Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2011 - 06:48

CREA-RJ entrega prêmio Oscar Niemeyer na ALERJ


A Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) sediou, no dia 17de junho (sexta-feira), a entrega do primeiro prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-RJ), que destacou os melhores projetos de conclusão de curso com valor acadêmico e potencial mercadológico. Ao todo, foram premiados 81 trabalhos, dentro das categorias Graduação de Nível Superior, Médio-Técnico, Mestrado e Doutorado.

O presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), conduziu a abertura da cerimônia, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Ele deu início ao evento lendo uma mensagem de congratulação do governador Sérgio Cabral, e destacou a importância da parceria com o Crea, assegurando que ela valoriza, ao mesmo tempo, a criatividade dos profissionais e o nome de Oscar Niemeyer. “Essa parceria entre Crea e Alerj é, antes de tudo, a valorização do intelecto e da criatividade humana. É a oportunidade que temos de incentivar esses jovens e mestres, e, sobretudo, homenagear àquele que teve coragem de fazer o que ninguém fez. Oscar Niemeyer é o nosso Leonardo da Vinci”, disse o parlamentar. O presidente do Crea, Agostinho Guerreiro, completou: “A Alerj é o povo, e essa conjunção de fatores dá o selo dessa Casa nesse processo de valorização de um nome que extrapola nossas fronteiras”.

A primeira edição da premiação contou com a participação de 20 instituições de ensino do estado do Rio. A ideia foi estimular a produção dos formandos nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, incluindo tecnólogos e técnicos de nível médio, além, é claro, de homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer pelo conjunto de sua obra. “Esse prêmio serve de estímulo para que professores e estudantes desenvolvam trabalhos inovadores. Sempre que fala da própria obra, Oscar Niemeyer se lembra da importância que engenheiros e calculistas deram ao seu trabalho. Esses eventos nos mostram que, muitas vezes, é preciso que o talento e a criatividade também se manifestem através da técnica”, ponderou o bisneto do arquiteto, Carlos Ricardo Niemeyer, membro da Fundação Oscar Niemeyer.

A criação de centros de socialização e qualificação penal, a revitalização do Hotel Nacional, a reurbanização da região da Lapa e o aproveitamento dos espaços livres em Copacabana, foram alguns dos projetos premiados. Também estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio, Franklin Coelho, e o comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME), general de brigada Rodrigo Ratton.| Marcus Alencar .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira