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21/06/2011 - 10:06

Phishing

Há muitas ameaças perigosas à espreita no ciberespaço atualmente, desde vulnerabilidades de softwares e exploits a vírus e botnets. Dentre elas, encontram-se também os ataques de phishing, um golpe de comunicação eletrônica que visa a obtenção de informações altamente pessoais (como senhas de cartão de crédito, por exemplo), assumindo a identidade de um conhecido confiável. A abordagem pode se ocorrer por meio de qualquer tipo de mensagem, desde um simples email de um amigo (que a conta de e-mail foi comprometida) até importantes mensagens de grandes corporações, tais como bancos e lojas online (como Amazon e eBay).

Para persuadir as vítimas a revelarem informações importantes, os chamados “phishers” tentam levar vantagem utilizando engenharia social. Eles “pescam” indivíduos por meio de mensagens eletrônicas familiares ou relevantes para a vítima de alguma forma. O contato pode ser estabelecido através de e-mails, redes sociais, mensagens instatâneas e também por mensagens SMS. Por exemplo, um phisher pode falsificar um e-mail do banco da vítima, alegando que sua conta precisa ser atualizada. Esses e-mails podem ser muito realistas e oficiais, apresentando o logotipo do banco e uma URL que parece que está apontando para uma URL legítima. O phishing também pode vir de redes sociais, em que o corpo da mensagem pede à vítima para ver fotos atualizadas ou um "vídeo engraçado" efetuando o login com seu nome de usuário e senha. Contas de jogos on-line também são alvos freqüentes, em que o contato ocorre através de fóruns de discussão.

O “anzol”- Depois de fornecer a isca, o invasor precisa de informações sobre a vítima. Isso é feito de forma simples, isto é, puramente por email. O phisher pede ao usuário que responda às informações solicitadas por email ou que ligue para um número de telefone especificado (conhecido como "Vishing" - veja abaixo a definição).

Golpes como fraude seguem essa metodologia resposta. Normalmente, o “anzol” para apanhar a isca ocorre por meio de um link (URL), que são falsificados com facilidade. O texto vai parecer que o link é do site verdadeiro (http://www.validbank.com), mas na realidade o link vai para um site completamente diferente. O typosquatting também é popular: os atacantes vão alterar um pouco o link para parecer legítimo a primeira vista (isto é: http://www.val1dbank.com, por exemplo) em que o erro é previsto pelo atacante que registra o domínio equivocado com o layout semelhante à pagina que o usuário iria acessar.

Como identificar -A maioria das mensagens de phishing chega sem ter sido solicitada. Esteja sempre ciente de tais mensagens, especialmente quando uma ação ou resposta é necessária da sua parte, não importa o quão urgente pareça ser. Sempre que possível, tente identificar o remetente. Se uma mensagem suspeita veio de alguém que você conhece, envie uma resposta contendo uma pergunta específica. Para qualquer material confidencial que esteja vinculado ao e-mail, a criptografia PGP e a assinatura digital são recomendadas para a confirmação da identidade de ambas as partes.

Dicas: .Sempre preste atenção em links antes de clicar (“think before you link”). |.Passe o mouse sobre os links para ver aonde realmente eles irão te levar antes de clicá-los. |.Observe atentamente o domínio no link. Lembre-se: "validbank.com" é diferente de "validbank.com.accounts.com". |.Nunca forneça o número do cartão de crédito em um pedido não solicitado.

-Assegure-se sempre que transações seguras SSL (HTTPS) estão ativadas sempre que fizer qualquer movimentação on-line (procure o ícone de cadeado no seu navegador). Se o navegador afirmar que o certificado não é válido, protele até que você se certifique com especialistas em segurança de rede (você pode entrar em contato os laboratórios FortiGuard a qualquer momento através http://www.fortiguard.com). |.Por fim, faça uma pesquisa para ver se os outros têm encontrado qualquer atividade suspeita no assunto / conteúdo da mensagem. Blog FortiGuard da Fortinet é um ótimo lugar para começar.

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