Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2011 - 08:28

Crises de Angioedema Hereditário tem tratamento no Brasil

O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos é a primeira instituição particular a disponibilizar o novo tratamento no Brasil para crises de Angioedema Hereditário.

Desencadeada por estresse, fatores emocionais, traumas, entre outros, a doença é confundida com o quadro alérgico e pode levar a óbito nas crises de edema da glote.

O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos é o primeiro hospital particular do Brasil a disponibilizar o novo tratamento para crises agudas de Angioedema Hereditário (AEH), doença genética rara que causa inchaço em várias partes do corpo, principalmente no intestino e trato respiratório.

A doença que pode levar o paciente à morte se atingir a laringe é causada por uma deficiência hereditária de uma proteína chamada inibidor de C1, levando a um aumento na liberação da substância conhecida como bradicinina. Essa substância provoca dilatação dos vasos sanguíneos levando à formação de edema.

De acordo com a alergista da instituição, Marisa Rosimeire Ribeiro, cerca de 25% de pacientes que apresentam angioedema hereditário não têm histórico familiar da doença. “O AEH muitas vezes é sub diagnosticado. O angioedema de origem alérgica geralmente provoca urticária e coceira, já o angioedema hereditário é doloroso e tem duração média de 48 a 72 horas se não tratado e não apresenta melhoras com antialérgicos”, explica.

Com prevalência estimada de uma para cada 50 mil pessoas e sendo mais comum entre as mulheres, o angioedema hereditário pode se manifestar em crianças a partir dos três anos de idade ou até antes em alguns casos. As crises são caracterizadas por inchaços nas mãos, braços, pés, pernas, face e/ou genitália e também de membranas internas do aparelho digestivo e garganta. No caso de edema na laringe o paciente pode morrer por asfixia.

O medicamento sintético para crises graves da doença disponível no pronto socorro do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos contém a substância Icatibanto que inibe os receptores de bradicinina, combatendo o surgimento de edemas e leva o nome comercial de Firazyr. “O medicamento com dosagem de 30 mg é aplicado de forma subcutânea no abdome do paciente e consegue reverter o inchaço nas primeiras horas depois da aplicação, além de evitar que o angioedema progrida, reduzindo o risco de evolução para óbito”, afirma a especialista.

Como não há cura, a orientação da médica é para que o paciente controle possíveis situações que possam desencadear as crises agudas da doença como estresse, traumas, procedimentos cirúrgicos, gravidez, entre outros.

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

.[Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, zona sul de São Paulo| Telefone (11) 5080-4000 | Site: www.hpev.com.br | Facebook: www.facebook.com/Hospital.EV | Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira