Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2011 - 09:01

TDec otimiza rede da Melitta

O projeto foi orientado com solução da Riverbed para aperfeiçoar a comunicação com baixo custo.

São Paulo - Pertencente a um grupo independente, de capital próprio, a Melitta do Brasil está entre as marcas mais importantes do setor cafeeiro nacional, com unidades voltadas à produção de diferentes tipos de cafés torrados e bebidas e todos os tipos de papéis e filtros. A companhia, que em 2010 registrou um faturamento de R$ 740 milhões no País, atua com 500 colaboradores distribuídos no escritório central, na capital paulista, e nas três fábricas em operação no mercado brasileiro: em Avaré, interior paulista; em Guaíba, na Grande Porto Alegre, RS; e em Bom Jesus, interior do Rio Grande do Sul. Recentemente, a Melitta do Brasil adotou solução da marca Riverbed para eliminar o gargalo no tráfego de informações entre seus usuários. O projeto foi orientado e executado pela TDec Network Group, garantindo um aumento de 4x na velocidade da rede, com segurança e custo efetivo.

“O mercado de café exige uma gestão apurada dos custos e uma dinâmica de comunicação eficaz. Nossa rede WAN demandava um upgrade, mas precisávamos encontrar uma solução com custo efetivo, ao invés de simplesmente aumentar a banda dos links junto à operadora. Foi então que conhecemos o pessoal da TDec, que nos propôs um teste entre o site de Avaré e o escritório central em São Paulo com o Steelhead Appliance, da Revierbed”, conta Marcio Poletti, CIO (Chief information Officer) da Melitta do Brasil. Segundo ele, a TDec Network Group, instalou os equipamentos nas pontas da rede e a companhia não informou aos seus usuários a mudança ocorrida. “Foi incrível, já no primeiro dia de testes um dos usuários da área de Logística em Avaré entrou em contato com a nossa supervisão em São Paulo para saber se estava acontecendo algum erro na transmissão dos dados, que costumava ser efetuada em seis minutos e aconteceu em apenas dez segundos”, lembra Poletti. “Não deu tempo nem para o cafezinho”, brinca o executivo.

A partir dessa percepção positiva e imediata dos resultados pelos usuários, a companhia decidiu adotar definitivamente a tecnologia em todas as localidades. Em março deste ano, contratou a TDec para a execução dos serviços. “Sugerimos o Steelhead, da Riverbed, porque é uma tecnologia que, efetivamente, aperfeiçoa a comunicação com baixo custo de investimento. Ao invés de usar a largura total da banda disponibilizada pela operadora, ele comprime os dados e diminui o tamanho do pacote, e consequentemente o tempo da transmissão. Além disso, possui a função de cache, ou seja, quando informações similares são transmitidas em sequência, a inteligência do sistema só manda o que é diferente e isso também reduz substancialmente o tempo de transmissão”, explica José Valter Távora de Castro Jr, presidente da integradora especializada em redes IP.

Edilson Bertanha, supervisor de TI da Melitta do Brasil, concorda. “Este é realmente um diferencial da tecnologia Riverbed. A banda é a mesma, mas a inteligência do equipamento cria toda a diferença e, em termos de custos isso é muito vantajoso. Nós saímos de um tráfego de 2 para 12 Mbps e em menos de oito meses teremos o ROI (return over investment) do custo do projeto, incluindo a instalação e o gerenciamento na entrega. Comparamos o quanto gastaríamos mensalmente com o aumento dos Links na operadora e tomamos a decisão”, observa Bertanha.

Os especialistas em TI da Melitta Brasil consideram que o serviço prestado pela TDec Network Group é justamente o que as organizações produtivas necessitam hoje, pois além do ótimo relacionamento entre as equipes, a solução apresentada é plenamente satisfatória. “Nós tínhamos um gargalo: um relatório que demorava um dia inteiro para ser feito é hoje executado em, no máximo, uma hora. Além disso, precisávamos apresentar uma solução para os custos operacionais, tanto o das pessoas paradas, quanto para aumentar a velocidade nos processos de comunicação. Resumindo, o investimento, igualmente ao projeto proposto, foi inteligente em termos de retorno e de simplicidade. Não tivemos downtime, levando apenas um dia para a instalação dos equipamentos e rodar a rede em outra performance. Garanto a você: hoje, se decidirmos retirar os equipamentos da rede, os usuários farão uma revolução interna na empresa” explica Marco Poletti.

A partir de agora, segundo Poletti “estamos monitorando o desempenho dos equipamentos com uma rede que nos dá fôlego para o crescimento dos próximos dois anos. De qualquer maneira, é um investimento que não se perde”, conclui o executivo.

Sobre a TDec Network Group - Integradora de projetos IP e provedora de soluções completas para a infraestrutura tecnológica de redes, a TDec Network Group mantém sua matriz em São Paulo, capital, de onde coordena a maioria de seus projetos no Brasil. A empresa sustenta uma filial em Porto Alegre (RS), exclusiva para atendimento à região Sul do País, e uma subsidiária em Miami, nos Estados Unidos, para suportar a logística de seu projeto de internacionalização e presença nas Américas. A companhia atua com uma equipe altamente capacitada e certificada, hoje com 120 colaboradores diretos atuando nas áreas Administrativo/Financeiro, Marketing & Vendas, Engenharia de Redes, Cabeamento Estruturado, NOC 24×7 e Outsourcing, atendendo organizações de médio e grande portes dos setores Financeiro/Bancos, Indústria (Petróleo e Gás, Celulose, Alimentícia, outras.), Telecomunicações, Governo, Educação e Saúde. Na malha selecionada de parceiros fabricantes de equipamentos e sistemas da TDec estão: Enterasys, Extreme Networks, F5 Networks, HPAxis, Blue Socket, CommScope, Iron Port, Juniper, Avaya, Polycom e Riverbed. Nos últimos anos, a empresa vem obtendo crescimento continuado, tendo registrado em 2010 um crescimento total de 40% nas operações do Brasil e exterior. [www.tdec.com.br ].

Sobre a Melitta - A Melitta é uma multinacional alemã que nasceu em 1908, em Dresden, pelas mãos da senhora Melitta Bentz, criadora do primeiro filtro de papel para coar café. A subsidiária brasileira cresceu 11% em 2010 e faturou R$ 740 milhões, mantendo a posição de 2º maior mercado para o Grupo Melitta, que está presente em 60 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira