Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2011 - 07:14

BNDES firma, na Rússia, acordo com bancos de desenvolvimento dos BRICS

Memorando permitirá cooperação em treinamento de pessoal e troca de experiências .

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, assinou nesta sexta-feira, 17, na Rússia, um acordo para estreitar os laços entre a instituição brasileira e outros bancos de desenvolvimento dos BRICS. O memorando de cooperação foi firmado durante cerimônia realizada no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Além do BNDES, aderiram ao memorando o China Development Bank, o sul-africano Development Bank of Southern Africa, o Export-Import Bank of India e o Vnesheconombank, da Rússia, bancos de desenvolvimento e de apoio a exportação dos países que formam os BRICS, as principais potências emergentes. O documento cria uma base institucional para que os bancos possam trocar informações entre si e promovam iniciativas de treinamento para seus corpos funcionais.

O acordo assinado na Rússia dá sequência a um memorando de entendimento firmado em abril de 2010 durante a segunda cúpula do BRIC, realizada em Brasília. Na ocasião, o grupo ainda não incluía a África do Sul, que ingressou em dezembro do ano passado. A reunião de Brasília estabeleceu diretrizes para a cooperação técnica nas respectivas áreas de atuação e expertise das instituições envolvidas e naquela ocasião ocorreram as primeiras discussões sobre este segundo instrumento.

O novo memorando abre caminho para que os bancos possam promover a cooperação em termos de qualificação de recursos humanos e da melhoria das habilidades profissionais, além de incentivar um maior ao diálogo multilateral entre seus especialistas.

A meta dos países é estreitar cada vez mais a relação entre suas instituições oficiais de crédito, em linha com o próprio crescimento e sofisticação do relacionamento econômico entre as potências emergentes. Um dos frutos possíveis desta cooperação é o aprimoramento das relações comerciais, com o desenvolvimento de novos mecanismos de financiamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira