Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2011 - 09:48

O ativista da estratégia


Ativistas da estratégia são militantes no papel de transformar a estratégia em processo contínuo e em competência essencial nas organizações. Neste livro, lançado pela editora Campus/Elsevier, os autores André Coutinho e Saulo Bonassi mostram não só o que pensam, mas a forma como “operam” os profissionais de estratégia. O livro explica como as organizações têm estruturado suas áreas de planejamento e gestão estratégica, com que papéis e responsabilidades e como integrar as diferentes “faces do ativista” diante da adversidade de contextos e ambientes em que as organizações estão inseridas.

Assim como todos nós na vida, o arquétipo do Ativista da Estratégia é composto de diferentes papéis. O do Ativista traz em si uma série de papéis, que os autores chamam ao longo do livro de faces do Ativista da Estratégia. Mais do que a tarefa de um único profissional, é através da integração de distintos papéis que a estratégia é formulada e executada nas organizações. Ao longo do livro os autores tentam mostrar, através dessas faces, a forma como agem esses profissionais em organizações privadas, governamentais e ONGs. A obra mostra que os Ativistas emergem em diversos níveis da organização, tais como o presidente, diretores, gerentes, analistas, entre outros; em diversas áreas (planejamento, marketing, finanças); em diferentes configurações (unidade, escritório, comitê, área, departamento ou núcleo de estratégia).

“Ativistas da estratégia, militantes no papel de transformar a estratégia em processo contínuo e em competência essencial nas organizações. Ativismo normalmente é sinônimo de manifestação, mas o sentido proposto aqui é de um trabalho intenso que envolve criação, articulação, mobilização, facilitação, análise e educação. O Ativista da Estratégia passou a ser aquele que reúne a combinação de atribuições, competências, habilidades e atitudes do que seria um profissional completo”, afiram os autores.

Este livro se propõe a navegar pelo fascínio de uma atividade essencialmente complexa, sistêmica, transversal e transdisciplinar que por muito tempo foi menosprezada nas organizações e por seus vieses funcionais, hierárquicos e operacionais. O livro retrata a história de profissionais que, ao exercerem diferentes papéis na estratégia, tornaram-se verdadeiros agentes de transformação das organizações.

André Coutinho é designer de inovação e novos negócios pela Symnetics. Nos últimos 14 anos, vem trabalhando com mais de 60 organizações privadas e públicas no Brasil, América do Sul e África em jornadas de estratégia e inovação. Desde 2005, atua no desenvolvimento e aplicação de “next practices” (próximas práticas) de gestão nas organizações ao lado de nomes como Venkat Ramaswamy, Francis Gouillart e Robert Kaplan. Professor de Empreendedorismo, Inovação e Business Design pela Business School São Paulo (BSP), é coautor de Gestão da estratégia (Campus/Elsevier) e de diversos artigos para revistas e jornais internacionais, tais como Harvard Business Review.

Saulo Bonassi atua como professor, consultor e palestrante dos temas de Estratégia e Gestão há mais de 10 anos, tendo coordenado projetos nos mais diversos setores, em empresas como: Petrobras, Gerdau, Vale, Grupo Ultra, Votorantim, Tarpon Investimentos, Arezzo, Cremer, Odontoprev, entre outras. Colaborador do livro Gestão da estratégia (Campus/Elsevier). Lançou e coordenou a Comunidade Brasileira de Gestão da Estratégia (CGE) entre 2007 e 2010. Foi sócio-diretor da consultoria Symnetics. Diretor e professor do MBA em Estratégia BSP (Business School São Paulo), professor convidado da FEA/USP.

.[Editora Campus- Elsevier | Categoria: Profissional Negócios – Estratégia | Formato: 16x23 cm | 224 Páginas | Preço: R$ 59,90].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira