Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2011 - 09:48

Do Ponto de Vista de Relações Públicas


A Sicurezza Editora e a Livraria Cultura promovem, em São Paulo, no dia 15 de junho, quarta-feira, das 19h00 às 21h30, a noite de autógrafos do livro Do Ponto de Vista de Relações Públicas - razões muito mais fortes para você atuar no ambiente da comunicação.

São Paulo - Escrito por Flávio Schmidt, o livro analisa, sob o ponto de vista de Relações Públicas, os principais acontecimentos e situações reais que marcaram o desenvolvimento das últimas duas décadas, consideradas as mais agitadas de todos os tempos.

Ele traz uma visão do mercado, da atividade de relações públicas e o contexto da área de comunicação nesses anos efervescentes que impactaram a história do mundo, do Brasil, da comunicação e das relações públicas, diz Schmidt.

O livro está dividido em três grandes partes: a década de 90 com o processo de globalização, a década de 2000 com a virada e o bug do milênio e o final da década, após 2005 com a mudança de paradigma da comunicação com o surgimento e crescimento das redes sociais e a comunicação digital.

Cada parte está dividida em capítulos, que abordam os principais acontecimentos como o início da globalização do planeta e a internacionalização dos mercados, a globalização da comunicação, as mudanças econômicas, políticas, as eleições no Brasil na era Lula, o ataque terrorista às Torres Gêmeas e o revide dos EUA no Afeganistão e Iraque. Como também os movimentos de responsabilidade social e sustentabilidade, as crises mundiais financeira e econômica e a gripe suína até a era da mudança do paradigma da comunicação, com a comunicação digital.

O autor faz uma minuciosa análise desse período rico em acontecimentos, experiência e evolução do mundo e enriquecedor da população, das pessoas e dos profissionais de comunicação.

Schmidt conclui afirmando que: "ainda que exista muito mais por vir, nesses próximos anos, nada é mais como era antes, nem mesmo as Relações Públicas".

Autor-Flávio Schmidt é graduado em Relações Públicas com especialização em Administração de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico com extensão em Análise Estratégica de Riscos Corporativos em conformidade com a ISO 31000, a ISO da comunicação de crise, realizado pela Brasiliano & Associados e certificado pela Faculdade de Administração de São Paulo - FAPI.

Foi professor universitário por 10 anos nas áreas de Relações Públicas, Comunicação Dirigida e Marketing Institucional. Professor Honoris Causa pelo Instituto Superior de Relaciones Publicas de la ciudad de La Plata (Argentina), ganhador do Prêmio Opinião Pública em 1987 e 2007 e Destaque Profissional, em 2006, pelo Conrerp 2ª Região.

Atua há mais de 25 anos na área de Relações Públicas desenvolvendo pesquisa, diagnóstico e planejamento estratégico de comunicação. É especializado nas áreas de comunicação interna, prevenção e administração de riscos e crises corporativas, pesquisa de imagem e relações governamentais. Realiza treinamento de Comunicação para empresários, executivos e profissionais em gestão da comunicação, comunicação interna, prevenção e administração de crises e ministra workshops com simulação de gerenciamento de crises.

É diretor da PróImagem Consultoria de Relações Públicas e criador e coordenador do site www.universorp.net.

Perfil da Sicurezza Editora - Fundada em 1997, a Sicurezza Editora e distribuidora tem como missão e objetivo publicar livros profissionais e universitários nas áreas de gestão de riscos corporativos, na esfera privada e pública, segurança empresarial, sistemas de segurança, auditoria e prevenção.

Com a criação da ISO 31000, que prevê a aplicação da comunicação e consulta, a Sicurezza editora volta-se para a área de comunicação de crises, em que já editou o primeiro livro da série "A importância da Comunicação de Risco para as Organizações".

A Sicurezza Editora tem como missão disseminar informações relativas a conceitos, técnicas e métodos, por meio de suas publicações, que contribuam para a segurança, a proteção e o fortalecimento das corporações e as protejam dos riscos corporativos inerentes ao seus negócios.

As obras da Sicurezza Editora estão estruturadas em duas coleções: de Gestão de Riscos e Segurança Operacional. As coleções contém obras nas áreas de Cenários Prospectivos, Consultoria e Gestão, Gestão de Riscos, Segurança da Informação, Segurança Empresarial, Pessoal e Pública, Crimes Eletrônicos e Digitais.

Perfil do segmento - No mercado atual, os riscos permeiam todos os níveis das atividades do negócio e, se não forem gerenciados adequadamente, poderão resultar em perdas financeiras, deterioração da imagem e reputação da empresa. A Gestão de Riscos tem se tornado um assunto de extrema importância no meio empresarial, uma vez que a conscientização da necessidade de administração dos riscos potenciais é, hoje, uma questão de competitividade e sobrevivência.

Nesse sentido, a Gestão de Riscos e Relações Públicas estão intrinsecamente associadas no que se refere às modernas técnicas de proteção corporativa. As duas áreas trabalham alinhadas em processos técnicos e de comunicação para identificar, conhecer, controlar e informar sobre os riscos corporativos que uma empresa está exposta.

Elas formam um importantíssimo conjunto de medidas de gestão de riscos e ações de comunicação para colocar a empresa num processo de segurança e proteção de sua imagem corporativa. Para ser eficaz, a gestão de riscos deve fazer parte da cultura da organização e estar inserida em sua filosofia, nas práticas e nos processos de negócio.

Por essa razão, Relações Públicas passa a ser vital para que a área seja adequadamente incluída no processo e na cultura organizacional e permeie todos os níveis hierárquicos dentro da empresa e envolva e engaje seus funcionários para alcançarem os objetivos da política de gestão de riscos corporativos.

Em síntese, o processo de Gestão de Riscos está envolvido diretamente com a comunicação de riscos, especialmente para criar as condições adequadas e necessárias para a implantação de suas políticas de proteção. Isso ocorre a partir da informação e conscientização dos públicos envolvidos, particularmente dos funcionários que são os agentes perceptores e controladores dos riscos corporativos.

Por todas essas razões, a Sicurezza Editora resolveu apoiar a iniciativa de Flávio Schmidt e editar o seu livro do Ponto de Vista de Relações Públicas, que será o primeiro de uma série de livros sobre o tema associado à gestão e comunicação de riscos, diz Enza Cirelli, diretora da Sicurezza.

.[Lançamento dia 15 de junho (quarta-feira), às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Market Place - Morumbi | Av. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo – SP | (11) 3474.4033] .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira