Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2011 - 10:32

SESC Bahia promove Tríduo de Santo Antônio

A ação, promovida pelo SESC, terá a participação da Camerata Popular do Recôncavo.

A Trezena de Santo Antônio é uma tradição conhecida na Bahia. Durante os dias 01 e 13 de junho, devotos e admiradores do santo mais popular do Brasil se reúnem e prestam homenagens em seu louvor. Na intenção de preservar e valorizar as manifestações religiosas e culturais, o Teatro SESC-SENAC Pelourinho realizará entre os dias 07 e 09 de junho o tríduo em louvor a Santo Antônio, conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro e por ser sempre invocado para se achar objetos perdidos. A reza será acompanhada pela Camerata Popular do Recôncavo e seu repertório de canções de domínio público coletadas nos últimos 20 anos. O encerramento do Tríduo contará com a participação de um Trio Nordestino. A entrada é gratuita.

A Igreja de Santo Antônio, localizada no Centro Histórico, que tradicionalmente realiza a trezena, influenciou a sua expansão pelos bairros de Santo Antônio e Pelourinho. Muitos casarões e largos participam da trezena, onde acontecem rezas, festejos e são oferecidas comidas típicas.

Como surgiu a tradicional Trezena de Santo Antônio- Em 1617, uma senhora de Bolonha (Itália), cujo casamento não tinha sido até então abençoado com filhos, ouvindo falar nas numerosas graças obtidas por intercessão do Taumaturgo (termo usado para “aquele que faz milagres”) de Pádua, implorou-lhe que tivesse dó dela e lhe concedesse o intenso desejo do seu coração, que era ter descendência. Uma noite, o Santo apareceu-lhe num misterioso sonho e disse-lhe: “Vai durante nove terças-feiras consecutivas visitar a capela dos Frades Menores e receber a Sagrada Comunhão e a tua súplica será atendida. Seguiu a senhora fielmente esta direção e o santo cumpriu a sua promessa. Mas o desejado recém-nascido era aleijado e disforme. Cheia de confiança, a mãe mandou levá-lo ao altar de Santo Antônio e, mal o nenê tocou na ara sagrada, logo se transformou numa linda criança.

Foi este milagre que deu princípio à devoção das Nove Terças-feiras em honra de Santo Antônio. Mais tarde elevou-se o número de terças-feiras para comemorar a data de sua morte.

Perfil-A Camerata Popular do Recôncavo recria uma sonoridade que remete às influências ibéricas com raízes medievais e ao mesmo tempo brasileira. Em toda a sua diversidade cultural, vem, desde 2002, se apresentando com um repertório de cantigas de domínio público, coletadas há mais de 25 anos pela professora Sálua Chequer, que assim as classificou: Cantigas de Berço, de Roda, Dramáticas, de Trabalho e de Vadiar, além das pertencentes às manifestações populares, religiosas e folguedos brasileiros. Também fazem parte do repertório do grupo, as parlendas, rimas infantis, rezas e quadrinhas. Viola, bandolim, violão, flautas, percussão, acordeon e voz são elementos que compõem o grupo e o fundamento é o conteúdo das pesquisas etno-musicais, feitas principalmente em cidades do interior da Bahia.

.[Tríduo de Santo Antônio 2011:Participação: Camerata Popular do Recôncavo, dias 09, 10 e 11 de junho (quinta, sexta e sábado),às 19h, no Teatro SESC SENAC Pelourinho. Entrada: Franca].

Sinopse: Na intenção de preservar e valorizar as manifestações religiosas e culturais, o Teatro SESC-SENAC Pelourinho realizará entre os dias 07 e 09 de junho o Tríduo em louvor a Santo Antônio, conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro e por ser sempre invocado para se achar objetos perdidos. A reza será acompanhada pela Camerata Popular do Recôncavo e seu repertório de canções de domínio público coletadas nos últimos 20 anos. O encerramento do Tríduo contará com a participação de um Trio Nordestino.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira