Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2011 - 10:39

Harmonização de cervejas especiais com pratos típicos brasileiros

Duas das melhores coisas da vida são comer bem e viajar. Uma refeição de qualidade, porém, não depende só do prato, mas também do ambiente e da bebida degustada, o que pode variar de acordo com as preferências de cada um.

Antes, muito se falava sobre harmonizações de comidas com vinho, pois este já era um universo com o qual o brasileiro se identificara há tempos. Mas os hábitos dos brasileiros tem passado por uma transição. Isso acarretou na chegada de novos produtos no mercado, como as cervejas especiais. Harmonizar com cerveja, contudo, é um tanto mais sutil do que a harmonização com o vinho. Isso porque os tons na cerveja são mais perceptíveis do que no vinho, até para os mais leigos.

Cervejas especiais são as artesanais produzidas apenas com cereais maltados e sem a adição de agentes químicos. A preocupação com a qualidade já vem de tempos. Em 1.516 foi decretada por Guilherme IV, duque da Baviera, a lei Reinheitsgebot, ou Lei de Pureza da Cerveja, que garantia que as bebidas passariam a ser fabricadas apenas com cevada, lúpulo e água.

No decorrer do tempo, a cerveja ganhou espaço semelhante ao do vinho no mercado. Podem ser encontrados produtos de diversos países, incluindo, claro, de dois dos maiores produtores e consumidores, os belgas e alemães, mas trazendo novidades de regiões antes com produções inexpressivas, como é o caso de muitas cervejarias brasileiras que tem se sobressaído. Os produtos brasileiros já atingem um patamar de qualidade semelhante ao de muitos rótulos importados.

A qualidade da culinária brasileira não fica para traz e misturando cervejas de outros países e brasileiras com iguarias e pratos típicos de nossa região, podemos ter combinações bem interessantes:

Um prato típico, a feijoada, combina perfeitamente com a cerveja de café Colorado Demoiselle (foto). Isso porque pratos fortes pedem cervejas encorpadas, é o que chamamos de harmonização por proximidade.

O delicioso brigadeiro, outro grande e tradicional exemplo da culinária nacional, casa com a cerveja Kriek Boon, porque alem de frisante a bebida é também frutada, contém cerejas. É o que chamamos de harmonização por contraste.

O sabor do churrasco se acentua com a cerveja Bamberg Rauchbier, porque o sabor defumado da bebida combina com o defumado do churrasco. É também um exemplo de harmonização por proximidade.

A paçoquinha, doce tradicional e muito consumido em festas juninas, festa também típica brasileira, fica excelente se ingerido com a cerveja Colorado Indica, porque se trata de uma bebida bastante encorpada e com tons de rapadura.

E para finalizar, o camarão na moranga, que harmoniza com Schofferhofer Heffe, porque é uma cerveja também encorpada na medida certa para esse prato. A harmonização, no caso, também é por proximidade.

.Por: Rodolfo Alves- Sócio da rede Mr. Beer Cervejas. | Perfil da Mr. Beer Cervejas- Em meados de 2004, durante um happy hour, três jovens com espírito empreendedor discutiram as vantagens em transformar momento de lazer em lucro. Foi ai que “viver de cerveja” virou coisa séria e, em julho de 2008, o Mr. Beer Cervejas foi ganhando formato. Um ano depois, em julho de 2009, surgiu o primeiro quiosque da marca no Shopping Ibirapuera. Hoje são 18 unidades- sendo 17 quiosques e 1 loja de rua- onde podem ser encontrados mais de 100 rótulos de diversos países. Encontre também no Mr. Beer Cervejas com exclusividade as cervejas francesas Pietra e a Colomba.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira