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23/06/2011 - 15:55

Boeing e American Airlines aceleram tecnologias de aviação mais silenciosas e limpas

Líder do transporte global será o primeiro cliente do ecoDemonstrator. Avançadas tecnologias de eficiência no consumo de combustível e ruído são destaque.

Le Bourget, França – Reduzir o consumo de combustível, emissões de carbono e barulho para a comunidade são o ponto central do anúncio da Boeing [NYSE: BA] de que a American Airlines [NYSE: AMR] será o cliente de lançamento do Programa ecoDemonstrator. A aeronave Boeing Next-Generation 737-800 será usada no voo de teste e estimula a preparação do mercado para as tecnologias emergentes.

“Nós estamos orgulhosos de ter a American Airlines como nossa parceira de lançamento para esta nova geração de tecnologia que pode apoiar o papel da aviação como o mais eficiente meio de transporte global", disse o vice-presidente da Boeing para o Meio Ambiente e Políticas de Aviação, Billy Glover. “Não há maneira melhor de preparer a entrada de tecnologias avançadas no mercado do que testá-las em voo e não há melhor escolha do que o avião mais vendido, na categoria corredor único, de todos os tempos – o Boeing 737 Next-Generation.”

“A American Airlines reconhece a sua responsabilidade em minimizar o impacto no meio ambiente tanto quanto for possível, e nós buscamos todas as oportunidades de fazer isso”, disse o Capitão John Hale, vice-presidente da American – Flight. “Nossa parceira com a Boeing nos permite fazer avanços significastes ao colocar no ar os aviões mais eficientes no consumo de combustível, o que é a maneira mais efetiva de reduzir a nossa ‘pegada’ de carbono. Continuamos comprometidos com a identificação e implementação de novas tecnologias e programas que facilitem nosso desempenho ambiental.”

O American Airlines 737-800 e um outro avião de corredor duplo, que será anunciado posteriormente, estão servindo como componentes de teste de voo para o Programa Contínuo de Menor Emissão de Ruídos (CLEEN, no Inglês) da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, no Inglês) – junto com outras tecnologias desenvolvidas pela Boeing e outros parceiros da indústria. Com a equipe de engenharia da American Airlines, a Boeing está finalizando os planos para instalar as aplicações iniciais da tecnologia a bordo do primeiro avião. Tecnologias específicas que serão testadas em voo em 2012 incluem:-Tecnologia adaptável de trilha limite - tecnologia que está sendo desenvolvida no Programa CLEEN da FAA, que reduz o ruído e as emissões durante todas as fases de voo, incluindo decolagem, cruzeiro e aterrissagem.

.Área variável do bocal do ventilador - reduz o ruído para a comunidade e permite eficiência avançada de tecnologias do motor.

. Otimização de trajetória de voo para planejamento durante o voo - permite que as companhias aéreas determinem e voem rotas com maior eficiência de combustível e fornece às tripulações de voo a capacidade de redirecionar rotas de acordo com o tempo e outras restrições.

. Células de combustível regenerativas para a energia de bordo – armazena com eficiência e gera energia, se adapta a demanda dos sistemas elétricos da aeronave, potencialmente reduzindo o peso, a queima de combustível e as emissões de CO2.

"Nosso Programa de teste de voo do ecoDemonstrator nos permite apressar tecnologias promissoras e movê-las para modelos de avião, assim como considerá-las para novos projetos de aeronaves em toda a indústria", disse o gerente do Programa ecoDemonstrator da Boeing, David Akiyama. "Isso também nos permite verificar sua aplicabilidade ao avião e identificar e eliminar potenciais desafios de integração."

Perfil-A American Airlines tem um compromisso de longa data com a redução de sua ‘pegada’ de carbono por meio do contínuo desenvolvimento e implementação de práticas de negócios sustentáveis. Em 2010, iniciativas ambientais da American renderam os seguintes resultados: -Redução de 5% da relação da intensidade de gases do Efeito Estufa com o combustível da aeronave de 2009 para 2010.

.Comemoração do 5º aniversário do Fuel Smart, Programa de conservação do combustível da American; gerando mais de 500 milhões de galões em economia total de combustível desde o início do Programa.

.Economia de mais de 12 milhões de dólares por ano por meio de iniciativas de economia de energia implementadas pelo nosso Conselho de Gestão de Utilidades.

. Recebimento e implementação de 45 novas aeronaves Boeing 737 em 2010 que são 35% mais econômicas no consumo de combustível, em uma base disponível de assesntos por milhas em relação às aeronaves MD-80 substituídas.

.Acordos em parceria com outras 15 companhias aéreas para comprar futuramente suprimentos de combustíveis alternativos em 2009, e em 2010 participou de diversas conferências relacionadas ao desenvolvimento de combustíveis alternativos.

.A American foi classificada no Green Ranking 2010 da revista Newsweek como a 111º, tendo o melhor desempenho entre todas as companhias aéreas de passageiros dos Estados Unidos.

.Formou um grupo envolvendo diversos departamentos para focar no aumento da reciclagem e redução da quantidade de resíduos enviados para aterro.[ www.aa.com].

O Programa ecoDemonstrator- Anunciado em 2010, o Programa ecoDemonstrator da Boeing ajuda a reduzir o risco de entrada no mercado para novas tecnologias de aviação. Os dois ecoDemonstrators irão aproveitar o sucesso do Programa Quiet Technology Demonstrator (QTD2) lançado em 2005, que ajudou tanto o Boeing 747-8 quanto o Dreamliner 787 excederem os padrões internacionais para as emissões de ruído.

O programa também tem por base o CLEEN da FAA e dá continuidade ao foco na inovação, testes de tecnologia e colaboração da indústria que suporta os objetivos da aviação comercial de neutralizar as emissões de carbono até 2020. A Boeing está participando do Programa CLEEN por meio de um contrato de 25 milhões dólares que corresponde ao desenvolvimento de tecnologias ambientais. [ www.newairplane.com/environment].

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