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23/06/2011 - 14:20

Campanha global sobre AVC e fibrilação atrial anunciará projetos premiados em agosto

Entre as 32 iniciativas para prevenir o AVC relacionado à fibrilação atrial, duas são do Brasil.

São Paulo – A campanha mundial 1 Mission 1 Million – Getting to the Heart of Stroke (1 Missão 1 Milhão – No Coração do AVC) para conscientização sobre a relação entre a fibrilação atrial, o tipo mais comum de arritmia, e o AVC (popularmente chamado de derrame), atingiu dois milhões de votos ao redor do mundo.

Apoiada por mais de 40 organizações de diversos países, a iniciativa incentivou o público a votar, via website, em projetos que fazem a diferença na prevenção do AVC relacionado à fibrilação atrial (FA). Os vencedores serão anunciados no final de agosto durante o Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC - European Society of Cardiology), em Paris. Dois projetos brasileiros, de Mogi das Cruzes/SP e de Brasília/DF, estão concorrendo a prêmios de 50 mil e 100 mil euros, respectivamente.

Site:www.nocoracaodoavc.com.br para saber mais sobre fibrilação atrial, a relação com o AVC, os projetos inscritos, além de acompanhar os resultados da campanha que pretende prevenir a doença que mais mata no Brasil e é a principal causa de incapacitação no mundo.

Projeto do Distrito Federal-O projeto do Ambulatório de Fibrilação Atrial Hospital de Base do Distrito Federal, um dos finalistas, tem como foco proporcionar um atendimento específico para portadores de fibrilação atrial, com ênfase na prevenção do acidente vascular cerebral. O projeto consiste no acompanhamento multidisciplinar de pacientes e familiares, incluindo o esclarecimento da doença, prevenção e tratamento. Mensalmente, todos os pacientes são convidados para participar de reuniões com outros pacientes em que trocam experiências e recebem orientação sobre os riscos e benefícios do tratamento com anticoagulantes. O projeto foi implementado parcialmente devido à falta de recursos, mas sua atividade continua graças ao trabalho voluntário dos profissionais de saúde.

Projeto de Mogi das Cruzes- O projeto do Centro Clínico de Anticoagulação do Hospital Clínico Luzia de Pinho Melo, um dos finalistas, tem como objetivo aumentar o diagnóstico de fibrilação atrial, oferecer tratamento e consequentemente, diminuir os índices de AVC. Coordenado pelo Dr. Samuel Minucci Camargo, o projeto consiste em realizar eletrocardiograma em todos os pacientes que chegam para consulta médica no Hospital. Todo paciente que realizar o eletrocardiograma receberá um adesivo em seu cartão de agendamento. Aqueles que não possuírem o adesivo serão direcionados para a sala de exames do hospital. Se o exame diagnosticar fibrilação atrial, o paciente será encaminhado para agendar consulta no Centro Clínico de Anticoagulação, onde deverá receber informações sobre a doença e o tratamento.

A campanha 1 Mission 1 Million – Getting to the Heart of Stroke conta com o apoio de renomadas organizações como a AntiCoagulation Europe (ACE), a Atrial Fibrillation Association (AFA), a Stroke Alliance for Europe (SAFE) e a World Heart Federation (WHF), com o patrocínio da Boehringer Ingelheim.

Fibrilação Atrial e AVC- A arritmia cardíaca mais comum, denominada fibrilação atrial, é uma das principais causas de AVC e provoca pelo menos três milhões de casos de derrames por ano no mundo. No Brasil, o AVC é a primeira causa de morte. Isso significa que uma pessoa a cada 12 segundos sofre de AVC provocado por fibrilação atrial. Além disso, uma em cada quatro pessoas com mais de 40 anos desenvolve fibrilação atrial. Pessoas com esse tipo de arritmia cardíaca têm cinco vezes mais chances de sofrer um AVC, mas a maioria desconhece esse risco.

Perfil-A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais empresas farmacêuticas e a maior farmacêutica de capital fechado do mundo. Há 125 anos, a empresa familiar mantém o compromisso com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de novos produtos de alto valor terapêutico para a medicina humana e animal. Em 2010, a companhia registrou vendas líquidas de 12,6 bilhões de euros e investiu 24% deste valor em P&D.

A responsabilidade social é um componente importante da cultura empresarial da Boehringer, o que inclui tanto o compromisso global com projetos sociais como a preocupação com os seus mais de 42 mil funcionários em 145 afiliadas em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e equilíbrio entre as obrigações de carreira e a vida familiar são a base da gestão da empresa, sendo que a proteção e sustentabilidade ambiental representam sempre o principal foco em qualquer empreendimento da companhia.

No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui um escritório central em São Paulo e uma fábrica em Itapecerica da Serra, responsável pela produção de medicamentos que abastecem o mercado nacional e ainda são exportados para a América Latina, Ásia e Europa.

Há 55 anos no país, a empresa estabelece parcerias com instituições brasileiras que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população e mantém ainda o programa Ajudar é o Melhor Remédio, uma plataforma colaborativa online de estímulo ao volutariado que aproxima quem quer ajudar de quem precisa ser ajudado. [www.boehringer-ingelheim.com e www.ajudareomelhorremedio.com.br].

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