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21/06/2011 - 09:56

Os 10 Mandamentos dos Custos de Produção: como chegar aos preços de vendas corretos para manter a lucratividade

Por não estarem diretamente ligados aos custos da produção, muitos empreendedores e gestores possuem ideias equivocadas a respeito de sua elaboração e composição. Tal constatação levou o profissional Sidcley Silva a produzir uma lista com os 10 Mandamentos dos Custos de Produção, uma compilação de conceitos e visões relacionados ao tema. Analista de negócios da WK Sistemas, empresa catarinense desenvolvedora de soluções para gestão empresarial, Sidcley é especialista em Custos e Produção. “É somente a partir da correta análise dos custos que uma empresa pode planejar e direcionar suas ações. Sem o real controle dos custos de produção, todo o restante das atividades fica comprometido. O que parece ser lucro pode ser prejuízo, a receita acaba sendo corroída e a operação se torna inviável”, assinala.

Os 10 Mandamentos dos Custos de Produção resulta de observações práticas colhidas pelo autor no desenvolvimento e implantação de soluções junto as empresas de todo o Brasil. Confira: 1. Conhecer custos é a melhor maneira de conhecer o próprio negócio. Muitos gestores preferem olhar primordialmente para o mercado, buscando aplicar estratégias externamente. É preciso antes buscar o total conhecimento da origem de seus custos. São eles que possibilitam o mais completo entendimento sobre o negócio. Quem domina o conhecimento dos custos, leva vantagem no planejamento estratégico frente a seus concorrentes.

2. Custos são fatores objetivos, palpáveis e matemáticos-A pouca familiarização de empresários com a análise dos próprios custos faz com que muitos os vejam como algo subjetivo, que podem ser mensurados a partir de valores aproximados. Na verdade, custos são perfeitamente identificáveis em todos os processos e obedecem critérios lógicos. Identificar a formação dos custos é também uma forma de melhor geri-los.

3. Um bom cliente pode gerar prejuízos para a sua empresa- A correta aplicação de um sistema de custos pode revelar surpresas. Até mesmo um antigo, fiel e bom cliente, que paga em dia, pode gerar prejuízo. Sem que você perceba, a margem de lucro obtida com as vendas para um determinado cliente pode não ser suficiente para cobrir os custos que este gera para sua empresa.

4. As aparências enganam: o produto mais vendido pode estar consumindo seus lucros Uma olhada nos relatórios de vendas pode induzir a erros se os custos não forem considerados. Um produto que vende muitas unidades pode ter embutido custos de produção excessivos, consumindo esforços que deveriam ser direcionados a outros artigos mais rentáveis e lucrativos.

5. Gerir os custos não custa tanto quanto se imagina-É comum ouvir pequenos e médios empresários reclamarem dos custos envolvidos, justamente, no controle de custos. Acham que é caro e isto, com toda certeza, acaba sendo um equívoco. Existem sistemas especializados que podem gerir custos de pequenas e médias empresas e com preços bastante acessíveis.

6. Ineficiência também é custo-Muitas pessoas restringem o conceito de custos aos componentes diretos de um processo de produção. Trata-se de uma armadilha. É preciso identificar também a ineficiência do próprio processo, cruzando informações sobre tempos, mão de obra e resultados. A diferença entre lucro e prejuízo pode estar apenas na ineficiência de um único processo produtivo.

7. Para formar o preço é preciso antes formar os custos-A formação do preço de um produto precisa contemplar todos os custos e projetar uma margem de lucro. Sem a noção exata dos custos embutidos, a formação do preço final de qualquer produto fica comprometida.

8. Formação correta de preços favorece negociações-A formação de preços e a aplicação de margens de lucro devem levar em conta as negociações com clientes, a partir de diversas variáveis, como quantidades, comissionamentos e formas de pagamento. Desta forma, pode-se negociar preços sem comprometer as despesas e os custos envolvidos no processo.

9. Custos têm personalidade própria. Separe-os e analise-os individualmente.-Os custos de produção não apresentam comportamentos lineares e simétricos. É preciso separá-los por centros de custos, para que possam ser melhor analisados.

10. O mercado pode ajudá-lo a controlar os custos-Lidar com formação de custos pode parecer complicado, mas a tecnologia disponível no mercado pode fazer isso de forma simples e eficaz. Sistemas integrados, que buscam as informações lançadas de diversos setores, como estoque, contabilidade e despesas, são uma excelente opção.

Ferramenta de gestão de custos- Além dos dez Mandamentos dos Custos de Produção, Sidcley destaca que um sistema de gestão de custos é de suma importância para toda a organização, desde os níveis estratégicos aos operacionais, pois determina o que e como deve ser produzido do ponto de vista financeiro, além de munir os gestores com informações estratégicas para o posicionamento de sua organização frente aos concorrentes. “É o sistema de custos que dará os subsídios necessários para que a empresa tenha uma gestão mais eficiente de seus recursos, reduza ou elimine desperdícios de qualquer ordem e forme preços de vendas que possam assegurar maior competitividade e lucratividade”.

A WK Sistemas, empresa líder em sistemas contábeis e fiscais, com 27 anos de atuação no mercado brasileiro, desenvolveu o Radar Custos, software integrado ao ERP Radar Empresarial. O Radar Custos integra-se as áreas de produção, contabilidade e estoque, identificando os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis de todo o processo produtivo.

O sistema fornece dados para a geração e análise criteriosa dos custos e formação de preços de vendas de produtos e serviços. Entre os resultados obtidos tem-se a identificação de gargalos produtivos, enfoque na produção de itens mais rentáveis, descontinuação de itens não rentáveis e planejamento da produção. O Radar Custos foi projetado para atender desde as pequenas até as grandes corporações, principalmente empresas que buscam a gestão precisa sobre seus custos de produção, despesas e formação de preços de vendas.

O Radar Custos calcula automaticamente todos os valores envolvidos nos processos de fabricação de um produto, comparando volume de horas gastas com o correspondente consumo de recursos e de matérias-primas, gastos com pessoal e todas as demais despesas.

Simulação de preço de mercado, analise de rentabilidade por produto, cliente ou representante, formação de preço de venda com geração automática de tabelas de preços, cálculo da margem de contribuição e ponto de equilíbrio complementam o Radar Custos, uma das soluções mais dinâmicas e abrangentes disponíveis no mercado.

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