Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2007 - 12:25

Software Livre: Uma lição de trabalho colaborativo

Em uma sociedade em que muito se cobra o trabalho em equipe, são imprescindíveis a colaboração entre os participantes e o trabalho colaborativo. Porém, encontramos somente alguns exemplos deste tipo de trabalho organizado e mantido pelas empresas para o desenvolvimento de produtos e serviços. Mas o que é o trabalho colaborativo?

A principal característica do trabalho colaborativo é que várias pessoas desenvolvem o mesmo produto, só que cada uma faz uma parte e essas partes são dependentes umas das outras para pleno funcionamento do produto final.

Encontramos várias empresas que trabalham 24 horas por dia, sendo que uma parte da equipe localiza-se em um lado do mundo, trabalhando enquanto lá é dia e revezando-se com a outra parte do time, que continua o desenvolvimento do projeto do outro lado do mundo, completando-se desta forma as 24 horas ininterruptas de trabalho em um dia. Cada equipe completa o que estava sendo desenvolvido pela outra, caracterizando assim o trabalho colaborativo.

É importante salientar as dificuldades que o trabalho colaborativo traz. É preciso ter um ambiente adequado, que permita a interação entre colaboradores; a coordenação dos trabalhos tem que ser precisa para estabelecer um correto sincronismo das tarefas; a rede de comunicação tem que ser projetada de forma adequada, etc. No mundo empresarial, o trabalho colaborativo funciona, pois todo o ambiente, os controles e os propósitos são mantidos e definidos pelas empresas. Fora do ambiente corporativo, porém, são raros os exemplos de projetos colaborativos.

O Software Livre, na sua própria concepção, utiliza-se do trabalho colaborativo como forma de desenvolver e manter os seus projetos. A maioria dos projetos é desenvolvida e mantida por comunidades de desenvolvedores espalhadas em vários países do mundo. Podemos destacar alguns projetos:

Projeto Debian (www.debian.org) - O Debian é um sistema operacional (SO) livre. Um sistema operacional é um conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. O Debian usa o kernel (núcleo de um sistema operacional) Linux, mas a maior parte das ferramentas do SO vêm do projeto GNU; daí o nome GNU/Linux. O Debian GNU/Linux é mais que um simples SO: ele vem com mais de 18.733 pacotes contendo softwares pré-compilados e distribuídos em um bom formato, o que torna fácil a instalação desses softwares em qualquer microcomputador.

Projeto OpenOffice (www.openoffice.org) – O OpenOffice é um projeto mundial open-source para a criação de uma suíte de escritório contendo editor de textos, planilha eletrônica, etc.

Outro caso interessante, são os wikis ou sites colaborativos da Internet que podem ser editados diretamente por qualquer pessoa que tenha acesso à Internet. Um dos mais conhecidos é a Wikipédia (pt.wikipedia.org) - uma enciclopédia multilíngüe on-line livre e colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo do Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL).

É importante lembrar que todos os esforços e trabalhos colaborativos realizados nos projetos de Softwares Livres não são remunerados e são realizados voluntariamente pelos colaboradores.

. Por: Marcelo Tsuguio Okano é Mestre em Administração, coordenador dos cursos de tecnologia de banco de dados e redes de computadores da Faculdade Módulo, professor de pós-graduação em redes da FIAP e consultor de TI para a área de servidores. Trabalha desde 2000 com projetos de virtualização para servidores Unix e Linux, participou de vários projetos de consolidação de servidores na IBM. Possui várias certificações como IBM-AIX, Linux, LPI, dentre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira