Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2011 - 09:01

IBM apresenta soluções inteligentes para bancos no CIAB 2011

Companhia terá 17 demos das principais tendências de mercado em tecnologia: Business Analytics, Cloud Computing, Social Business e Mobilidade

São Paulo– Na 21ª edição do CIAB, que ocorre de 15 a 17 de junho (quarta a sexta-feira),a Expo Center, em São Paulo, a IBM apresentará novas soluções para o setor financeiro baseadas em quatro tendências tecnológicas: Business Analytics Optimization (BAO), Cloud Computing, Mobilidade e Social Business. Elas possibilitam aos bancos e seguradoras lançarem novos produtos e serviços de maneira mais eficiente e rápida, além de proporcionarem redução de custos e de infraestrutura e maior disponibilidade e interação entre funcionários e dos mesmos com os seus clientes.

Por meio dos conceitos de BAO, que viabiliza uma melhor análise e integração das informações, e de Cloud Computing, que permite maior disponibilidade dos sistemas tecnológicos sob demanda, as soluções da IBM visam ajudar as instituições financeiras a entregarem novos serviços e experiências de interação com os seus clientes, de forma personalizada, com maior rapidez e assertividade. “Queremos auxiliar os bancos e seguradoras a compreenderem e conhecerem profundamente seus clientes, a fim de entender melhor suas necessidades e, assim, formatar produtos e novos canais que atendam a essas demandas”, ressalta Fabio Pessoa, vice-presidente de vendas da IBM para as indústrias. Já as tecnologias IBM baseadas em Mobilidade e Social Business oferecem um trabalho mais colaborativo e eficiente, contribuindo para a produtividade dos negócios de forma integrada, segura e dinâmica.

A IBM contará com oito palestrantes na programação do CIAB (veja agenda completa abaixo), com destaque para dois painéis: o primeiro sobre “A inovação da Indústria de TI para os Bancos”, que contará com a participação de Fábio Pessoa, e o segundo sobre “Governança”, do qual fará parte o líder global de Information Agenda para o mercado de bancos e instituições financeiras da IBM, Wayne Wilczynski.

Dentre os conceitos, Mobilidade merece atenção especial, pois pode ser uma das formas de acelerar a inclusão bancária. Atualmente, segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia,existem mais de 50 milhões de pessoas não-bancarizadas no País. O conceito também se aplica aos clientes existentes, que podem se beneficiar com produtos e serviços bancários com tecnologia móvel, como tablets e celulares. “Uma das oportunidades do momento é o Mobile Payment (m-payment) que permite, entre outras coisas, criar contas digitais para pessoas que têm celulares, mas não possuem contas bancárias”, declara Fabio Pessoa.

Outro ponto importante para as instituições financeiras é a capacidade de otimizar e analisar informações. Atualmente, existe uma avalanche de dados sobre comportamento de compras e preferências dos clientes que ainda não são usados por falta de ferramentas de análise. Como isso afeta o mercado pode ser entendido a partir da demo “Computação Cognitiva”, a mesma tecnologia utilizada no supercomputador Watson, lançado no início deste ano. Essa tecnologia permitirá ao cliente, no futuro, perguntar ao computador onde investir seu próprio dinheiro e, este, terá a melhor opção apontada pela máquina em segundos, baseada em análises sobre trilhões de dados e comportamentos do mercado no mundo.

Para demonstrar que o conceito de Cloud Computing já é uma realidade possível nos ambientes de negócio, pela primeira vez no CIAB, a IBM rodará todas as soluções do próprio estande em nuvem, sem a presença de servidores no local. O conceito de Cloud pode ser aplicado tanto para mainframe, storage, como para provisionamento de infraestrutura de TI. No estande IBM destacam-se ainda as soluções conjuntas com os parceiros Clearcube, Fundamo, Leadcomm, Symantec e Wise.

A companhia também mostrará ao setor financeiro que criar um ambiente Social Business é mais que uma tendência, é uma necessidade que nasceu no momento em que as redes sociais se popularizaram. “As empresas precisam monitorar os meios sociais e transformá-los em oportunidades de negócios. Inovação será essencial para garantir participação de mercado no futuro”, declara Fabio Pessoa.

IBM busca voluntários no CIAB - No dia da abertura do CIAB 2011 a IBM realiza o Service Day, uma iniciativa global para celebrar o centenário da empresa. O Service Day tem como objetivo engajar os 400.000 colaboradores da IBM no mundo, funcionários aposentados, familiares, parceiros e clientes em projetos em benefício da comunidade. As ações sociais estão sendo realizadas durante todo o ano, mas terão como marco o dia 15, último do primeiro centenário. Entre elas, a IBM firmou parceria com a BM&FBOVESPA para atuar em projetos que têm como foco a inclusão social de jovens de baixa renda: a Associação Profissionalizante BM&FBOVESPA, com unidades no Rio e São Paulo e o Espaço Esportivo e Cultural BM&FBOVESPA na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.

“Foi dessa forma que a IBM escolheu comemorar seu aniversário de 100 anos, convidando seus colaboradores e outros públicos a doar seu tempo e talento para questões críticas da sociedade. Qualquer pessoa poderá participar, basta ir ao nosso estande. E para quem não estiver no CIAB, pode se inscrever por meio do link http://www.ibm.com/ibm100/us/en/service/”, explica Pessoa. Até o momento, os voluntários cadastrados no site já se comprometeram a doar cerca de 450.000 horas para essa iniciativa. [http://www.ibm.com/br | Twitter: http://twitter.com/ibmbrasil].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira