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10/08/2007 - 08:40

Presidente Lula e a primeira-ministra Portia Simpson Miller inauguram usina de etanol na Jamaica

A PRO TESTE Associação Brasileira de Defesa do Consumidor realizou nova pesquisa anual com 12 bancos, e constatou que a diferença de custos dos serviços pode, em um ano, chegar a R$ 552. Na comparação das 57 cestas dos serviços mais freqüentes na vida do consumidor que tem conta corrente houve diferença de 460%. Um exemplo de economia que poderia ser feita é se o correntista deixasse de pagar pelos serviços da MultiCesta 2 do Real (R$ 672) e optasse, por exemplo, pelo pacote básico de tarifas do Safra (R$ 120,00), usando os mesmos serviços.

Na comparação com o último levantamento foi constatado um aumento de mais de 160% em alguns serviços bancários, como o envio do talão de cheques pelo correio pelo Itaú, para uma inflação oficial inferior a 4%. A MultiCesta 2 do Real acumulou alta de 58,33% em um ano.

É importante o consumidor avaliar com cautela se todos os serviços bancários que paga são essenciais. Desta vez o estudo concluiu que pagar pelos serviços avulsos, para determinados perfis, compensa mais do que aderir aos pacotes de tarifas - as chamadas cestas. Os bancos nem sempre oferecem pacotes que atendam ao perfil de uso do cliente. Foram avaliadas 57 cestas de serviços do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Citibank, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander Banespa e Unibanco.

Na Nossa Caixa, pagar os serviços de forma avulsa pode custa R$ 174 no ano. Se optar por essa modalidade, não há como fugir das taxas de manutenção. Elas variam de R$ 6 (Banrisul) a R$ 9 (Real). Já nos pacotes de tarifas, essa cobrança está incluída. Quem paga avulso tem direito a um extrato mensal e a escolha de um cartão de débito ou um talonário de 20 cheques por mês.

A PRO TESTE definiu três perfis de uso para os serviços de transferências, saques, extratos e cheques. De acordo com a pesquisa, o meio mais barato de usar serviços como transferências e consultas a extratos é pela internet.

Independentemente do perfil do correntista, as melhores escolhas foram para os pacotes de tarifas dos bancos Safra (R$ 120 ao ano)- considere que a instituição faz exigência de renda mínima para a abertura de conta -, Nossa Caixa (R$ 174 a R$ 330) e Bradesco (R$ 201 a R$ 393).

Na análise sobre cheque especial, a PRO TESTE verificou que os juros cobrados chegam a 190,70% ao ano, no caso do Citibank. Os menores juros ficam com o Real mas há variação nas taxas conforme o perfil do cliente variando de 35,28% a 160,34%.E os bancos não informam tudo que cobram (Imposto sobre Operações Financeiras, taxa de abertura de crédito, taxa de renovação de crédito, etc.).

O objetivo da PRO TESTE ao avaliar o mercado é dar subsídios para o consumidor decidir se quer manter sua relação com o banco do jeito que está, contratar os serviços de forma avulsa, ou mudar de cesta ou até de banco. Poucos são os consumidores que mudam de banco em busca das menores tarifas. O sistema bancário não ajuda.

Por isso, os bancos cobram o que querem. Para poder comparar os bancos, a PRO TESTE definiu três perfis de clientes. Quem não se encaixar perfeitamente em nenhum deles, pode comparar a soma dos custos dos serviços de que precisa (avulsos ou inseridos em cestas) na tabela publicada no site: www.proteste.org.br.

As cestas de serviços e as tarifas avulsas, em geral, são reajustadas todos os anos. Você deve ser informado dessa mudança com antecedência mínima de 30 dias. É um bom prazo para reavaliar sua relação com o banco. Na abertura da conta, o gerente da agência geralmente sugere um pacote de tarifa, não raro a mais cara, sem se preocupar muito com o perfil de uso. Para não cair nessa armadilha, mesmo se já tem conta, a PRO TESTE recomenda listar os serviços bancários de que precisa e efetivamente usa (extratos, saques, DOCs ...), e com que freqüência (quantos por mês). Em seguida, procurar uma cesta de serviços que se encaixe nas necessidades.

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