Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2011 - 09:32

“O PAIIPME é um exemplo de ousadia e visão de futuro”, afirma presidente da ABDI

Mauro Borges Lemos abriu o Seminário "Internacionalização de PME Brasileiras: uma visão de futuro", que reuniu autoridades do Brasil e da União Europeia no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento marca o encerramento das atividades do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de PME's.

Com 2,5 mil empresas de pequeno e médio porte beneficiadas, o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME) – maior projeto de cooperação da União Europeia na América Latina - encerra suas atividades, tendo estruturado 33 projetos para internacionalização de PME em 21 setores estratégicos da indústria. Seus resultados foram apresentados durante o seminário “Internacionalização de PME Brasileiras: uma visão de futuro”, que reuniu nesta terça-feira, 14, autoridades nacionais e estrangeiras no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

.O evento, que teve início às 9 horas, foi aberto pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos. Na ocasião, ele agradeceu à UE pela cooperação e ressaltou a “ousadia e a visão de futuro do Projeto, que levou às pequenas e médias empresas os processos de capacitação e de transferência de tecnologia que, em geral, são reservados apenas às grandes empresas”. O presidente também sublinhou a amplitude do PAIIPME, que envolveu instituições e empresas de vários setores, entre eles petróleo e gás, calçadista, têxtil e agrícola, entre outros. “O sucesso que estamos assistindo hoje é proporcional ao tamanho do esforço de cada um destes atores, que participaram diretamente do processo. Criou-se uma rede importante de contatos, uma articulação empresarial de grande qualidade, que deve ser conservada e aproveitada”, disse.

Para a embaixadora chefe da delegação da União Europeia, Ana Paula Zacarias, o PAIIPME é inspirador para cooperações futuras. “São projetos desta dimensão que inspiram o futuro das relações entre UE e Brasil. Unidos pelo passado e pelo presente, ambos tem um futuro promissor em suas relações”. A embaixadora ressaltou, ainda, que atualmente as duas potências são parceiros iguais, que devem cooperar em benefício mútuo.

Em relação à continuidade do trabalho com pequenas e médias empresas, Ana Paula Zacarias mencionou a possibilidade de participação do Brasil na Enterprise Europe Network, rede europeia que reúne cerca de 600 parceiros de 49 países. “Sabemos que para crescer, um país precisa investir em suas PME, pois elas constituem a coluna vertebral de uma economia. Neste sentido, é fundamental o apoio de políticas públicas desta envergadura”, completou.

Também compuseram a mesa de abertura o diretor geral adjunto de Empresas e Indústria da UE e enviado especial para PME, Daniel Calleja Crespo; o diretor geral da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Marco Farani; o presidente do Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada e o chefe de gabinete da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Carlos Cristo. Também participaram do evento os embaixadores Annika Markovic (Suécia), João Salgueiro (Portugal), Milena Šmit (Eslovênia) e Wilfried Grolig (Alemanha).

Os participantes assistiram a um vídeo institucional que apresentou casos de sucesso do PAIIPME colhidos em cinco estados de três regiões brasileiras, com depoimentos de empresários beneficiados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira