Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2011 - 11:30

Como contratar um trabalho de coaching

Não é novidade que a vida de um executivo seja recheada de angústias e de momentos em que precisa tomar decisões quase sempre solitárias e complexas, aliadas a crescente competitividade e busca de desenvolvimento. Cenário perfeito para buscar o apoio de um coach. Mas como escolher o profissional certo para você?

No coaching executivo ter vivência no ambiente organizacional é importante e ajuda o coach a entender o contexto do cliente, sem opinar ou interferir. Da mesma forma quando um coach faz um coaching de vida, certamente ele tem um diferencial que estará a serviço dos clientes.

Além da experiência, é importante examinar as credenciais do profissional. O executivo-cliente pode perfeitamente perguntar as qualificações do coach antes de contratá-lo e saber se esta foi obtida por uma entidade de coaching confiável. Feito isso, resta avaliar a experiência – tempo de atuação no mercado, empresas em que atuou como coach e como tem focado o seu desenvolvimento na profissão, através de cursos de aperfeiçoamento e atualizações.

Mas é depois da escolha do seu coach, como saber se ele está agindo dentro do esperado e o que esperar?

O coach na realidade precisa ter real interesse e curiosidade pelo cliente e sua questão ou motivo por estar fazendo coaching. Portanto, uma das regras básicas que um bom coach deve seguir é a capacidade de não opinar ou interferir com sugestões pessoais. Cabe ao coach conduzir seu cliente de tal forma que ele próprio encontre seus caminhos, faça suas escolhas e tome suas próprias decisões. O interesse que prevalece para o coach é sempre o do cliente.

Mas, tão importante quanto à experiência e a maneira como faz o coaching é a qualificação que determina a especialidade do coach.

Os vários tipos de coaching- Cabe ressaltar ainda que existem várias categorias de coaching. Nos Estados Unidos, que estão 10 anos à nossa frente, já existem especializações para uma ajuda mais específica.

No mundo executivo existem varias modalidades, tais como: coaching de desempenho, de carreira, de vocação, de competências e de desenvolvimento, dentre outros. No Brasil, ainda existe duas grandes áreas mais comuns, que são o executivo e o de vida.

Algumas empresas estão adotando o coaching organizacional ou coach interno, que é o profissional que trabalha dentro das organizações. Se a sua empresa dispõe desse benefício, saiba que o objetivo, nesse caso, é a busca de melhoria de desempenho e desenvolvimento de habilidades específicas. Entretanto, é importante salientar que tanto o interno como o externo têm por premissa preservar conflitos de interesse.

Para que o coach trabalhe em um processo límpido e eficiente, fazendo coaching para ajudar o cliente na busca dos resultados desejados, deverá trabalhar observando as competências e o código de conduta da categoria, entrelaçados na alquimia dos seus talentos e diferenciais.

Então, para contratar um trabalho de coaching, chame vários coaches e não se intimide em pesquisar seus diferenciais. Certamente um deles saberá lhe orientar e, mais importante, confie na sua intuição que lhe ajudará a fazer a melhor escolha.

Afinal, não existem escolhas certas ou erradas, mas sim a escolha que você deseja.

. Por: Maria Angélica Carneiro, Membro da International Coaching Federation (USA) na categoria PCC e Vice Presidente da ICF – Regional SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira