Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2011 - 08:50

Mil catadores de material reciclável do Rio Grande do Sul serão certificados nesta quarta-feira

A Solenidade de Entrega de Certificados aconteceu no dia 22 de junho (quarta-feira),em Gravataí/ RS, região metropolitana de Porto Alegre. A iniciativa é resultado de um programa nacional de formação realizado por meio do Cataforte - Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis. No Rio Grande do Sul, a formação foi desenvolvida pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e Fundação Luterana de Diaconia. O Curso foi dividido em seis módulos, um por mês, e os participantes tiveram aulas de cooperativismo, associativismo, meio ambiente, legislação da política de resíduos sólidos, autogestão, planejamento, cadeias produtivas, logística e coleta seletiva. Mil catadores do Estado participaram da formação.

Além do curso, também foi oferecida às cooperativas de catadores ciclos de assistência técnica que possibilitaram: o fortalecimento da Cootracar, em Gravataí, que aumentou de 30 para 112 cooperados; a assinatura do convênio entre a Cootracar e a Prefeitura de Gravataí para a realização de coleta seletiva; a formalização da Coomcat, em Santa Cruz do Sul, com 40 cooperados; a assinatura do convênio com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul para gestão de Usina de Triagem de Resíduos; e a constituição da Coocare, em Cachoeira do Sul, com 28 cooperados.

Para dona Lenir de Fátima Nunes, de Novo Hamburgo/ RS, uma das catadoras que fizeram a formação, a principal importância do Programa Cataforte é o resgate da dignidade dos catadores e o reconhecimento da atividade como profissão: “Sempre trabalhei com catação. Já sofri muito preconceito, já me chamaram de muitas coisas. Mas criei meus 11 filhos com o dinheiro que consegui da coleta de lixo. Sou catadora e tenho orgulho do que faço”. Dona Melita Lopes Nunes concorda e acrescenta: “Eu nunca tive palavras para conversar com ninguém. Sempre trabalhei de cabeça baixa. Com vergonha. Mas depois que começou o curso, eu falo com as pessoas, faço amigos, sou feliz”, disse. O retorno financeiro também aumentou. “Estou ganhando 70% a mais do que antes.”

Programa Cataforte - O Programa atua em 15 Estados brasileiros buscando o fortalecimento do associativismo e do cooperativismo dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, ao propiciar ações para a capacitação, qualificação profissional, assessoramento técnico e mobilização desses profissionais. O Programa, que se realiza com investimentos sociais de R$ 16,8 milhões, é uma parceria entre Fundação Banco do Brasil e Secretaria Nacional da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. Cerca de 10.600 catadores integram a iniciativa.

Além dos cursos, o Cataforte também dá origem ao Projeto Logística Solidária, que visa o fortalecimento do processo produtivo, para que esses grupos tenham condições materiais de transformar força de trabalho em negócio e de controlar as etapas da cadeia produtiva. As organizações parceiras irão entregar 140 caminhões para associações e cooperativas em todo o país. Cerca de 50 já estão em fase de aquisição e distribuição para 11 grupos nos Estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Além dos veículos, a iniciativa prevê módulos de capacitação em logística e infraestrutura para os grupos participantes. [www.fbb.org.br ] |.David Telles.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira