Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2011 - 08:49

Resource revela comparativo de desempenho do Internet Banking de cinco grandes bancos brasileiros

SiteSeeing mede qualidade de Internet Banking do ponto de vista do usuário.

São Paulo - A Resource IT Solutions, integradora brasileira de soluções de TI, participa do CIAB – Congresso Internacional de Automação Bancária, que ocorre esta semana entre 15 e 17 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e apresenta sua solução capaz de medir qualidade de serviço e tempo de resposta de aplicações online, como Internet Banking, do ponto de vista do usuário.

Trata-se de uma plataforma de gerenciamento de nível de serviço chamado SiteSeeing. Ela é capaz de simular o comportamento do usuário final da aplicação e registrando sua percepção em relação à qualidade dos serviços prestados, através da exposição em uma console web.

A solução atua como um correntista operando no Internet Banking. Desta forma, consegue simular qualquer tipo de transação no site, como login, consulta de extrato, pagamento de boleto, aplicações ou resgates. Caso seja encontrado algum problema, o SiteSeeing envia alertas em tempo real via e-mail, SMS ou através de contato telefônico a partir do NOC - Network Operation Center, que opera ininterruptamente. O acionamento é escalonável em ate 3 níveis de criticidade, além de disponível e indisponível.

“O software acusa qualquer indisponibilidade, erros e falhas nas aplicações online, em tempo real. No caso do Internet Banking, qualquer lentidão na exibição das informações financeiras traz insegurança e até desconfiança em relação ao serviço prestado pelo banco. O SiteSeeing permite que se conheça a percepção do correntista sobre a performance dos serviços online, agindo preventivamente”, comenta Gilmar Batistela, presidente da Resource.

O SiteSeeing pode medir a qualidade dos serviços de internet banking, aplicações mainframe, transações de cartões de crédito, transações financeiras, ISO 8583, mensageria, e-mail, transações de URA, sistemas de CRM e ERP, benchmark de negócios, sistemas proprietários, entre outros.

A tecnologia, que monitora os níveis de serviço estabelecidos (SLAs), já foi adotada por grandes empresas e bancos brasileiros.

O SiteSeeing é comercializado como serviço, dispensando a compra de licenças, equipamentos ou grandes investimentos por parte dos bancos. O serviço não é intrusivo, pois não há necessidade de interferência na infraestrutura da empresa usuária. Os dados analíticos podem ser exportados para planilhas Excel e vários outros formatos de visualização pelos gestores de TI.

Comparativo de desempenho do Internet Banking de cinco grandes bancos brasileiros: Para exemplificar o tipo de informações que o SiteSeeing pode fornecer, o agente mediu a qualidade do serviço de Internet Banking de cinco grandes bancos brasileiros, sendo três privados e dois públicos. A aferição aconteceu durante um período de 13 dias, entre 01 a 13 de junho, em um cenário real. Os nomes dos bancos foram omitidos por motivos óbvios.

Foram avaliadas as seguintes funcionalidades dos 05 bancos: home page, login, menu de serviços, saldo, extrato, agendamento de boleto e logout.

A captura dos dados no acesso ao Internet Banking ocorre a cada 01 hora sem interrupções, e a unidade de medidas utilizada é milesegundos. O resultado da coleta pode ser exposto em gráficos ou relatórios, acessados via web.

Observe a seguir as constatações do SiteSeeing e alguns tipos de tabela e os gráficos gerados:

1 – O Banco Privado 1 é o mais rápido quando se trata da Home Page na média das aferições dos 13 dias;

2 – No acesso a funcionalidade de Extratos, o Banco Público 2 é o mais rápido;

3- Comparativo de Disponibilidade (SLA):

O gráfico abaixo mostra que o Banco Público 1 é o mais disponível do país atingindo mais de 90% de disponibilidade no período avaliado.

4- Variações do tempo de resposta

O gráfico abaixo exibe colunas que retratam o tempo médio, mínimo e máximo de resposta de um determinado serviço —quanto maior a barra, maior a oscilação de tempo.

No caso de grandes oscilações, o usuário tem uma percepção ruim do serviço pois existem grandes variações do retorno do serviço.

Soluções e serviços para meios eletrônicos de pagamentos - A Resource apresentará ainda suas soluções e serviços para meios eletrônicos de pagamentos. De acordo com Gilmar Batistela, presidente da Resource, a empresa já se tornou referência no mercado nesse segmento. Além de contar com a maior e mais especializada equipe em diversos aplicativos para gestão de operações de cartões como Vision Plus, Card PAC, B2K, Card 24, Pampa entre outros, desenvolveu uma história de sucesso em fusões bancárias. Nos últimos dez anos, já participou de muitos processos de integração e migração de grandes bases de cartões, seja de bancos ou processadoras. “Com as fusões interbancárias e a consolidação das carteiras de cartões de bancos e processadoras, a especialização da Resource e sua oferta completa estão mais valorizadas que nunca”, comenta Gilmar Batistela.

Sua oferta inclui desenvolvedores e arquitetos de software com conhecimentos na vertical finanças, consultoria na definição de plataforma, integração e migração de carteira de clientes. Contempla ainda planejamento e gerenciamento do projeto de integração, desenvolvimento de novas funcionalidades para a plataforma adotada, treinamento, conciliação das duas plataformas durante a transição (contábil, cadastral, históricos e movimentos), integração dos processos de negócio e integração das áreas operacionais.

Perfil da Resource - Fundada por Gilmar Batistela, atua no mercado de TI desde 1991 e está posicionada entre as cinco maiores empresas de Outsourcing em desenvolvimento de software e entre os principais integradores de TI do país. Sediada em São Paulo e com filiais em Alphaville (Barueri -SP), Americana(SP), Campinas (SP), Belo Horizonte(MG), Itajai (SC) e Miami (EUA), conta com 2,5 mil colaboradores e cresceu 70% em 2010. Já para 2011, a previsão é faturar R$ 300 milhões. Oferece serviços de Consultoria, Outsourcing, Fábrica de Software e Alocação de Profissionais para Business Intelligence, Oracle Service Line, Resource SiteSeeing, Resource Card Solutions, Storage Management, SOA, Quality Assurance, Contact Center, Soluções de Infraestrutura, Studio Digital e SAP Soluções e Serviços. Mais informações em www.resource.com.br / Twitter: @resourceit_ / Facebook: resourceitsolutions /Youtube: resourceitsolutions

. 21º Ciab FEBRABAN - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, de 15 a 17 de Junho de 2011, no Transamérica Expo Center – SP, na Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro – São Paulo – SP | Estande da Resource: Rua C 17.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira