Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2007 - 08:46

Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Promoção da saúde, orçamento para as ações e políticas públicas para as mulheres negras do Estado do Rio de Janeiro: estes serão os temas discutidos na audiência pública realizada pelas comissões de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Etnia, Cor, Religião e Procedência Nacional e de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj dia 10 de agosto, às 17h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Segundo as presidentes das comissões, deputadas Beatriz Santos (PRB) e Inês Pandeló (PT), respectivamente, o objetivo do encontro é contribuir para o fortalecimento das organizações de mulheres negras do estado que enfrentam as discriminações e preconceitos e lembrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. "É muito importante garantir a visibilidade desta data que significa a luta e a resistência das mulheres negras em defesa da igualdade de direitos e oportunidades", afirmou Beatriz Santos.

Durante o evento serão discutidas propostas a serem apresentadas para o orçamento público de 2008 que defendam a promoção da saúde das mulheres negras, o respeito às diferenças raciais e o resgate da valorização da influência africana na história do País. Além dos debates as comissões também homenagearão entidades governamentais e não governamentais por meio de moções de aplausos. Na ocasião, a doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, roubada e agredida fisicamente, por cinco jovens de classe média, na madrugada do dia 24 de junho, também será contemplada com uma moção de louvor.

O deputado Gilberto Palmares (PT), autor da lei que institui o dia comemorado no calendário oficial do estado, estará presente na audiência. Também foram convidados o secretário estadual de Saúde, Sergio Côrtes, a secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, a representante do Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, Clatia Vieira, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Cecília Soares, a técnica da Secretaria Estadual de Saúde, Marta Brito e a coordenadora da ONG Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Schuma Schumaher, autora do livro Mulheres Negras do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira