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14/06/2011 - 10:14

Parceria entre Light e Prefeitura do Rio inclui cerca de 400 mil famílias no Cadastro Único para obtenção do benefício da Tarifa Social de Energia Elé

Com a inscrição na Tarifa Social os clientes poderão ter os benefícios do Programa de Eficiência Energética da companhia.

O presidente da Light, Jerson Kelman, e o secretário de Assistência Social do Município do Rio de Janeiro, Rodrigo Bethlem, assinaram no dia 13 de junho (segunda-feira), um convênio para a inscrição de famílias no Cadastro Único. É a partir desta inscrição que o cidadão obtém o NIS (Número de Inscrição Social), que permite o acesso ao benefício da Tarifa Social.

Com a parceria, a meta da companhia de energia é conceder a Tarifa Social para 408 mil famílias até o final deste ano, que poderão, inclusive, participar do Programa Comunidade Eficiente da Light implantado, principalmente, nas áreas pacificadas pelo governo. O Programa tem ações como a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e geladeiras por modelos mais novos e econômicos, além da conscientização sobre o uso eficiente da energia que ajuda a combater o desperdício.

O convênio entre a Light e a Prefeitura possibilitará a ampliação do Cadastro Único, instrumento criado pelo Governo Federal que visa identificar famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.

De acordo com a lei 12.212/10, aprovada pelo Congresso Nacional e que foi regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, por meio da Resolução nº 407/2010 e atualizada pela Resolução nº 414/10, os clientes perderão o benefício da Tarifa Social se não estiverem inscritos no NIS.

“Essa parceria da Light com a Prefeitura é mais um passo no sentido de fazer com que a conta de luz caiba no bolso do consumidor. As famílias cadastradas terão direito a uma Tarifa Social e aos benefícios do Programa de Eficiência Energética da Light. Ambas as medidas diminuem a conta do consumidor”, ressaltou o presidente da Light, Jerson Kelman.

Para o Secretário de Assistência Social do Município do Rio, Rodrigo Bethlem, a assinatura do convênio entre a Light e a Prefeitura é mais uma demonstração do espírito de parceria que toma conta do Rio de Janeiro. “É uma parceria importantíssima, do tipo ganha-ganha. Com isso, ganha o consumidor de baixa renda por causa da Tarifa Social e por estar dentro da legalidade; ganha a Light por ter um consumidor regularizado e ganha a Prefeitura em complementar o Cadastro Único e garantir maior eficácia no desenvolvimento das políticas sociais”, afirmou Rodrigo Bethlem.

Durante a assinatura do convênio, o secretário Bethlem anunciou a contratação de mais 300 funcionários que se dedicarão ao trabalho do Cadasto Único, além dos que já atuam nos 44 Centros de Referência da Assistência Social.

O consumidor que não possui o Número de Inscrição Social deve procurar a Prefeitura de sua cidade. Para obter mais informações, basta acessar o site do Ministério do Desenvolvimento Social, pelo endereço [www.mds.gov.br]. Já o cliente que tem o NIS deve procurar um dos canais de atendimento da Light e solicitar o benefício da Tarifa Social. [www.light.com.br].

Cliente com NIS-Procurar os canais de atendimento da Light: Agência Virtual por e-mail ou Clique-Light [www.light.com.br]; Disque-Light Comercial 24h [0800 282 0120]; Agências Comerciais.

Cliente sem NIS-Procurar Prefeitura de sua cidade e depois, já com o NIS, entrar em contato com a Light por meio dos canais de atendimento da Light: Agência Virtual por e-mail ou Clique-Light [www.light.com.br]; Disque-Light Comercial 24h (0800 282 0120); Agências Comerciais.

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