Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2007 - 10:05

Trabalho conjunto Alcoa-UFSCar é premiado no último congresso da ABAL

Aumento de disponibilidade operacional dos fornos calcinadores, utilizados para a produção de alumina, é garantido por novo desenvolvimento conjunto entre a Alcoa e a UFSCar-Universidade Federal de São Carlos.

O trabalho Caracterização de concretos refratários projetáveis para o revestimento de calcinadores de alumina foi premiado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), durante o último congresso da entidade. O aumento da disponibilidade operacional dos fornos calcinadores da unidade da Alcoa em Poços de Caldas (MG) foi garantido pela aplicação de materiais refratários, por uma nova técnica de projeção, denominada “ShotCreting”– aplicação de suspensão com os componentes dos refratários diretamente nas paredes internas dos vasos, com o auxílio de um equipamento de projeção.

O desenvolvimento consistiu no estabelecimento de uma especificação técnica sob medida para os requisitos da Alcoa e num rigoroso processo de qualificação de fornecedores, realizado em conjunto com a UFSCar-Universidade Federal de São Carlos.

“O material desenvolvido, além de atender aos requisitos particulares desta aplicação da Alcoa, também permitiu o aumento da disponibilidade operacional pela redução, em sete dias, do tempo necessário para a manutenção”, explica Jorge Gallo, superintendente do Departamento de Aplicações, Desenvolvimentos e VPE da Alcoa e coordenador do convênio Alcoa-UFSCar.

“A chave para o sucesso deste trabalho foi o embasamento técnico-científico proporcionado pela parceria que a Alcoa mantém há 17 anos com o GEMM, Grupo de Engenharia e Microestrutura de Materiais da UFSCar e no entrosamento da equipe multidisciplinar que participou do trabalho (vide abaixo) ”, analisa o superintendente.

“A aplicação por “ShotCreting” exigiu um forte trabalho prévio de logística, montagem e calibração do equipamento, que foi compensado pelos excelentes resultados alcançados. Outra vantagem que esta técnica apresenta é uma perda muito pequena de material, cerca de 4% por rebote, face a outras técnicas de projeção existentes no mercado. Concluímos que a manutenção desta mudança ainda nos trará mais benefícios no futuro”, conclui Claudia Brandt, engenheira de Manutenção da Refinaria da Alcoa em Poços de Caldas.

“Aplicar materiais refratários por projeção, nos calcinadores de Poços, foi uma quebra de paradigma. Durante muitos anos pensava-se que isto fosse impossível devido às dimensões internas reduzidas dos equipamentos da fábrica”, finaliza Daniel Lopes, superintendente da Área da Calcinação da Refinaria de Poços.

Integrantes da equipe vencedora: Fernando Valenzuela (mestrando do Grupo de Eng. e Microestrutura de Materiais da Universidade Federal de São Carlos -UFSCar);

Cláudia Brandt (engenheira de Manutenção da Refinaria de Poços e Mestranda do Convênio);

Paschoal Bonadia (engenheiro da Área de Aplicações, Desenvolvimentos e Venda de Produtos Especiais da Divisão Comercial de Primários da Alcoa);

Daniel Lopes (superintendente da Área da Calcinação e Precipitação da Refinaria de Poços- Alcoa);

Professor Victor Pandolfelli (orientador científico e coordenador do grupo de engenharia e microestrutura de materiais da UFSCar);

Jorge Gallo (superintendente da Área de Aplicações, Desenvolvimentos e Venda de Produtos Especiais da Divisão Comercial de Primários e coordenador do convênio Alcoa-UFSCAR por parte da Alcoa).

Perfil da Alcoa -Há 42 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes e no mercado industrial. A Companhia possui 123 mil funcionários em 44 países e foi nomeada, em 2007, pela terceira vez consecutiva, uma das empresas mais sustentáveis do mundo, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. A Empresa também integra pela quinta vez o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Alcoa é um das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por 10 importantes companhias norte-americanas e ONGs ambientais dedicadas ao trabalho pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina, a Alcoa conta com mais de seis mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Empresa foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. | Site www.alcoa.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira