Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2011 - 06:48

Auto Esporte, Comau, Mahle, Poli-USP, Renault e Schaeffler levam Prêmio AEA de Meio Ambiente


Franco Ciranni, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva - AEA, enaltece qualidade dos trabalhos inscritos.

Os trabalhos "Destilador de solventes" (categoria Responsabilidade Ambiental), de Valdeni Lopes, Leandro Wiemes e Grazielle Coutinho, da Renault do Brasil, "Inclusão eficiente" (categoria Responsabilidade Social), de Tarcísia Martins Ramalho, da Comau do Brasil, "Dupla embreagem seca: contribuir com o meio ambiente mantendo o conforto e a esportividade" (categoria Tecnologias Otto), de autoria de Claudio Fernandes de Castro, da Schaeffler Brasil, "Novas tecnologias de anel e camisa para reduzir consumo de combustível em motorespesados a Diesel" (categoria Tecnologias Diesel), de Davi Antonio da Silva, Samantha Uehara e André Ferrarese, da Mahle, "Plantação de carro" (categoria Imprensa), de autoria do jornalista Hairton Ponciano Voz, da revista Auto Esporte, e "Solução para perda de grãos no transporte rodoviário: sistema de enlonamento automatizado" (categoria Acadêmica), de Stergios Pericles Tsiloufas, Sérgio de Paula Pellegrini, Cesar Monzu Freire, Renato Ramirez Viana Neves e Paulo Carlos Kaminski, da Poli-USP, foram os vencedores do Prêmio AEA de Meio Ambiente 2011, em sua 5ª edição, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.

Os prêmios foram entregues durante o 13º Jantar Anual de Meio Ambiente da AEA, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, que aconteceu ontem, 13 de junho, e recebeu cerca de 260 convidados. Os trabalhos inscritos na 5ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente foram julgados por uma banca formada por representantes de órgãos governamentais, associações de classe, imprensa, universidades e a diretoria técnica da AEA.

"Queremos incentivar, cada vez mais, os nossos talentos da engenharia automotiva, das universidades, da imprensa e das organizações não-governamentais. A partir do próximo ano, todo o esforço dedivulgação será para o Prêmio AEA de Meio Ambiente. O jantar anual será umaconsequência do prêmio", argumenta Franco Ciranni, presidente da AEA, para quem a qualidade e a quantidade de trabalhos, nesta 5ª edição, surpreenderam os jurados.

As menções honrosas, na categoria Responsabilidade Ambiental, foram para "Aterro Zero", de Victor Francisco Ambrosi, Cristiano Augusto Felix e Rodrigo Miarelli de Oliveira, da Fiat Automóveis, e "Gestão eficaz e sustentável de resíduos", de André Luis Sakaguchi Hirose, da Toyota do Brasil. Em Responsabilidade Social, as menções honrosas foram para "Projeto de Olho no Óleo", de Miller Felix Teixeira e Flávia Levantezi Polo, da Wabco do Brasil, e "Programa de saúde Goodyear", de autoria de Gabriela Lemos, da Goodyear do Brasil.

"Volante bimassa pendular: viabilizando novas fronteiras para motores high-torque através de novo conceito de amortecedortorcional", de Claudio Fernandes de Castro, da Schaeffler Brasil, e "Continental desenvolve sensor de etanol "verde" para controlar emissões de poluentes", de Anderson Citron, da Continental Brasil, foram os trabalhos agraciados com menções honrosas, na categoria Tecnologias Otto.

"Ônibus urbano Diesel/gás (EURO V) - uma oportunidade para o transporte coletivo", produzido por Gian Gomes Marques e Marcio de Almeida D'Agosto, da MAN Latin America/COPPE/UFRJ, e "Tecnologia Diesel-Etanol ", de Orlando Volpato Filho e Vicente Alves Pimenta Junior", Delphi Automotive Systems do Brasil, ficaram as menções honrosas na categoria Tecnologias Diesel.

Na categoria Imprensa, as menções honrosas foram para "Seminário Volvo de Meio Ambiente 2010", de Solange Fusco, Newton Chagas e Alexandre Parker", Volvo do Brasil, e para "Tamanho certo", de Fernando Calmon, da coluna Alta Roda.

E, finalmente, na categoria Acadêmica, foram agraciados os trabalhos "Água fonte de vida: tecnologias sociais melhorando a qualidade e a coleta de água de chuva no semi árido da Paraíba, com exercício de solidariedade e cidadania", de José Dias Campos, Aurilene Venâncio de Holanda e José Rego Neto", do Centro de Educação Popular e Formação Social;e "SPIRIT-EVR", de Leone Fragassi, Paulo Roberto Lemes Barbosa e Eduardo Machado", das Faculdades Oswaldo Cruz , I-9 Design e NPR Eletrônica,

Na avaliação do coordenador da comissão organizadora do 5º Prêmio AEA de Meio Ambiente, Alfredo Castelli, "a cada ano constatamos que a qualidade dos trabalhos inscritos é mais expressiva. Nesta edição do prêmio, as pontuações ficaram muito próximas. Por isso, todos os trabalhos concorrentes são vencedores e deram uma contribuição inestimável ao meio ambiente".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira