Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2011 - 11:30

Migrando para o Windows Azure

O novo sistema operacional na nuvem da Microsoft é uma grande novidade da área de TI e a Truetech apostou nisso e está com todas as suas plataformas nesse ambiente

O artigo vai abordar a migração da plataforma de distribuição de conteúdo digital da Truetech para o novo sistema operacional na nuvem da Microsoft: o Windows Azure. O objetivo é apresentar nesta Seção Caso de Sucesso como foi realizado o processo, os desafios encontrados e o resultado.

Primeiro, gostaria de explicar que a Truetech é uma empresa especializada em soluções e serviços para distribuição de conteúdo digital, que atua em duas frentes: streaming (com as soluções de webcast e webtv) e on-demand (entrega de conteúdo premium com proteção de direitos digitais, como filmes, séries de TV, games, e-books e música). Somos nós que desenvolvemos e oferecemos a tecnologia para clientes como a Globo Marcas Digital, a Saraiva e outros.

Nós buscamos sempre nos colocar na vanguarda de TI, oferecendo e utilizando as tecnologias mais modernas e mais vantajosas para os nossos clientes. Foi com este foco que decidimos investir no sistema operacional na nuvem da Microsoft: o Windows Azure.

Além da veia tecnológica, decidimos migrar para o Azure apostando que este novo serviço da Microsoft terá grande participação no mercado e nós queremos “surfar esta onda inteira”. Ainda, apesar de utilizarmos a alguns anos a AWS, acreditávamos que teríamos redução de custos. Após a migração, o que já conquistamos foi alta performance, alta disponibilidade, escalabilidade e segurança. Esses são os principais benefícios que a Azure trouxe para a nossa plataforma até agora.

Nós possuímos basicamente três plataformas: o VOD, a WebTV e o WebCast, e levamos cerca de 60 dias para realizar a migração. Participaram ativamente do projeto cinco desenvolvedores e contamos ainda com profissionais da Microsoft para dar o suporte – e isto foi imprescindível neste momento. Existe muito pouco conhecimento sobre este assunto e sem a ajuda do time da MS levaríamos muito mais tempo para fazer todas as implementações necessárias. Aqui vale destacar que fomos a primeira empresa na área de distribuição de vídeo a migrar as plataformas para o Windows Azure.

Você deve estar se perguntando se vale a pena fazer tudo isto. A minha resposta é sim, os benefícios compensam já em médio prazo. Nossa migração foi de extrema complexidade em função das nossas plataformas, por isto levou tanto tempo.

Trabalhamos com sistemas de DRM (gestão de direitos digitais), por serem muito “geniosos”, eles demandam grande controle e segurança, por este motivo tivemos que descer a níveis no Azure que normalmente não é necessário para aplicações menos complexas.

A parceria e o suporte da Microsoft Brasil e dos EUA foram extremamente importantes, chegando ao ponto de fazerem implementações exclusivamente para atender a demanda das nossas aplicações. Os dois meses foram de muito trabalho e desenvolvimento sem latência alguma.

O desafio era realmente grande. Nossas plataformas tiveram que ser ajustadas e/ou atualizadas – e isto foi bom – para poder rodar no Azure. Elas são compostas por seis módulos: gestão de conteúdo, proteção de conteúdo, gestão de e-commerce, meios de pagamento, loja virtual e client apllication. Todos precisaram ser ajustados para a migração.

Dividimos a migração nas seguintes etapas: .planejamento|.execução |.adaptações do software |.instalação do Azure|. Deploy|.testes |.lançamento efetivo.

No total, migramos para o Windows Azure mais de 7 milhões de arquivos e toda a comunicação da plataforma e integração com meios de pagamento. Sem dúvida alguma, foi bem trabalhoso e os desafios estavam lá. Por exemplo, utilizávamos o SQL Server e tivemos que mudar para o SQL Azure com ajustes no BD. Outra tarefa complexa foi descobrir como instalar e fazer funcionar os servidores e serviços de DRM. Como garantir a automação de subida dos vídeos e o encoding multiplataforma. Tudo isso precisamos desvendar e por isso a ajuda da Microsoft foi fundamental.

Hoje, estamos satisfeitos com os resultados e continuamos acreditando que o Azure veio para ter forte posicionamento no mercado. Agora podemos afirmar que todos os nossos sistemas possuem alta performance, alta disponibilidade, escalabilidade e segurança, aliados com serviços de ponto como distribuição sob demanda ou ao vivo, de vídeo em HD (alta definição), protegidos, entrega multiplataforma, entregando smooth streaming para desktops, smartphones, tablets, rodando OS, Android o Symbian. Ainda, com a experiência adquirida, estamos ajudando nossos clientes a fazer as migrações de suas plataformas.

Como toda nova tecnologia, a migração para o Azure exige planejamento e envolvimento, mas o benefícios recompensam o investimento. [Lnk: http://msdn.microsoft.com/pt-br/windowsazure/default].

.Por: Marcelo Spinassé. Formado em Administração de Empresas, co-fundador e CEO da Truetech.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira