Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

International Paper concorda em vender a Amcel à Marubeni Corporation e Nippon Papers Industries Co. Ltd.

A International Paper do Brasil assinou um memorando de entendimento com a Marubeni Corporation e Nippon Papers Industries Co. Ltd. para a venda da Amapá Florestal e Celulose S/A (Amcel), subsidiária produtora e exportadora de cavacos de madeira e biomassa localizada em Santana (AP). A transação está sujeita à aprovação do Conselho de Administração das empresas.

Além da produção de cavacos e biomassa, os negócios da Amcel englobam aproximadamente 67 mil hectares de florestas plantadas de pinus e de eucalipto nos municípios amapaenses de Santana, Tartarugalzinho, Porto Grande, Ferreira Gomes, Amapá e Itaúbal do Piririm.

A venda da Amcel atende ao Plano de Transformação da International Paper, iniciado em 2005, que estabelece como foco dos negócios da empresa os papéis para imprimir e escrever e as embalagens.

“A Amcel tem contribuído de maneira consistente com a IP, com altos índices de produtividade. Os líderes talentosos, excelentes profissionais, produtos de qualidade e uma extraordinária relação comercial com seus clientes são características de destaque da Amcel. Porém, sua venda é importante e estratégica para o cumprimento do plano de transformação, que tem como meta tornar a IP em uma empresa mais focada e mais global”, declara Maximo Pacheco, presidente executivo da International Paper do Brasil.

Perfil da Amcel – A Amapá Florestal e Celulose S/A (Amcel) foi criada em 1976 com a finalidade de implantar florestas de rápido crescimento (baseadas em espécies de adaptação comprovada às condições locais) nas áreas antropizadas de cerrados do Amapá e de industrializar madeira em forma de cavacos para a produção de celulose e produtos sólidos de madeira. Posteriormente, em 1996, a Champion Papel e Celulose Ltda comprou as ações da Amcel e, em 2000, com a aquisição do controle acionário da Champion por parte da IP, a Amcel passou a integrar o Grupo International Paper.

Toda a produção de cavacos de eucalipto e pinus – equivalente a mais de 1 milhão de toneladas métricas (GMT) – é destinada aos EUA, Japão e Europa para a fabricação de celulose e produtos de madeira (chapas e painéis). Além do gerenciamento e controle da conversão e comercialização de cavacos, a Amcel responde pela produção de biomassa, obtida a partir de resíduos do descascamento das toras de madeiras de pinus e de eucalipto e, também, de resíduos da produção de cavacos destas mesmas madeiras para o emprego na produção de energia.

“O sucesso das operações da Amcel não seria possível sem a colaboração dos seus profissionais, que são extremamente competentes, talentosos e comprometidos com as estratégias de negócios da empresa no País, fruto dos constantes investimentos em políticas modernas e inovadoras de recursos humanos. Este é o maior dos patrimônios que os novos controladores herdarão: o valor e profissionalismo do quadro de colaboradores da Amcel”, afirma o presidente executivo da IP, Maximo Pacheco.

Empregando aproximadamente 1000 profissionais (entre colaboradores próprios e terceirizados) especializados neste segmento, a Amcel é uma empresa comprometida com a saúde, segurança e qualidade de vida dos seus profissionais, apoiando as comunidades onde eles desempenham suas funções e/ou fixam residência, por meio de suas ações de responsabilidade socioambiental nas áreas de educação, saúde e meio ambiente.

Desde o ano de 2003, a Amcel investiu mais de R$ 1,4 milhão em ações em prol das comunidades localizadas junto à unidade da empresa em Santana e também nos municípios de Tartarugalzinho, Porto Grande e Ferreira Gomes. De janeiro de 2005 até outubro de 2006, foram investidos R$ 468 mil em programas que resultaram numa efetiva melhora na qualidade de vida da população.

Idealizado pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) em 1997 e tendo a Amcel como parceira desde 1998, o Projeto Pirralho, por exemplo, oferece cursos profissionalizantes de informática básica, fabricação de pequenos objetos de madeira, agente multiplicador, educação alimentar, artesanato regional e artesanato em vime a jovens de Porto Grande e de Ferreira Gomes. Desde 1998, quando se estabeleceu a parceria entre o TJAP e a empresa, o projeto já beneficiou 1.455 pessoas. Presente em Santana e Tartarugalzinho, outra ação de responsabilidade social empreendida pela Amcel é a Escola da Madeira. Desde 2001, ela atingiu a 805 pessoas, oferecendo-lhes cursos profissionalizantes de artesanato regional, artesanato em vime, agente multiplicador, educação alimentar, instalador hidráulico, pintor de obras texturizadas e informática básica. No total, os dois projetos beneficiaram 2.260 cidadãos do Amapá.

Além de licenças ambientais – como as licenças de operação do plantio de eucalipto, do viveiro de mudas de Tartarugalzinho, da fábrica de cavacos de Santana, das atividades de embarque e transporte de biomassa e do depósito de resíduos –, a Amcel é certificada pela ISO 14001, concedida pela BVQI, uma empresa do Grupo Bureau Veritas Quality International, líder mundial em serviços ligados a certificações.

Perfil da International Paper – Sediada nos Estados Unidos, a International Paper lidera a indústria de produtos florestais há mais de 100 anos. A empresa está atualmente transformando suas operações, focando seus negócios nos segmentos de papéis não revestidos e de embalagens, que operam e atendem clientes nos EUA, Europa, América do Sul e Ásia. A International Paper está comprometida com a sustentabilidade ambiental, econômica e social, tendo como política a não utilização de madeiras provenientes de áreas florestais ameaçadas. |www.internationalpaper.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira