Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2011 - 14:00

Jornalistas e publicitários têm mais credibilidade no Brasil em comparação com outros países

Análise é resultado de uma pesquisa da GfK que mediu a confiança da população de 19 países em profissões e organizações.

São Paulo, 22 de junho – Bem avaliados entre os brasileiros, nas 7ª e 8ª posições, respectivamente, os Jornalistas (79% de confiança) e Publicitários (72%) têm melhor reputação no nosso País, comparativamente à média mundial. Internacionalmente, os Publicitários aparecem na 16ª posição, com 29%, e os Jornalistas na 13ª, com 44% de menções.

Já a confiança da população brasileira nos profissionais de marketing é de 70%, na 11ª posição. Na média de todos os países consultados eles estão em 15º lugar, com índice bastante baixo, de 32%. No ranking geral, os Bombeiros são apontados como os profissionais mais confiáveis, com índice de 97% de credibilidade no Brasil e de 94% na média geral de todos os países.

Embora tenha melhorado a percepção da população sobre os Políticos, a categoria segue na última posição do ranking, como a pior avaliada na média de todos os países pesquisados. No Brasil, em 2010, o índice era de 11%, este ano subiu para 19%. O mesmo acontece na média global, que era 14% e agora está em 17%.

Os resultados fazem parte do estudo realizado pela GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, que mediu o nível de confiança da população em profissões e organizações no Brasil e em 14 países da Europa, além de Colômbia, EUA, Índia e Turquia.

A pesquisa- A pesquisa da GfK determina o nível de confiança que os cidadãos têm em 20 grupos profissionais e organizações: Advogados, Bombeiros, Carteiros, Diretores de grandes empresas, Executivos de bancos, Exército, Funcionalismo Público, instituições de caridade, instituições religiosas, Jornalistas, Juízes, Médicos, organizações de proteção ao meio ambiente, Pesquisadores de Mercado, Policiais, Políticos, Professores do ensino fundamental e médio, Profissionais de marketing, Publicitários e sindicatos.

Para o estudo, que foi realizado na Alemanha, Bélgica, Brasil, Bulgária, Colômbia, Espanha, EUA, França, Índia, Hungria, Holanda, Itália, Portugal, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Turquia, foram ouvidas 19.261 pessoas (1.000 no Brasil), com idades acima de 15 anos, entre os meses de março e abril deste ano.

GfK-Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 24 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda e clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas, on-line o off-line .

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Nextel, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, Mapfre, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Mercedes-Benz, Toyota, Volkswagen, Nissan, Bridgistone. [www.gfkcr.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira