Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2007 - 11:54

Painel Funarte de regência coral

A Funarte, com patrocínio da Petrobras e em parceria com instituições culturais estaduais, municipais e privadas, inicia dia 5 de setembro, quarta-feira, o Painel Funarte de Regência Coral, programa de apoio ao canto coral brasileiro. Os primeiros painéis da série serão realizados em Belém (PA) e Cuiabá (MT), de 5 a 8 de setembro de 2007.

Sob a direção da Coordenação de Música Clássica do Centro da Música da Funarte e supervisão técnico-pedagógica de Eduardo Lakschevitz, serão realizados, até o fim do ano, seis painéis em Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Crato (CE), Palmas (TO) e Curitiba (PR), beneficiando regentes e coralistas de cidades e estados vizinhos. Os painéis serão ministrados por regentes de reconhecida competência e abordarão técnica de regência, dinâmica de coro e técnica vocal.

A Funarte disponibilizará gratuitamente, através do Canal Virtual, partituras das coleções de repertório coral já editadas pela instituição, acompanhadas de um guia interpretativo.

O programa Painel Funarte de Regência Coral, que teve origem no Projeto Villa-Lobos, foi criado no início dos anos 1980 e se desenvolveu até 1994, dando intenso apoio ao canto coral brasileiro e permitindo aos coros e seus regentes refinar seus repertórios e trocar experiências, através de laboratórios, reciclagens e cursos de regência.

Graças ao acordo com a Petrobras, retoma em setembro deste ano, com atividades em 6 capitais das diversas regiões visando, com isso, facilitar o acesso de um maior número de pessoas de todo o Brasil.

Perfil do Canto Coral -O Coro é a mais antiga manifestação musical coletiva. Antigos documentos do Egito e Mesopotâmia revelam-nos a existência de uma prática coral ligada aos cultos religiosos e às danças sagradas. O termo Chóros possui um sentido bastante amplo e com o decorrer da história passou por diversos significados. Em Athenas, o recrutamento, vestuário e instrução de um coro era um serviço público imposto pelo Estado a todos os cidadãos que tivessem condições para mantê-lo.

Com uma estrutura a três vozes o coral atingiu seu apogeu no século XIII, principalmente na Escola Parisiense de Notre-Dame. Com o desenvolvimento da técnica coral novas formas apareceram, em que se estabeleceu a tão frequente estrutura a quatro vozes. Somente a partir do Séc. XV é que o Coro começa assumir a estrutura adotada atualmente.

A prática coral foi se aprimorando e no Séc. XIX, o canto coral passa a ser disciplina obrigatória nas escolas de Paris. Nessa mesma época surge a idéia dos Festivais de Música, assumindo, assim, caráter e compromisso mais social. Importante ressaltar que em épocas passadas os Coros eram mantidos e estimulados pelos Reis, pelo Clero e pelas pessoas mais abastadas. Esse apoio visava manter os grupos de música para as festividades locais e disseminar a doutrina religiosa, atraindo e integrando os fiéis às igrejas.

No Brasil, o canto coral surgiu ainda no período colonial, sob influência da corte européia. Na época, os cânticos para as missas nas igrejas já eram inspirados em músicas elaboradas para grupos vocais das congregações existentes. O canto coral ganhou destaque nacional através do compositor e maestro Villa-Lobos e seus concertos ao ar livre com grandes corais escolares. O maestro foi o responsável pela inclusão do canto orfeônico no currículo escolar. As aulas de canto duraram até a década de 70, quando reformas educacionais criaram a disciplina educação artística. Atualmente encontramos diversos grupos de canto coral participando de encontros, festivais e solenidades.

A Funarte, instituição que tem por objetivo o apoio à formação de recursos humanos na área das artes, a preservação do patrimônio cultural e sua difusão, tem no canto coral um de seus mais fortes aliados. É o único que não requer qualquer aquisição material posto que sua prática necessita apenas do uso do próprio corpo. Tem um importante caráter educacional e de socialização para cada participante. A formação e o aperfeiçoamento de regentes corais em atuação no Brasil, com a disponibilização de partituras através do site, possibilitará a ampliação desses grupos qualitativa e quantitativamente.

Painel Funarte de Regência Coral: Agenda, de 05 a 08 de setembro, Belém/PA - Coordenação local: Fundação Amazônica de Música | Coordenadora: Maria da Glória Boulhosa Caputo. Professores Lucy Schmitti (Paraná) Carlos Alberto Figueiredo (Rio de Janeiro) | Pianista acompanhador Stella Junia (Rio de Janeiro).Inscrição e de realização, na Fundação Amazônica de Música, Av. Magalhães Barata, 1022 – ao lado do Hospital Offir Loyola CEP 66.060-670.:Tel.: (91) 3249-7653 [email protected]

Cuiabá/MT: Coordenação local: Secretaria da Cultura de Cuiabá | Coordenador: Ana Cristina Vieira | Professores: Eduardo Fernandes (São Paulo) e Ângelo Dias (Goiás) | Pianista acompanhador: Leandro Souza (São Paulo). Inscrição: Secretaria da Cultura de Cuiabá , Rua Barão de Melgaço, 3.677 – Centro Histórico CEP.78.020-400: Tel.: (65) 3025-7490/9241-5268 [email protected] Realização: Clube Feminino, Rua Barão de Melgaço, 3.677 – Centro Histórico | CEP.78.020-400: | Tel.: (65) 3025-7490/9241-5268 | [email protected] , de 14 a 17 de novembro de 2007.

João Pessoa/PB: Cordenação local: Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego | Coordenador: Eduardo Nóbrega | Professores: Samuel Kerr (São Paulo) e Patrícia Costa (Rio de Janeiro) | Pianista acompanhadora: Stella Junia (Rio de Janeiro). Inscrição e realização:Fundação Espaço Cultural José Lins do RegoRua Abdias Gomes de Almeida, 800 - Tambauzinho - 58.042-100 Tel.: (83) 3211-6265 [email protected]

Palmas/TO: Coordenação local: Fundação Cultural do Estado do Tocantins | Coordenador: Hananias Vieira da Silva | Professores: Lincoln Andrade (Minas Gerais) e Gisele Cruz (São Paulo) | Pianista acompanhador: Leandro Souza (São Paulo)

Inscrição: Fundação Cultural do Estado do Tocantins, 103 – Norte – AV. LO 02 – Conjunto 01, nº 57/59 - 77.001-022 | Tel.: (63) 3218-3372 | E-mail: hananias @cultura.to.gov.br. Realização: Salão de eventos do Hotel Rio do Sono, Av. Joaquim Teotônio Segurado Qd. ACSU SO-10 Conjunto 01-Lt. 10 – Palmas – TO (em frente à Praça dos Girassóis) 05 a 08 de dezembro

Curitiba/PR: Coordenação local: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Coordenador: Rafael Camargo. Professores: Vilson Gavaldão (PR) e Agnes Schmeling (RS). Pianista acompanhador: Stella Junia (RJ). Inscrição: Coordenadoria de Ação Cultural da Seec, Rua Saldanha Marinho nº 250 – Centro Tel. (41) 3321-4780 [email protected] | Rrealização: Teatro Experimental da UFPR – TUNI Praça Santos Andrade.

Crato /CE: (o local das atividades está ainda em definição) - Professores: Padre Pedro Ferreira da Costa (RN) e Rodrigo Affonso (RJ)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira