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14/06/2011 - 10:39

GOL registra crescimento de 12,7% na demanda total e taxa de ocupação de 62,9% em maio/2011

Taxa de ocupação total apresenta crescimento de +5,0 p.p na comparação anual. Desempenho em linha com a estratégia da Companhia em maximizar a produtividade de suas aeronaves.

São Paulo– A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BM&FBovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), (S&P/Fitch: BB-/BB-, Moody`s: Ba3), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia que registrou aumento na demanda internacional em 16,7%, e aumento de 12,3% na demanda doméstica.

Demanda-O mercado doméstico apresentou crescimento de 12,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente devido ao gerenciamento dinâmico de tarifas da Companhia. Isso permitiu o estímulo do tráfego aéreo doméstico durante um mês tipicamente de baixa sazonalidade, além da expansão da malha aérea nacional (Montes Claros), e reflexo do tráfego gerado pelos acordos comerciais assinados pela Companhia após o mesmo período do ano anterior com parceiras regionais, ampliando assim a capilaridade regional de sua malha. Por outro lado, o yield médio de maio apresentou uma queda de aproximadamente 12,0% em relação ao mesmo período do ano anterior, parcialmente compensado pelo crescimento de 4,4 pontos percentuais na taxa de ocupação média das aeronaves. Em relação ao mês de abril/2011, houve queda de 8,1% devido a ocorrência dos feriados nacionais de Tiradentes e a celebração de Páscoa naquele mês, cenário que provocou o estímulo do tráfego de passageiros voando a lazer dentro do território nacional.

No mercado internacional houve aumento de 16,7% em comparação ao mesmo período do ano passado, principalmente em função do motivo descrito acima, além de: (i) abertura de novos destinos internacionais entre os períodos (Bridgetown/Barbados e Aeroparque/Buenos Aires); (ii) operações em parceria com agências de viagem para venda de blocos de assentos nas aeronaves, com o objetivo de aumentar a participação de passageiros que viajam a lazer, estimulando também maior demanda da nova classe média; (iii) assinatura de novos acordos de code-share (Qatar Airlines), representando um canal adicional de vendas para a GOL e alimentando sua malha de voos; e (iv) valorização do Real perante a moeda americana em 11,0%, situação que favorece a expansão do turismo internacional. Em relação ao mês anterior, houve queda de 5,8% devido ao motivo mencionado acima que afetou a demanda doméstica na comparação com o mês anterior.

Oferta- A oferta apresentou alta de 3,8% na comparação com o ano anterior, em função da estratégia de adição responsável de oferta no mercado adotada pela Companhia diante o cenário atual do setor aéreo mundial. Desta maneira, a GOL continua alinhada a sua estratégia de aumentar a oferta através da maior produtividade de suas aeronaves por meio de: (i) aumento da taxa de ocupação das aeronaves; (ii) devolução de duas aeronaves do modelo B767, e redução de operações de fretamentos realizados por este modelo de aeronave (aeronaves com maior consumo de combustível); e (iii) avaliação da viabilidade financeira de todas as rotas operadas pela Companhia (descontinuidade da operação para Bogotá na Colômbia). Em relação ao mês de março, houve aumento de 4,4% em função do maior número dias operados pela Companhia (31 em maio e 30 em abril). Pela média diária de oferta a variação seria apenas de 1,0%.

Taxa de Ocupação e Yield- No período, a GOL apresentou uma taxa de ocupação no sistema total de 62,9% (aumento de 5,0 pontos percentuais na comparação ano-a-ano, e queda de 8,4 pontos percentuais na comparação com o mês anterior). Embora o yield de maio ainda tenha ficado próximo aos R$ 19,00 centavos, a partir da segunda quinzena do mês, o mercado proporcionou a oportunidade para um processo de recuperação deste indicador.

(1)Assento-quilômetro oferecido (available seat kilometers ou “ASK”) é a soma dos produtos obtidos ao se multiplicar o número de assentos disponíveis em cada etapa de voo pela distancia da etapa média de voo.| (2) Passageiro-quilômetro transportado (revenue passenger kilometers ou “RPK”) é a soma dos produtos obtidos ao se multiplicar o número de passageiros pagantes em uma etapa de voo pela distancia da etapa média de voo.| (3) Taxa de ocupação (“load factor”) é a capacidade efetivamente utilizada de assentos da aeronave, calculada dividindo-se o número de passageiros-quilômetro transportados pelo número de assentos-quilômetro oferecidos.

Perfil-A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BM&FBovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, oferece cerca de 900 voos diários para 59 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 13 mercados internacionais na América do Sul e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de tecnologia de última geração, a Companhia – com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VoeFácil – oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado. [www.voegol.com.br/ri].

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