Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2011 - 09:36

Caminhões Volkswagen são estrelas de nova campanha publicitária

Campanha da MAN Latin America estará na TV, revistas, rádio, Internet e no iPad, para reforçar o conceito sob medida da montadora na fabricação de veículos comerciais.

A MAN Latin America estreia no dia 12 de junho (domingo), sua maior campanha publicitária desde a aquisição da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus pelo Grupo MAN. Com a assinatura "Caminhões Volkswagen. Feitos sob medida para o seu negócio", os anúncios reforçam o conceito sob medida da montadora na fabricação de veículos comerciais. Os anúncios começam a ser veiculados nas revistas semanais e de negócios no mesmo fim de semana da estreia do filme na TV. A campanha, criada em conjunto com a AlmapBBDO, é a evolução dos primeiros trabalhos lançados em 2008 para a marca a partir do conceito "Caminhões Sob Medida".

No filme "Construindo", um dos destaques da campanha, o cenário é uma fazenda, com vacas pastando. Veem-se funcionários chegando e montando um caminhão a partir dos animais. Eles colocam o chassi, os eixos, as rodas, motor, as portas. Em 30 segundos, o caminhão fica pronto para transportar o produto para o qual foi feito: as vacas. O motorista entra em cena, sobe no caminhão, liga o motor e vai embora. Logo em seguida, vemos um rebanho de bodes e entendemos que a montagem começará novamente.

"O anúncio é o retrato de nossa marca que, no desenvolvimento de produtos, tem sempre como ponto de partida, os negócios de seus clientes", diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America. O comercial será veiculado nas emissoras abertas e por assinatura em todo o país.

Já os filmetes de 15" levam o conceito da campanha para as situações domésticas, ressaltando que o conceito sob medida facilita a vida dos consumidores. Neles, uma pessoa coloca uma grande quantidade de açúcar num potinho de medida e o açúcar, surpreendentemente, nem transborda. O mesmo se dá com um saco de pastilhas de chocolate, uma jarra de suco de laranja e uma lata de tinta. Todo o conteúdo cabe num pequeno recipiente. Enquanto isso, o locutor fala: "Não seria bom ter tudo sob medida para você? Caminhões Volkswagen, feitos sob medida para o seu negócio".

Os anúncios impressos reproduzem brinquedos de recortar e montar, em que as figuras "desmontadas" são modelos de caminhões ideais para transportar cada tipo de carga: peixe, legumes, eletrodomésticos, ovos, flores, cerveja, frutas, lixo. No iPad, o conceito sob medida é executado de outra forma: dentro de uma revista, ao abrir a página do anúncio na horizontal, há uma vaca, por exemplo. Ao colocá-la na vertical, ela se transforma em uma garrafa de leite. Quando a imagem é de galinhas, elas se transformam em ovos. Com tomates, a imagem final é a de um vidro de molho. E, no caso da cerveja, a imagem referente é um saco de cevada. Na mídia web, a campanha será lançada no dia 13 de junho.

A primeira campanha desenvolvida com o conceito "Sob Medida", "Caixas", em 2008, conquistou dois Leões de prata no Festival de Cannes, em Press e Outdoor. Também naquele ano, foi lançada sua segunda etapa para falar sobre a Rede Autorizada e os serviços personalizados para seus clientes. A partir de então, o "Sob Medida" se espalhou por toda a plataforma da marca, incluindo suas linhas de produto Delivery, Worker e Constellation.

Perfil-A MAN Latin America foi criada oficialmente em 16 de março de 2009, com a aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus pela MAN SE (empresa mãe do Grupo MAN). No Brasil, os veículos da MAN Latin America são montados na cidade de Resende (RJ). Com uma capacidade total de produção de 72 mil veículos por ano, é a maior fabricante de caminhões, e a segunda maior de ônibus, da América do Sul.

Em 2010, foram emplacados 45.319 caminhões da marca Volkswagen, assegurando a liderança tanto no segmento acima de cinco toneladas, com 29,1% de participação, quanto no mercado com mais de 3,5 toneladas, com 28,7%. A diferença em relação à marca segunda colocada foi superior a 4.400 unidades. Em ônibus, a linha Volksbus assegurou a vice-liderança em licenciamentos, com 7.523 licenciamentos, participação de 28,7% e aumento de 23% em relação a 2009.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira