Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2011 - 09:14

GE, MAN Latin America, Michelin, Peugeot-Citroën... e outras ‘gigantes’ fluminenses detalham cases Lean no Fórum Lean Rio

Primeiro grande encontro de empresas engajadas na transformação Lean do Rio de Janeiro reúne 10 empresas que vão compartilhar como estão revolucionando seus negócios ao adotarem o sistema de gestão (Lean Management) inspirado no modelo Toyota.

Um grupo de importantes empresas que atuam no Estado do Rio de Janeiro vão se reunir para compartilhar com outras companhias como estão eliminando desperdícios e aumentando sua competitividade, produtividade e qualidade ao adotar o Sistema Lean – filosofia de gestão inspirada no Sistema Toyota, que vem sendo adotado por empresas de todos os setores e tamanhos e em todo mundo.

Será no 1º Fórum Lean Rio – o primeiro grande encontro no estado –, que vai ocorrer dia 19 de agosto (sexta-feira, das 8h30 às 17h30, no Hotel Intercontinental, no bairro de São Conrado, no Rio.

O fórum tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Serão dirigentes de dez grandes empresas de setores estratégicos do meio empresarial fluminense, que vão apresentar seus cases detalhados de aplicação do Sistema Lean: . PSA (Peugeot-Citroën), MAN Latin America, Michelin e Benteler, do setor automotivo |.BBraun, Fresenius Medical Care, Gerbet e GlaxoSmithKline, do setor de saúde, além da Alcoa e da GE Celma, do grupo GE.

O encontro vai reunir alguns dos mais importantes executivos do Rio, que vão relatar os resultados expressivos obtidos com a implementação do Sistema que vem revolucionando a gestão de companhias pelo globo. [ww.lean.org.br/forum_lean_rio.aspx].

Casos da área da saúde- Por exemplo, Alexis Peyroles, presidente da Guerbet, grupo francês que produz contrastes para Raio-X e Ressonância Magnética, com 20 filiais na Europa e em outros 7 países, há 35 anos no Brasil, com fábrica em Jacarepaguá, no Rio.

Ele vai explicar como tem utilizado o Sistema Lean para “aumentar a capacidade e melhorar a entrega”.

Assim como a Dra. Fátima Bandeira, diretora da Clínica de Doenças Renais de Botafogo, unidade que faz parte do grupo de Clínicas Franqueadas à Fresenius Medical Care, empresa líder mundial em terapias e serviços para pacientes com doenças renais. A Fresenius Medical Care faz parte de um grupo alemão, que está presente em mais de 100 países, operando uma rede de mais de 2.500 clínicas de diálise na América do Norte, Europa, Oriente Média, Ásia, América Latina e África. No Brasil, a Fresenius atua há mais de 30 anos, fabricando produtos para hemodiálise e diálise peritoneal, com atuação também no Rio de Janeiro.

Ou o laboratório BBraun, que fabrica produtos para anestesia, medicina intensiva, cardiologia, terapias de substituição renais e cirurgias, presente em mais de 50 países, com sede brasileira em São Gonçalo, no Rio, que vai detalhar como a aplicação do Lean tem gerado melhorias significativas na gestão da qualidade da empresa.

Só para se ter uma ideia, a BBraun está na “jornada lean” há vários anos, com resultados expressivos em diversos processos dentro da companhia – até mesmo na utilização da água, uma das principais matérias-primas necessárias para a produção das soluções medicamentosas, e também no consumo de energia elétrica.

Casos do setor automotivo- Adilson Dezoto, diretor de Manufatura e Logística da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, vai detalhar como a montadora utiliza o Lean para crescer com maior eficiência. A fábrica de Resende, no Rio, tem média de produção diária de 300 veículos e conta com seis mil colaboradores.

Em sua palestra, o executivo vai detalhar como a montadora utiliza o Lean para crescer com maior eficiência.

Assim como Tarcisio Telles, Diretor Industrial da PSA (Peugeot-Citroën) America Latina, montadora da qual uma das 18 fábricas mundiais fica no Rio de Janeiro: o Centro de Produção de Porto Real, que já produziu mais de 800 mil veículos, mais de 1.000.000 de motores e emprega cerca de 4.000 pessoas.

Também Eustaquio de Andrade, Diretor de Manufatura e Coordenador Lean para América Latina da Michelin, empresa cuja fábrica instalada desde 1979 no Rio desenvolve e produz pneus para caminhões e ônibus.

O executivo vai falar sobre como utilizar o Lean para melhorar a qualidade e a produtividade no negócio.

Casos de ‘gigantes’ como Alcoa e GE:

Haverá ainda o case da Alcoa, referência mundial na produção de alumínio.

E da GE Celma, de Petrópolis, no Rio, parte do grupo GE, responsável pela manutenção de turbinas de avião – já revisou, segundo a GE, mais de 7.000 turbinas para cerca de 60 companhias aéreas.

O 1º Fórum Lean Rio: os detalhes da aplicação do Sistema Lean nessas dez empresas serão revelados em “sessões diferentes”, durante o 1º Fórum Lean Rio.

Na abertura, João Bayma, diretor Mundial do Alcoa Business System (ABS) do Negócio de Produtos Primários da Alcoa Inc., vai falar sobre a “Evolução da transformação lean na Alcoa”.

A Alcoa, por exemplo, é um caso modelar mundial em aplicação do Sistema Lean. Só para se ter uma idéia, a adoção do sistema gerou a empresa em nível mundial, só de 1998 a 2004, uma economia de mais de 1 bilhão de dólares por ano.

Casos divididos por ‘áreas e objetivos’ e visita orientada: em seguida, haverá três sessões paralelas, que vão dividir os cases das empresas em áreas e objetivos específicos.

Por exemplo, a sessão “Administração e Serviços”, que vai reunir os executivos e os casos das empresas BBraun, Fresenius Medical Care e GE Celma.

Já a sessão “Estratégia, Liderança e Gestão” vai detalhar os cases de PSA (Peugeot-Citroën), MAN Latin America e Guerbet.

E a sessão “Manufatura e Logística” vai reunir os executivos das empresas Guerbet, Michelin e Benteler.

Debates com altos executivos e palestras de mega especialistas: haverá ainda uma “mesa redonda”, que vai debater o tema “O papel da liderança na Gestão Lean”, com os altos executivos Alexis Peyroles, Presidente da Guerbet; Adilson Dezoto, Diretor de Manufatura e Logística da MAN Latin America; e João Bayma, Diretor da Alcoa.

Lsta (ordem alfabética) dos executivos que devem atuar no 1º Fórum Lean Rio: .Adilson Dezoto, diretor de Manufatura e Logística da MAN Latin America. |.Alexandre de Athayde Bohrer Soares, Eepecialista em Qualidade Six Sigma e Lean Six Sigma Black Belt da GE Celma |. Alexis Peyroles, presidente da Guerbet |.Bruno Vieira Lopes, gerente Lean System da Fresenius Medical Care |.Carlos Augusto Anacleto, diretor de Manufatura da Guerbet |.Eustaquio de Andrade, diretor de Manufatura e Coordenador lean para América Latina da Michelin |.João Bayma, diretor da Alcoa |. José Luiz da Silva, especialista em Qualidade Six Sigma e Lean Six Sigma Black Belt da GE Celma |. Dra. Fátima Bandeira, diretora Médica da CDR Botafogo (Clínica Franqueada à Fresenius Medical Care) |. Ricardo Cardoso, dspecialista em Qualidade Six Sigma e Lean Six Sigma Black Belt da GE Celma .Tarcisio Telles, diretor Industrial da PSA (Peugeot-Citroën).

Isso sem contar a palestra “O que é a Gestão Lean”, aplicada por um dos maiores especialistas do mundo em Sistema Lean, o Prof. José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute Brasil [www.lean.org.br], Senior Advisor do Lean Enterprise Institute (www.lean.org), dos EUA – primeiro instituto a disseminar o Sistema Lean no mundo –, além de membro do Board da Lean Global Network [www.globallean.org], que reúne 17 institutos Lean em 17 países.

O 1º Fórum Lean Rio vai contar ainda com a palestra “Próximos passos na jornada lean”, de Alvair Torres, Gerente de Projetos do Lean Institute Brasil [www.lean.org.br], além de Professor Doutor da área de Operações e Produção na Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) – e que foi treinado diretamente por engenheiros da Toyota.

O Fórum também vai promover, no dia 18 de junho, quinta-feira, uma “visita orientada” ao laboratório GlaxoSmithKline, que vai apresentar “in loco” a evolução da transformação Lean.

Público-alvo – O 1º Fórum Lean Rio será direcionado para diretores, gerentes e supervisores de empresas que estão em diferentes estágios de implementação do Sistema Lean – ou para quem estiver interessado em conhecer essa filosofia de gestão que tornou a Toyota a primeira do mundo. [www.lean.org.br/forum_lean_rio.aspx].

Entidade referência no mundo em Sistema Lean: o 1º Fórum Lean Rio será realizado pelo Lean Institute Brasil (www.lean.org.br), de São Paulo, entidade sem fins lucrativos que há 12 anos dissemina o Sistema Lean/Toyota entre as empresas brasileiras.

Nesses 12 anos de atuação, a entidade já realizou cinco fóruns regionais em diferentes regiões do Brasil, reunindo empresas locais que compartilharam seus resultados obtidos com a adoção do Sistema.

O Instituto realizou dois fóruns no Nordeste, em Recife (PE) e em Fortaleza (CE); um no Sudeste, em Belo Horizonte (MG); um no Sul, em Joinville (SC); e um em Manaus (AM).

“O Fórum Lean Rio dá sequência a uma série de fóruns que o Lean Institute Brasil promove em diferentes regiões do Brasil para permitir o compartilhamento real e concreto das experiências na jornada lean das empresas”, resumiu o prof. José Roberto Ferro, Presidente do Lean Institute Brasil [www.lean.org.br].

No primeiro Fórum Nordeste, em Recife (PE), em 2003, a Ford de Camaçari (BA) e fornecedores da montadora apresentaram seus cases Lean. Além disso, o evento promoveu uma visita à fábrica da Alcoa, em Itapessuma.

Já no segundo Fórum Nordeste, em Fortaleza (CE), em 2007, executivos relataram os cases da Alumar (de São Luis) e das empresas da construção civil Construtora Castelo Branco (CCB) e C. Rolim.

No Fórum Sul, que ocorreu em Joinville (SC), em 2005, os cases de destaque foram da Bosch Diesel (de Curitiba), da Whirpool (de Joinville), da Montana (de São Jose dos Pinhais) e da Invensys (de Caxias do Sul).

Já o Fórum Regional Sudeste, em Belo Horizonte (MG), em 2007, teve apoio da Fiat e cases da Muller (de Belo Horizonte), da Mahle (de Itajubá), da Rexam (do Rio de Janeiro) e da Fresenius Medical Care (de Jaguariuna, em São Paulo).

.[1º Fórum Lean Rio, dia 19 de agosto (sexta-feira, das 8h30 às 17h30,no Hotel Intercontinental, São Conrado, Rio de Janeiro (RJ). Av. Aquarela do Brasil, 75, São Conrado (RJ). Tel.: (21) 3323-2200. |Site: www.intercontinental.com/riodejaneiro|Inscrições: exclusivamente pelo site www.lean.org.br|Vagas limitadas.|Mais informações: (11) 5571-0804 (Lean Institute Brasil).Realização: Lean Institute Brasil].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira