Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2011 - 10:11

Crescente busca por serviços de outsourcing movimenta mercado de fusões e aquisições no Brasil

Pesquisa aponta que os negócios na área de outsourcing terão receita de 30 bilhões de reais em 2014.

São Paulo – O aquecimento da economia brasileira tem gerado um crescimento da área de outsourcing no país e os serviços em Tecnologia da Informação tem sido os mais procurados nesse meio. Isso tem levado a uma intensificação no processo de fusões e aquisições de empresas especializadas nessa área.

Segundo Ruy Simões, sócio da Guarita Associados, nesse mercado existe uma tendência de globalização, pois os clientes estão preferindo interagir com menor número de fornecedores, optando pelo fornecedor global. “Isso tem levado as empresas a procurar completar sua oferta através de aquisições, incluindo nisso as empresas que oferecem outsourcing”, explica o empresário. A compra da Original, de Campinas, pela Tecnoset, empresa que atua na área de outsourcing de impressão e a aquisição da Softway e a Proceda, pela TIVIT são exemplos dessa nova tendência.

O principal objetivo das empresas que buscam a terceirização é a necessidade de dedicação prioritária às suas áreas de atuação. Segundo Simões, o mercado de outsourcing tem amadurecido consideravelmente no Brasil. “Anteriormente as empresa tinham suas áreas de TI totalmente verticalizadas, isto é, toda sua necessidade era provida internamente, principalmente pela preservação da confidencialidade”, comenta.

Ele explica que havia um temor que a concorrência pudesse tomar conhecimento das atividades internas da empresa e de seus produtos. “Esse temor foi arrefecendo na medida em que a tecnologia se desenvolveu e se percebeu que o fator de sucesso das empresas não estava no domínio da tecnologia e sim no aprimoramento de atividade principal”, esclarece o empresário.

Esse é um processo que pode ser realizado In House – em que os serviços são realizados pelo prestador nas dependências da empresa em seus próprios equipamentos ou em equipamentos providos pelo prestador de serviços – ou Off House – nas dependências do prestador de serviços ou em um data center de terceiros. Em ambos os casos a mão de obra poderá ser oferecida pela empresa contratada ou ficar por conta do cliente, definindo se o outsourcing é total ou parcial.

De acordo com estimativas da IDC, negócios na área de outsourcing vão crescer 9,9% ao ano e chegar em 2014 com receita de 30 bilhões de reais. Em 2009, esse o registro era de 19,3 bilhões de reais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira