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17/06/2011 - 09:22

Unilever adquire Certificados de óleo de soja sustentável

Companhia dá mais um passo em direção à sustentabilidade total de suas matérias primas comprando os primeiros certificados de óleo de soja sustentável disponíveis.

Londres – Roterdã, – A Unilever acaba de dar mais um importante passo para alcançar a meta de ter 100% de suas matérias primas agrícolas provenientes de fontes sustentáveis até o ano de 2020. A empresa, associada fundadora da Round Table on Responsible Soy (RTRS), adquiriu alguns dos primeiros certificados de soja sustentável, logo após o lançamento do sistema de certificação RTRS.

“A certificação é um passo essencial em direção ao cultivo sustentável de soja e sua obtenção por meio de fontes sustentáveis ajudará a Unilever a cumprir os compromissos ambientais estabelecidos em seu Plano de Sustentabilidade. Por esse motivo, este primeiro lote é tão significativo tanto para a RTRS como para a companhia”, afirmou Pier Luigi Sigismondi, Chief Supply Chain Officer da Unilever.

“Não conseguimos mudar práticas agrícolas da noite para o dia, mas trabalhando em conjunto com outros interessados – fornecedores, produtores e ONGs, por exemplo – podemos começar a fomentar a mudança”, completa.

A Unilever Brasil, segunda maior operação da companhia no mundo, comprou certificados que equivalem a cinco mil toneladas de óleo de soja sustentável – para uso principalmente na América do Norte e América do Sul na produção de molhos de salada (dressings) e margarinas. O objetivo da Unilever é estimular produtores agrícolas a iniciar a adoção de critérios da RTRS. Por enquanto, apenas uma empresa recebeu a certificação. A produção global de óleo de soja é de cerca de 40 milhões de toneladas, das quais a Unilever é responsável pela compra de cerca de 1%.

A obtenção de insumos de fontes sustentáveis é uma parte importante do Plano de Sustentabilidade da Unilever. Esse plano único da empresa estabeleceu três metas para o ano de 2020 – reduzir o impacto ambiental de seus produtos pela metade, ajudar mais de um bilhão de pessoas a melhorar sua saúde e bem-estar e obter 100% de suas matérias primas agrícolas de fontes sustentáveis. O passo concretizado, portanto, reforça o compromisso da empresa de obter todos os grãos de soja que utiliza de fontes sustentáveis até o ano de 2014, e todo o óleo de soja até 2020. .[www.sustainable-living.unilever.com/the-plan/sustainable-sourcing].

Perfil-A Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, presente em mais de 170 países e com mais de 163 mil funcionários. O grupo anglo-holandês tem em seu portfólio algumas das marcas mais conhecidas e amadas do mundo, como Knorr, Seda, Helmann’s e Dove.

Segunda maior operação da empresa no mundo, a Unilever Brasil conta com cerca de 12 mil funcionários, 12 fábricas e quatro escritórios nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Com mais de 80 anos de atuação no Brasil, a empresa é líder em nove das 13 categorias em que atua no país, nos mercados de beleza e higiene, limpeza doméstica, sorvetes e alimentos e lança cerca de 60 novos produtos por ano.

A subsidiária brasileira encerrou o ano de 2010 com um faturamento bruto de R$ 11,9 bilhões e é a segunda maior anunciante do país, com investimentos de R$ 1,93 bilhão em propaganda no ano.

Round Table on Responsible Soy-Estabelecida em 2006 na Suíça, a RTRS é uma iniciativa de múltiplos stakeholders que visa facilitar um diálogo global sobre produção de soja que seja economicamente viável, socialmente equitativa e ambientalmente correta. Os mais de 150 associados da RTRS, que incluem produtores, processadores e vendedores de soja, além de fabricantes de alimentos e ração animal e organizações de sociedade civil, trabalham juntos para comercializar soja produzida de maneira responsável e para maximizar o volume de soja passível de certificação pela RTRS.

A Round Table on Responsible Soy (RTRS) desenvolveu um conjunto de princípios e critérios que definem a produção responsável de soja. Asseguram que os direitos fundamentais de proprietários anteriores de terras, comunidades locais, trabalhadores, pequenos produtores e suas famílias sejam integralmente respeitados e considerados, e que novas terras de habitat nativo ou áreas de alto valor ecológico (florestas) não tenham sido desmatadas para o cultivo de soja desde maio de 2009. Os princípios e critérios da RTRS também declaram que produtores de soja devem adotar melhores práticas de manejo para minimizar sua pegada ambiental. [www.responsiblesoy.org].

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