07. O resultado a reconhecer, conforme o POC, foi de R$418,8 milhões no 2T07 (a margem do resultado a reconhecer alcançou 38,1%), um aumento de 75,4% em relação ao 2T06.

O EBITDA totalizou R$38,4 milhões no 2T07, um crescimento de 90% em relação aos R$20,2 milhões do 2T06. O lucro liquido no trimestre aumentou 52% para R$32,1 milhões, ou R$0,25 por ação. No 2T06, o lucro líquido ajustado atingiu R$21,1 milhões ou R$0,21 por ação. O número médio ponderado de ações aumentou 26%, de 102 milhões no 2T06 para 129 milhões de ações no 2T07.

O volume de lançamentos do segundo trimestre foi de R$470,7 milhões, representando um crescimento de 72% em relação ao 2T06, enquanto as vendas contratadas no 2T07 atingiram R$342,8 milhões, um crescimento de 50% no mesmo período.

O land bank da Gafisa atingiu R$6,2 bilhões em 30 de Junho de 2007, o que equivale a aproximadamente a 50.000 unidades. Nosso land bank é bastante diversificado, sendo composto por 91 locais diferentes dos quais 68% estão localizados fora das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

As despesas gerais, administrativas e de vendas (SG&A) totalizaram R$44,5 milhões no 2T07 (9,4% sobre lançamentos) contra R$ 19,4 milhões no 2T06 (7,1% sobre lançamentos). Este aumento decorre da provisão para pagamento de bônus trimestrais (R$4,9 milhões), à consolidação das despesas (SG&A) da Alphaville (R$5,5 milhões) e ao aumento no quadro de funcionários da Gafisa para dar suporte ao nosso crescimento. Além disso, o crescimento da Fit Residencial e a contratação de novos funcionários para a ”Bairro Novo” também contribuíram para o aumento das despesas gerais e administrativas (R$2,8 milhões).

“Estou satisfeito com os resultados operacionais e financeiros alcançados no primeiro semestre de 2007. Com lançamentos de aproximadamente R$800 milhões (consolidado), e um crescimento de 57% nas vendas contratadas, a Gafisa segue demonstrando que sua equipe está entregando os resultados esperados e que seus produtos atendem à demanda dos clientes,” afirma Wilson Amaral, CEO da Gafisa S.A.. “Estamos comprometidos em servir todos os segmentos do mercado, através de produtos personalizados que atendam as mais diferentes demandas e da introdução de novas opções de financiamento para os consumidores. Esse comprometimento, aliado ao cenário macroeconômico positivo, à força da nossa marca e ao nosso sólido desempenho financeiro, colocam a Gafisa em uma posição confortável para continuar entregando um crescimento acelerado e sustentável.

“A Gafisa continua a disponibilizar produtos de financiamento imobiliário inovadores, facilitando o acesso ao crédito para seus clientes. O “Financiamento na Planta”, lançado em conjunto com uma grande instituição financeira no 2T07, oferece aos compradores uma taxa favorável com opção de pagamento no longo prazo e, ao mesmo tempo, reduz as necessidades de capital de giro da Gafisa.” continua o Sr. Amaral.

“Nosso comprometimento de prosseguir com a expansão nos segmentos de média e baixa renda por meio da Fit Residencial continua na direção correta, com o desenvolvimento de novos empreendimentos em Salvador (Bahia), Belém (Pará), Goiânia (Goiás) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul). O land bank da Fit Residencial atingiu R$233 milhões. Além disso, já definimos a diretoria da Bairro Novo, nossa joint venture com a Odebrecht focada em desenvolver grandes comunidades voltadas para o segmento popular, e estamos nos posicionado para lançar o primeiro empreendimento no primeiro semestre de 2008.

“A competição está crescendo, principalmente em São Paulo, com o aumento do número de players capitalizados atuando no mercado. Apesar de ainda não termos detectado escassez de terrenos disponíveis, os preços têm aumentado, e a obtenção de licenças e aprovações junto aos órgãos oficiais está mais morosa. Ao longo dos anos, a Gafisa desenvolveu uma tecnologia própria de obtenção destas licenças, a qual, combinada ao nosso land bank diversificado, permitiu que a Companhia continuasse a aprovar e lançar empreendimentos dentro dos prazos”.

“O sólido resultado da companhia apresentado no primeiro semestre comprova nossa capacidade de entregar nossa estratégia de crescimento a longo-prazo. Além disso, nossos acionistas se beneficiaram com o aumento da liquidez da ação, que praticamente quadruplicou desde a operação de follow on na Bovespa e da listagem na NYSE, em Março de 2007. Ao mesmo tempo o aumento do nosso float para 86% ocorrido no 2T07, reforça o compromisso da Gafisa de ser, de fato, uma companhia de capital aberto que adota os mais altos níveis de governança corporativa. Nós acreditamos que isso dá a Gafisa uma importante vantagem competitiva no mercado”, conclui o Sr. Amaral.

Outlook - Reiteramos nosso guidance para o ano de 2007. Esperamos um aumento de 60% a 65% nos lançamentos em relação a 2006. Aproximadamente 25% (R$250 milhões) devem vir do negócio principal da Gafisa, 20% (R$200 milhões) da FIT Residencial, e os outros 20% (R$ 200 milhões) da AlphaVille.

A Gafisa espera obter uma margem EBITDA consolidada entre 15% e 16%. A margem EBITDA do negócio principal da Gafisa continua a aumentar, mas o valor consolidado será afetado pelos custos associados com o crescimento da FIT Residencial, Bairro Novo, e AlphaVille. | Site www.gafisa.com.br/ri.

Perfil da Gafisa - Somos uma das empresas líderes no mercado de incorporação no Brasil com foco no mercado residencial. Nos últimos 50 anos, fomos reconhecidos como uma das principais incorporadoras com administração profissionalizada do País, tendo concluído e vendido mais de 900 empreendimentos e construído quase 37 milhões de metros quadrados, o que acreditamos ser mais do que qualquer outra incorporadora residencial tenha realizado no Brasil. Acreditamos que a "Gafisa" é uma das marcas mais conhecidas no mercado de incorporação imobiliária, desfrutando de uma reputação de qualidade, consistência e profissionalismo perante potenciais compradores de imóveis, corretores, financiadores, proprietários de terrenos e competidores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira