Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2007 - 08:09

Design tem importância estratégica para as empresas, revela pesquisa

O design tem importância fundamental para as indústrias brasileiras do mobiliário, de acordo com pesquisa inédita divulgada hoje, 7/8, pela Associação de Designers de Produto (ADP), durante o 2 º Congresso Moveleiro Abimóvel/Sebrae, realizado em São Paulo, em paralelo à Fenavem (Feira Internacional de Exportação e Vendas de Móveis).

Segundo a pesquisa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas para a ADP e o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior (Mdic), 58% dos fabricantes de móveis brasileiros enxerga o design como componente estratégico, além de 79% dos empresários entrevistados – num universo de 130 indústrias de todo o país – neste início de 2007 revelarem que o design ajuda a aumentar o faturamento. Já para 83% dos pesquisados, o design aumentou a competitividade geral da empresa.

Esses dados, de acordo com Ernesto Harsi, presidente da ADP, mostram que o design dos produtos vem ganhando cada vez maior importância para as empresas do setor. “Os fabricantes de móveis vêm reconhecendo a necessidade de investir em design para aumentar sua competitividade, faturamento e margem de lucro”, avaliou Hersi.

Perfil do Congresso Moveleiro - A segunda edição do Congresso Moveleiro é uma promoção da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e do Sebrae – a primeira edição foi realizada em 2006, durante a Movelpar, em Arapongas, PR, - e tem como tema central “O que o setor pode fazer para se desenvolver”. Neste ano, a participação da cadeia produtiva do móvel e da madeira – fabricantes, fornecedores de insumos e matérias-primas, varejo, designers, entre outros – foi recorde: são 678 inscritos, superando em muito as expectativas iniciais. “O Congresso Moveleiro sem dúvida está se constituindo num dos maiores fóruns de discussão do setor em todo o país. A cada ano, ele acontecerá em uma região, em paralelo a feiras e eventos setoriais”, explica José Luiz Fernandez, presidente da Abimóvel.

Neste segundo e último dia do evento – 8 de agosto -, as discussões estarão centradas nos temas Tecnologia e inovação para produzir com melhores resultados e no Mercado brasileiro – para quem vender mais e melhor. Neste, serão apresentadas as características do mercado de baixa renda e como atingi-lo, nesse que é o segmento que permitiu crescimento recorde da produção/faturamento no mercado de móveis em 2006, comparado a 2005: total de R$ 14.133 bilhões ante R$ 123.051 bilhões produzidos/faturados, com crescimento de 17,27%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira