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23/06/2011 - 14:43

Francal 2011 começa com lojistas otimistas e indústria apreensiva

Maior feira geradora de negócios da indústria nacional do setor, a 43ª Francal – Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios tem início no dia 27 de junho (segunda-feira), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, diante de cenário de otimismo por parte dos lojistas, que desovaram a coleção de inverno, e de apreensão por parte da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), por conta da queda de emprego do primeiro trimestre do ano, atribuída à triangulação das exportações.

O presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, prevê que a Francal 2011 possa movimentar de três a quatro meses da indústria, o que significa algo entre R$ 6, 75 bilhões e R$ 9 bilhões de faturamento. “Temos sinais diversos da indústria e dos lojistas de que a Francal vai ser a grande alavancadora de negócios do setor para os próximos meses”, calcula. Mais de 60% das vendas de calçados no País são realizadas no segundo semestre do ano, comprovam os dados da Abicalçados.

À parte a compensação do mercado interno, o presidente da Abicalçados, Milton Cardoso, mostra sinais de preocupação com a queda das exportações, motivada pelo câmbio, o custo Brasil e o que o setor chama de triangulação das importações.

Segundo Cardoso, o cenário faz lembrar o final de 2008, que motivou a dispensa de 42 mil trabalhadores. Com a imposição do direito antidumping de calçados vindos da China, houve uma queda momentânea dos volumes importados, logo recuperada pela chegada de calçados chineses com seles de outros países, como Malásia e Vietnã, aponta o presidente da Abicalçados.

“Hong Kong, que não tem fábrica de calçados, começou a exportar para o Brasil, e a Malásia, no segundo semestre do ano passado, teve crescimento de 3.500% das exportações para o Brasil”, protesta Cardoso. A produtividade da indústria brasileira de calçados subiu 35% nos últimos 7 anos, conta, mais que o dobro do restante da indústria nacional.

A tendência, a persistir o quadro atual, segundo a Abicalçados, é a saída de empresas brasileiras para o exterior, como formas de ganhar competitividade em suas exportações, como já fizeram algumas recentemente.

43ª Francal- Principal evento do setor no Brasil e um dos maiores do mundo, a feira apresenta as novidades fashion da temporada mais longa e rentável do ano para os fabricantes e lojistas: a Primavera-Verão.

As coleções apresentadas na Francal abastecem o varejo também com moda para homens e crianças, favorecendo duas das mais importantes datas da indústria calçadista, o Dia dos Pais e o Natal, ocasião em que os sapatos aparecem no topo da lista de presentes preferidos.

O mercado da moda vêm antecipando o lançamento de suas coleções, e por isso a feira não só adianta e amplia o período de negócios da indústria e do varejo calçadista, como também atende uma demanda dos próprios consumidores, que buscam pelas novidades da temporada quente já no mês de agosto.

Os lançamentos desta Francal buscam atender um púbico altamente qualificado, formado por cerca de 60 mil profissionais, a maioria composta por lojistas nacionais e internacionais – estes enxergam o Brasil como polo produtor da moda verão, beneficiando as exportações. O evento também é visitado por grande número de representantes comerciais – categoria que desempenha importante papel na formação de opinião do mercado e na efetivação dos negócios – e por profissionais da moda, que buscam na feira o conhecimento sobre as inspirações que vão dominar a moda nos meses seguintes.

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