Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2011 - 10:40

Itaú aposta no mercado de franquias e leva especialistas para a 20ª ABF Franchising Expo

Após realizar o Seminário Itaú de Franquias no fim de maio, banco marca presença na maior feira da América Latina especializada no setor. Instituição financeira terá estande com especialistas de mercado que apresentarão soluções e ferramentas de gestão desenvolvidas para esse tipo de negócio.

São Paulo – De olho na expansão das redes de franquias, que somente em 2010 somaram faturamento de R$ 75 bilhões em todo o País, o Itaú intensifica a sua estratégia de aproximação com o setor. A Área Empresas do banco mantém equipe focada em desenvolver soluções financeiras específicas para esse tipo de negócio e está empenhada em oferecer ao mercado de franquias, que no ano passado cresceu 20,4% segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), ferramentas de gestão que fomentem o seu crescimento sustentável e facilitem a troca de informações entre franqueado e franqueador.

Paralelamente, a instituição também realiza ações de relacionamento para se aproximar dos empresários do setor. No fim de maio, promoveu o Seminário Itaú de Franquias, que contou com a presença de especialistas na área como Cristina Franco, vice-presidente da ABF; Osvaldo Moscon, do O Boticário; e Denis Santini, sócio-diretor da MD Comunicação, primeira agência especializada em franquias e redes. Agora, prepara ações para a 20ª ABF Franchising Expo, que acontece de 8 a 11 de junho. Durante os quatro dias da feira, o Itaú marcará presença com estande onde será possível trocar experiências, percepções e dúvidas com especialistas do banco no segmento de franquias. Os profissionais abordarão as especificidades de gestão financeira para esse tipo de negócios e as ferramentas e soluções disponíveis para facilitar a rotina tanto de franqueados como de franqueadores.

“A participação do Itaú nesse tipo de evento é fundamental, pois possibilita o contato direto com empresários do setor e, por meio dessa troca, conseguimos entender melhor os desafios e as necessidades específicas de gestão enfrentadas por eles no dia a dia. Com essas informações em mãos, podemos desenvolver produtos e serviços mais focados e eficazes”, afirma Carlos Eduardo Maccariello, diretor de Produtos Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco.

Dentre os serviços já oferecidos pelo banco vale destacar o Compror Franquias. A ferramenta de gestão foi desenvolvida especialmente para empresas que concentram suas compras de mercadoria no franqueador. O serviço, que oferece mais flexibilidade e agilidade no pagamento das mercadorias, também possibilita o gerenciamento do crédito e do estoque pela internet, proporcionando mais segurança, agilidade e transparência no relacionamento entre franqueados e franqueadores.

A instituição financeira também analisa, de forma diferenciada, os critérios para a concessão de crédito para franquias recém constituídas. Para facilitar o acesso a linhas de financiamento para os empreendedores de primeira viagem, por exemplo, o Itaú leva em conta o conhecimento sobre o franqueador e avalia o comportamento da rede. Essa análise diferenciada possibilita mais rapidez e taxas competitivas, já que o bom desempenho do franqueador é considerado como um dos indicadores da saúde financeira deste novo empreendimento.

“Para se ter uma idéia, uma pesquisa do Sebrae mostra que negócios abertos no sistema de franchising apresentam taxa de mortalidade de 5%. Taxa muito inferior aos 80% referentes a pequenos negócios que fecham nos primeiros cinco anos de vida. Não podemos deixar de levar esses dados em consideração no momento de conceder crédito”, ressalta Maccariello.

O apoio à cadeia vai além do desenvolvimento de produtos e da concessão de crédito. “O Itaú acredita que o sucesso de um negócio está atrelado à informação e entende que um banco precisa estar cada vez mais próximo do cliente, oferecendo conteúdo relevante e diferenciado para a gestão dos seus negócios”, completa Maccariello. Para reforçar essa estratégia, o banco realizou, no fim de maio, o Seminário Itaú de Franquias. Para explorar o assunto, a instituição financeira convidou Cristina Franco, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising; Osvaldo Moscon, diretor de Desenvolvimento de Canais de Vendas e Franchising de O Boticário; e Denis Santini - professor da ESPM, da FIA/Provar e sócio-diretor da MD Comunicação, primeira agência especializada em franquias e redes.

Cristina Franco, vice-presidente da ABF, iniciou o ciclo de palestras e apresentou números que comprovam o expressivo crescimento do setor de franquias. Segundo dados da associação, o setor registrou na última década (2001 a 2010) crescimento de mais de 300%. Cristina também chamou a atenção para a importância do franchising na geração de empregos. “Hoje, o franchising é um importante modelo social, já que o jovem encontra nesse nicho a oportunidade para o primeiro emprego”, ressaltou ela. Os números corroboram a afirmação já que o setor gerou mais de 770 mil empregos diretos somente no ano passado. Para concluir a apresentação, Cristina lembrou ainda que o setor ficará ainda mais aquecido por conta dos eventos esportivos dos próximos anos e que este será um ótimo momento para quem quer investir no segmento.

O diretor de O Boticário, Osvaldo Moscon, explorou as estratégias da companhia para se consolidar como uma das maiores redes de franquias do Brasil. Osvaldo ressaltou que uma rede de franquias bem sucedida é construída com muito treinamento, orientação e suporte para a expansão do negócio. O Boticário treina, em média, 60 mil pessoas por ano. “Para garantir bons resultados e a qualidade da nossa entrega, precisamos formar multiplicadores, pessoas que transmitam, mesmo à distância, os nossos conceitos e valores”, afirma. “Temos como objetivos engajar o empreendedor na missão da marca, além de incentivar o franqueado com estrutura e capacitação para o desenvolvimento sustentável do negócio. Os consideramos como sócios e acreditamos que pessoas comprometidas dão resultado. Não é à toa que os nossos franqueados têm, em média, 19 anos de casa”, afirmou Osvaldo durante a sua apresentação.

Para finalizar a programação, Denis Santini, professor da ESPM, da FIA/Provar e sócio-diretor da MD Comunicação, falou da importância do marketing para as redes de franquias e explorou os desafios e especificidades da relação entre franqueados e franqueadores. “A relação entre as duas pontas deve ser de soma. Tanto franqueado como franqueador precisam entender que têm os mesmos interesses e objetivos e que, para alcançá-los, devem trabalhar em sintonia, gerando vantagens competitivas para ambos”, explicou Denis.

Itaú Unibanco- O Itaú Unibanco é hoje o 10º maior banco do mundo em valor de mercado. Possui hoje mais de cinco mil pontos de atendimento e cerca de 30 mil caixas eletrônicos no Brasil. Além disso, está presente em 18 países e dois territórios das Américas, Europa e Ásia, com atuações em diferentes áreas de negócio. O Itaú atua no mercado de micro, pequenas, médias e grandes empresas buscando identificar as melhores soluções em negócios para necessidades específicas de seus clientes. Pensando no crescimento sustentável das empresas, o Itaú se estruturou para ser um grande parceiro de negócios de seus clientes, prestando consultoria financeira e buscando orientá-los não só sobre as necessidades do dia a dia, mas sobre temas que agreguem valor e efetivamente contribuam para a melhoria do desempenho financeiro dos negócios. Esse papel consultivo se traduz, dentre outras iniciativas, na realização de uma série de eventos voltados ao empresário nos quais são abordados temas como educação e gestão financeira, segurança e agilidade nos processos, educação financeira, tecnologia, gestão de mudanças e cenário macroeconômico.

A ABF Franchising Expo é a maior e mais importante feira de negócios em franquia da América Latina e acontece, anualmente, desde 1990. A exposição oferece oportunidades em praticamente todos os setores da economia tanto no Brasil como no exterior. Reúne as principais consultorias e marcas brasileiras de franquia, além de expositores e entidades internacionais. Esse ano o evento contará com mais de 400 expositores, espera receber 45 mil visitantes e movimentar R$ 130 milhões em negócios.

.[20ª ABF Franchising Expo, de 08 a 11 de junho (quarta a sábado),das 13h às 21h; sábado de 12h às 18h, naz Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho, Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – SP. Ingresso: R$ 40,00. | www.abfexpo.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira