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10/06/2011 - 10:40

Itaú é a marca mais valiosa do Brasil pela 8ª vez consecutiva

Marca é avaliada em R$ 24,296 bilhões pela consultoria global Interbrand e apresentou crescimento de 18% no seu valor em relação a 2010.

São Paulo– Pela oitava vez consecutiva, a marca Itaú é reconhecida como a mais valiosa no Brasil pela consultoria Interbrand, pioneira no desenvolvimento do método de avaliação de marcas, sendo avaliada em R$ 24,296 bilhões. O valor é 18% superior ao apresentado em 2010, quando foi avaliada em R$ 20,651 bilhões, e 130% maior do que em 2008 (R$ 10,552 bi), ano da fusão com o Unibanco.

Para chegar ao valor de cada marca a Interbrand, que há mais de 30 anos acompanha os movimentos que influenciam a valorização e a concepção das marcas no mercado, as avalia sob a ótica do desempenho financeiro, assim como os analistas financeiros aferem outros ativos das empresas: medindo a capacidade que elas têm de capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras. Nessa perspectiva a marca é entendida como ativo fundamental no conjunto de informações financeiras, atributos e valores das corporações.

“Esse reconhecimento nos enche de orgulho. O Itaú Unibanco está atento às mudanças do mundo e ao impacto delas sobre seus negócios. Entendemos o banco como um agente transformador e essas mudanças apontam de forma contundente para a necessidade de diferenciação. Mas não a diferenciação pura e simples, e sim uma diferenciação que entregue relevância com otimismo e objetividade”, afirma Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco.

A novidade do ranking de 2011 é que a consultoria realizou estudo para analisar e quantificar o papel da cidadania corporativa para a construção e evolução das marcas. O objetivo do estudo é entender como as marcas se relacionam com esse conceito e se os esforços nesta área se convertem em vendas. A pesquisa quantitativa foi conduzida em parceria com o instituto Hall&Partners e ouviu consumidores em seis países: Brasil, China, Alemanha, Japão, Inglaterra e Estados Unidos.

De acordo com a consultoria, entre os fatores avaliados que mais contribuíram para a valorização da marca Itaú destacam-se os resultados financeiros crescentes e consistentes, a consolidação progressiva das operações como um banco múltiplo sob a marca corporativa Itaú e a forte atuação do banco com questões ligadas à sustentabilidade.

“O banco tem uma plataforma transversal de cidadania corporativa, investindo em ações que impactem positivamente a sua cadeia de negócios e principalmente a sociedade. Um bom exemplo são as iniciativas realizadas pela área empresas do Itaú Unibanco, que oferece assessoria financeira a pequenas e médias empresas por meio de diferentes ferramentas, como a Comunidade Empresas, rede social voltada para empresários”, exemplifica Fernando Chacon, diretor-executivo de marketing do Itaú Unibanco. “Acreditamos que oferecer crédito pelo crédito não é o melhor caminho para transformar um empreendedor em um empresário de sucesso. Quando possibilitamos a abertura de uma empresa também temos a missão de ajudá-la a se desenvolver e a prosperar. Isso é positivo não apenas para o empresário, mas para o crescimento da economia como um todo. É uma cadeia saudável para toda a sociedade”, completa Chacon.

A gestão da marca Itaú é um processo contínuo iniciado há mais de 30 anos e constitui hoje atividade estruturada, que envolve o marketing, a comunicação corporativa e permeia todas as áreas de negócios e de apoio. O trabalho é ancorado na realização de pesquisas de percepção que buscam entender os atributos e propósitos que movem o banco e a utilização desses conceitos na comunicação e no uso da marca.

O ranking da Interbrand traz as 25 marcas mais valiosas do País com base em informações públicas de cerca de 100 empresas brasileiras de capital aberto que atendem aos critérios do estudo. Os quesitos base da avaliação são solidez financeira, impacto da marca junto ao consumidor e potencial para geração de lucro.

Em maio deste ano, a marca Itaú também figurou, pela primeira vez, no ranking BrandZ, que aponta as 100 marcas mais valiosas do mundo. O ranking anual, realizado pela agência de pesquisa Millward Brown, é publicado no Financial Times e apontou Itaú como a 90ª mais valiosa do mundo, com crescimento de 29% no valor de sua marca.

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