Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2011 - 11:07

Premiação da 6ª OBMEP aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Rio de Janeiro - a Cerimônia Nacional de Premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP-2010) aconteceu no dia 21 de junho (terça-feira), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na solenidade, foram premiados 504 medalhistas de ouro, além de alunos com melhor pontuação de estados onde não se conquistaram medalhas de ouro.

O evento contou com a presença da presidente Dilma Rousseff; do governador em exercício Luiz Fernando Pezão ;do ministro de Estado da Educação Fernando Haddad; do ministro de Estado da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante Oliva; secretários de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, da Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, de Cultura, Adriana Rattes, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entre outras autoridades.

Também a presença do diretor geral do IMPA e diretor da OBMEP César Camacho; de outras autoridades de várias regiões do país; de coordenadores regionais da OBMEP; e de professores e diretores da rede pública de ensino.

Realizada desde 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, a OBMEP mobiliza milhões de estudantes de quase todos os municípios do país e tem como principal objetivo contribuir para a criação de um ambiente estimulante ao estudo da Matemática entre alunos e professores das escolas públicas.

Alguns estudantes que conquistaram medalha de ouro na OBMEP 2010 e que participaram do evento no Theatro Municipal chamaram a atenção dos organizadores da Olimpíada. É o caso de quatro alunos de uma escola pública de Cocal dos Alves, cidade do interior do Piauí, que ficaram com quatro das cinco medalhas de ouro conquistadas em todo o estado.

O evento, realizado no Theatro Municipal, contemplou também mais 13 alunos da rede estadual de ensino, um com a medalha de prata e 12 com a de bronze.

“Receber a medalha é uma grande motivação tanto para continuar me aplicando em matemática como para realizar todos os sonhos da minha vida. Quero seguir a carreira de engenharia, gosto de cálculos, fui descobrir o gosto pela matemática há três anos. Receber a notícia de que havia ganho o ouro foi uma das melhores sensações da minha vida. Meus pais ficaram muito orgulhosos”, contou Paulo Henrique, aluno do 1º ano do ensino médio, morador de Volta Redonda.

Estudante da 8º série, Emely Jhenyffer Araújo Santos, de 12 anos, não escondia a satisfação de poder participar da cerimônia de entrega de medalhas da Olimpíada de Matemática e fazer parte do rol de vencedores. A jovem, que em 2010, ano do concurso, estava na 7º série, foi premiada com a medalha de bronze em 2009.

“É a primeira vez que recebo uma medalha de ouro. Estudo na Escola Estadual João do Vale, de Nova Iguaçu, desde a 5º série. Acho muito importante este tipo de incentivo aos alunos” disse.

Outros destaques foram a aluna Maria Clara Mendes Silva, de 16 anos, motivo de orgulho na cidade mineira de Pirajuba, no interior de Minas Gerais, escolhida para ser uma das representantes do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática; e a aluna Laura Ribeiro Franco, de 13 anos, portadora de deficiência visual total, que foi a única da cidade de Senador José Bento, de três mil habitantes, no sul de Minas, a conquistar uma medalha de ouro.

Para a presidenta Dilma Rousseff, os estudantes que foram condecorados na cerimônia são os homens do futuro, e a participação exitosa de estudantes de todo o Brasil mostra o potencial do país.

“Esta cerimônia evidencia todo o potencial de nosso país. O acesso à educação produz uma revolução pacífica, em que as armas são o conhecimento e a sede de conhecimento da juventude diante do mundo. Estamos celebrando o valor da educação no processo de construção brasileiro. Me sinto muito orgulhosa de estar aqui pela primeira vez”, disse a presidenta.

OBMEP 2011- As inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2011 foram encerradas no dia 3 de junho, e as provas da 1ª fase vão acontecer no dia 16 de agosto.

1ª Fase (16/08/2011): Aplicação da prova objetiva, com 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.

2ª Fase (05/11/2011): Aplicação da prova discursiva (com 6 a 8 questões) em centros de aplicação indicados pela OBMEP. Participam dessa Fase apenas 5% dos alunos de cada escola, em cada Nível, com melhor pontuação na 1ª Fase.

Premiação- A lista dos premiados será divulgada em fevereiro de 2012, sendo que os critérios para as premiações são detalhados no Regulamento da OBMEP, disponível no site www.obmep.org.br.

Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata;e 1.800 com medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos Certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos. Também serão premiados 127 professores dentre os que obtiverem o maior número de pontos, conforme o regulamento. O prêmio será um computador portátil com programas auxiliares no ensino da matemática.

Serão premiadas, ainda, 81 (oitenta e uma) escolas. Serão concedidos um computador portátil com programas auxiliares no ensino da matemática e kit de projeção móvel (datashow e tela) às escolas municipais ou estaduais selecionadas a partir dos critérios estabelecidos no regulamento.

Finalizando a premiação da OBMEP 2011, serão concedidos troféus às secretarias municipais e estaduais que obtiverem maior pontuação em suas respectivas UFs e regiões , totalizando 52 secretarias municipais e 5 estaduais, conforme previsto em regulamento.

Aescola deverá telefonar para (21)2529-5084 caso não receba até o dia 21 de outubro de 2011 a confirmação dos classificados com o local de realização das provas da Segunda Fase.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira