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14/06/2011 - 10:39

VICTREX ® PEEK ™ reduz o peso e aumenta a vida-útil de peças aeroespaciais

Os requisitos obrigatórios para os polímeros aeroespaciais são: redução do peso para reduzir os custos com combustível, resistência mecânica, excelente estabilidade dimensional e capacidade de atender às especificações padrão de emissões de fogo, fumaça e toxicidade da indústria. O polímero de alto desempenho VICTREX ® PEEK ™ é cada vez mais o material escolhido para atender estas e outras exigências, especialmente em oportunidades para substituição de metal nas múltiplas plataformas das aeronaves. Essas características são combinadas com grande flexibilidade de processamento oferecendo maior eficiência e consolidação de peças na redução de custos. Além de resistência à temperatura alta e excelente desempenho em caso de fogo, o VICTREX PEEK atende a outro requisito fundamental dos polímeros aeroespaciais - a capacidade de manter suas propriedades enquanto suporta ambientes químicos extremos, incluindo os combustíveis para aviação e fluidos hidráulicos.

VICTREX PEEK tem resistência excepcional a grande variedade de ácidos, bases e hidrocarbonetos permitindo longa vida-útil às peças. Testes demonstraram que a imersão de compostos de VICTREX PEEK em 70°C fluido hidráulico Skydrol* durante 1.000 horas levou a uma mudança de menos de 10% nas propriedades. Estes testes têm background de mais de 20 anos de atuação comprovada em ambos aviões comerciais e militares, onde o polímero VICTREX PEEK é especificado para peças de sistema hidráulico e combustível.

Amphenol PCD, uma divisão da Amphenol Corporation - uma das maiores fabricantes mundiais de produtos de interconexão - realizou testes para provar que abraçadeiras tipo P de polímero VICTREX PEEK com carga de fibra de vidro injetado não são afetados negativamente após terem sido submersos no combustível de aviação Jet A por doze meses à temperatura ambiente. Jocelyn Belanger, Engenheiro Sênior de Projeto da Amphenol, declarou: "Os resultados mostraram que não houve sinais visuais de enfraquecimento, inchaço ou perda de aderência na bucha de fluoro silicone em nenhuma das amostras submersas removidas do combustível de aviação. Cada amostra exposta ao combustível passou tanto aderência quanto na retenção da bucha" A força máxima de cada amostra da abraçadeira em P após a submersão no combustível de aviação foi maior que a carga do projeto final de 556N (125lbf), apresentando carga média final 28 % superior à carga de projeto. "A capacidade do polímero VICTREX PEEK em manter suas propriedades após a exposição ao combustível de aviação confirmou que o polímero tem a força e resistência química necessária para o ambiente do tanque de combustível, onde as abraçadeiras tipo P são usadas para armazenar feixes de cabos e mangueiras de combustível e hidráulicas, disse Belanger.

Devido ao seu perfil de propriedades de alto desempenho, incluindo excelente resistência química e baixo peso específico, os polímeros VICTREX PEEK estão substituindo metais, compósitos termofixos tradicionais e outros plásticos em um número cada vez maior de aplicações aeroespaciais. Eles fornecem a flexibilidade necessária aos projetos para que os engenheiros desenvolvam peças e montagens para a próxima geração de aviões comerciais, aviões militares e veículos espaciais avançados. A garantia da estabilidade de fornecimento global do VICTREX PEEK fornece um alto nível de conforto para os engenheiros que procuram especificar polímeros de alto desempenho em diversas aplicações aeroespaciais críticas. *Skydrol é marca registrada da Solutia Inc.

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