Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2011 - 09:32

Brasil pode integrar rede europeia de negócios

Possibilidade foi levantada por representante da União Europeia durante uma das plenárias do evento de encerramento do PAIIPME, maior projeto de cooperação da UE com países da América Latina.

O Brasil pode passar a integrar a Enterprise Europe Network, rede que atualmente conecta 600 parceiros de 49 países do mundo. O convite foi feito durante o Seminário “Internacionalização de PME Brasileiras: uma visão de futuro”, pelo diretor geral adjunto de Empresas e Indústria de União Europeia e Enviado Especial para Pequenas e Médias Empresas (PME), Daniel Calleja Crespo.

O evento marcou o encerramento do maior projeto de cooperação da União Europeia na América Latina: o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de PME Brasileiras (PAIIPME). Além de acompanharem um balanço do projeto, os convidados participaram de plenárias entre membros do Governo brasileiro e da UE com o objetivo de encontrar novas oportunidades de parceria, que garantam a sustentabilidade das ações iniciadas por intermédio do PAIIPME.

Durante o primeiro Painel, que teve como tema “Políticas Públicas do Brasil e da União Europeia para PME”, Crespo fez questão de ressaltar a intenção da União Europeia em incrementar a cooperação com o Brasil. “Existe interesse mútuo de avançar para uma segunda fase, mais estruturada, em que grupos de empresas de pequeno e médio porte do Brasil e da União Europeia possam interagir, formando parcerias e consórcios, como joint ventures”, afirmou.

Ele observou que atualmente, são cerca de 23 milhões de empresas de pequeno porte na Europa. Entre elas, informou o diretor, uma em cada quatro conseguem exportar para países membros da UE e uma em cada oito, colocam seus produtos em países de outros continentes. “Existe, então, uma grande gama de oportunidades que podem ser exploradas por meio da cooperação entre Brasil e UE”, disse.

Brasil- O diretor do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sérgio Nunes de Souza – que também participou da Plenária – expos as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal em prol das empresas de pequeno porte. “Iniciativas como a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, a criação do Fórum Permanente das MPE e a Lei do Empreendedor Individual foram um verdadeiro divisor de águas no que diz respeito ao incentivo ao pequeno empresário no Brasil”, ressaltou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira