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14/06/2011 - 09:23

Interbrand apresenta ranking das 25 marcas brasileiras mais valiosas

Líder mundial em consultoria para estratégia e identidade de marcas. Pioneira no desenvolvimento do método de avaliação financeira de marcas, a Interbrand apresenta o Ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2011 com apresentação exclusiva no campos do Insper no dia 09 de julho.

O ranking deste ano apresenta um valor consolidado de quase R$ 92 bilhões. Pela primeira vez, as cinco primeiras marcas colocadas são as mesmas do ano anterior. Itaú, Bradesco, Petrobras, Banco do Brasil e Skol representam quase 75% do valor total das 25 marcas mais valiosas do Brasil. “Essa concentração é um sinal de maturidade destas marcas e dos gestores responsáveis por elas. Sempre fomos um país com muitas empresas valiosas, mas poucas marcas valiosas. Aos poucos, este cenário vem mudando e as marcas brasileiras começam a atingir valores expressivos. Ainda assim lhes faltam consistência, visibilidade, reconhecimento e presença internacional para que possam figurar entre as marcas globais mais importantes, explica Alejandro Pinedo, Diretor Geral da Interbrand no Brasil.

Como nas edições anteriores, a maioria das marcas que a Interbrand acompanhou se valorizou, porém este ano o ranking brasileiro mudou de patamar. Em 2010, a “nota de corte” do ranking foi R$ 87 milhões enquanto neste ano, a vigésima quinta colocada, vale R$ 209 milhões. Esse dado aponta para o crescimento da economia brasileira e o amadurecimento das marcas. O ranking reflete a consolidação de grandes fusões e aquisições ao longo do ano, além do fortalecimento de algumas categorias como, por exemplo, a entrada de novos players do varejo – o setor revelação de grandes empreendedores nacionais e reconhecido pela autenticidade no estilo de gestão ganha evidência este ano.

Mais uma vez os três maiores bancos do país estão entre as cinco marcas mais valiosas do ranking. “O desempenho acima da media durante a crise mundial e o “momento Brasil” formam um contexto muito favorável para que os players fortaleçam sua participação internacional e com isso o mundo possa pensar em um banco global de origem brasileira” afirma Alejandro Pinedo.

Como em 2010, os setores de commodities permanecem impactados fortemente pela crise mundial, porém empresas que apostaram em suas marcas estão demonstrando grande capacidade de resposta e recuperam valor mais facilmente. Um exemplo é a Vale que volta a figurar com força entre as 25.

Para chegar a esses resultados a Interbrand examina as marcas sob a lente do desempenho financeiro, medindo a capacidade de capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras. Para entrar no ranking, as marcas devem atender alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, ser listada em Bolsa de Valores ou publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo (geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunera todo o capital investido na operação) e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.

Outro ponto fundamental para a edição 2011 do ranking é a consolidação da metodologia de determinação da Força da Marca, levando em conta mudanças significativas de mercado nos 10 fatores que influenciam a marca: Autenticidade, Clareza, Comprometimento, Proteção, Capacidade de Resposta, Consistência, Diferenciação, Relevância, Presença, Entendimento. “A escolha destes fatores responde à necessidade de levarmos em conta também componentes relativos às mudanças no ambiente social e econômico, como a cidadania corporativa, foco de um grande estudo quantitativo global elaborado pela Interbrand em parceria com a Hall & Partners” explica Pinedo.

.Ranking Interbrand das Marcas Brasileiras mais Valiosas 2010 (valores em milhões de reais):

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