Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2007 - 12:20

Empresa de agronegócio forma seus próprios profissionais

O motivo é aumento da demanda por equipe especializada em sistemas inteligentes para agribusiness.

A dificuldade de encontrar profissionais formados em tecnologia da informação com conhecimentos amplos de processos agrícolas levou a Próxima, empresa do grupo Datasul, líder no desenvolvimento de softwares para agroindústria, a buscar a saída dentro de casa: investir na formação da sua própria equipe técnica. Hoje, com 115 clientes em todo o Brasil , a empresa conta com cerca de 60 colaboradores entre consultores, desenvolvedores de sistemas, pessoal de integração e suporte, capacitados internamente.

De acordo com Sérgio Parasmo, diretor de marketing e vendas da Próxima, há uma demanda maior por esses profissionais por causa do crescimento da indústria canavieira nos últimos dois anos.

A produção da cana saltou para 420 milhões de toneladas nessa última safra e a expectativa é que nos próximos anos sejam construídas mais usinas.

“A entrada de grupos multinacionais nos negócios está gerando novas frentes de trabalho em todas as áreas, inclusive na de TI”, analisa o executivo.

“Como atuamos em um mercado bastante peculiar, que requer conhecimentos específicos, resolvemos contratar bons agrônomos engenheiros e capacitá-los para trabalhar com nossas tecnologias”, afirma Parasmo.

Além de domínio dos conhecimentos das duas áreas, os profissionais precisam ter outros requisitos, como habilidade para lidar com o público, comunicar-se com os clientes e, principalmente, saber ouvir as suas necessidades. “Estar atento e compreender o que os usuários têm a dizer é fundamental, pois nossas soluções são aperfeiçoadas muitas vezes com as informações fornecidas por eles”, explica o executivo.

O diretor da Próxima ressalta ainda que conhecimento de idiomas estrangeiros passa a ser importante. “Como operamos em países da América Latina, ter domínio do espanhol é fundamental. E conhecimento de inglês também tem se tornado requisito importante para atender unidades controladas pelas multinacionais”, afirma Parasmo.

Os profissionais precisam ficar pelo menos 6 meses em treinamento e depois começam a participar dos projetos sob a supervisão de engenheiros e técnicos mais experientes. Só após um ano de habilitação, os trainees são finalmente liberados para atuar em campo.

Com as perspectivas positivas do mercado, a Próxima prevê incremento nos negócios e aumento da equipe.

Perfil da Próxima - Fornecedora líder de soluções de gestão de negócios na agroindústria, a Próxima, empresa do Grupo Datasul, tem forte atuação no segmento canavieiro tanto no Brasil como em países da América Latina como Peru, México e Colômbia, atendendo clientes corporativos. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a empresa desenvolve soluções cada vez mais completas e aderentes às necessidades da produção e do processamento de cana-de-açúcar, citros e grãos, compatíveis com os principais sistemas ERP do mercado. Além da Datasul, estão entre seus parceiros tecnológicos, a Oracle e a IBM.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira