Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2011 - 09:01

Perumbebas gigantes são pescadas na Lagoa de Araruama

Depois de duas enormes tartarugas aparecerem nadando nas águas da Lagoa de Araruama, na semana passada, agora foi a vez de duas perumbebas enormes serem capturadas por pescadores na mesma lagoa. Ambos os casos aconteceram no município de Araruama (RJ), e chamaram a atenção até mesmo de quem vive da pesca na Lagoa. “Pesco nessas águas desde garoto e já vi muitos peixes grandes, mas nunca duas perumbebas deste tamanho” – comentou o pescador, identificando-se apenas como Cezinha, que fez questão de ser fotografado com os peixes para deixar claro que esta não é mais uma história de pescador.

Praticamente desaparecidas da Lagoa nos últimos anos, devido ao alto grau de poluição por despejo de esgoto, as perumbebas, e outras espécies de peixes e animais marinhos começam a ser vistos mais facilmente, demonstrando que todo o trabalho que vem sendo realizado para revitalizar o maior cartão postal da Região dos Lagos, está dando resultado.

- Quem viu a Lagoa de Araruama há 10 anos não acreditava quando dizíamos que ela seria revitalizada. Hoje, graças a um trabalho intenso, realizado pelas prefeituras, em parceria com as concessionárias de tratamento de esgoto e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), a revitalização não é mais um sonho, mas uma grande e bonita realidade – comentou o prefeito de Araruama, André Mônica, que está no segundo mandato consecutivo como presidente do CILSJ, lembrando que “o surgimento de novos peixes e espécies marinhas, principalmente de tartarugas, revelam o quanto a água da lagoa está limpa”.

Apesar do resultado positivo, o trabalho de recuperação ainda não acabou. Várias obras de cinturamento estão sendo realizadas em todos os municípios que estão no entorno da Lagoa de Araruama. O objetivo é captar todo o esgoto antes que ele chegue ao corpo lagunar, sendo encaminhado, diretamente, para Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Em Araruama, uma nova fase de cinturamento será inaugurada no próximo dia 8, com a presença da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e do subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino.

- Pela programação original, essa fase do cinturamento seria feita, apenas, em 2016. Mas nos reunimos, e chegamos à conclusão de que esta antecipação era necessária para promovermos, imediatamente, o turismo em nossa região, tendo a lagoa como foco e, também, por conta da Copa do Mundo de 2014, que será no Rio de Janeiro e, certamente, pela proximidade, trará muitos turistas para nossa região - explicou André Mônica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira