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28/06/2011 - 09:17

Azeite Andorinha é fenômeno nas redes sociais

Personagem Andorinha Dorinha, namorada do Louro José, traz visibilidade para a marca nas mídias sociais e conquista os consumidores.

Desde o final do mês de março, quando iniciou a campanha de marketing com a Andorinha Dorinha no programa Mais Você, a Sovena (produtora do azeite Andorinha) iniciou também sua participação nas mídias sociais. O sucesso incrível e o retorno positivo que obtém todos os dias, por meio das vendas e dos comentários que os consumidores deixam em suas páginas, fez com que a marca investisse ainda mais.

A Andorinha Dorinha está presente no Orkut, Twitter e Facebook. A Sovena, desde o início de abril, iniciou investimentos em publicidade paga nesta última rede social e, com isso, ganhou maior visibilidade. O primeiro investimento aconteceu após o inicio da ação no programa matinal da Rede Globo, no final de março e já mostrou sinais positivos. “As redes sociais são uma plataforma de comunicação que não podemos ignorar, pelo contrário, temos que investir cada vez mais. Sabemos que além do tráfego indireto que vem para as redes sociais, tanto pela popularidade da marca quanto pelas ações de mídia mais tradicionais como TV e impressa, é preciso fazer investimento mais direto nestas mídias para ampliar a base de seguidores/fãs, que venham a ser consumidores da marca. Sentimos esta necessidade antes mesmo de darmos início a ação com a Rede Globo”, avalia Nuno Miranda, gestor de mercado da Sovena para a América Latina.

Segundo ele, após o início da campanha de marketing, em 30 de março, a evolução nas vendas do azeite Andorinha foi de 75% comparado com o mesmo período do ano anterior. Estes números comprovam a qualidade do azeite Andorinha e demonstram o sucesso da ação de marketing iniciada em 2011, com a criação da personagem Andorinha Dorinha que teve o apoio com a campanha em mídias tradicionais, ponto de venda e redes sociais.

A Andorinha Dorinha personifica a marca e a aproxima dos consumidores. Em seu Twitter é possível aprender receitas, falar com a personagem e ainda enviar sugestões de pratos preparados com o azeite. No Orkut, a Andorinha Dorinha foi presenteada com comunidades criadas espontaneamente pelos consumidores, que concentram pessoas que elogiam a beleza e graça da andorinha e interagem com a mesma, falando sobre a qualidade do azeite e quais são os benefícios que o seu consumo regular traz a saúde.

O maior sucesso, porém, está no Facebook e por isso o investimento da marca foi maior nesta mídia social. Com mais de 20 mil seguidores, a Andorinha Dorinha se comunica todos os dias com estas pessoas, desde o “bom dia” até o “boa noite”. A Sovena entrou na rede com pouco mais de mil seguidores e após o investimento em anúncios, elevou este número consideravelmente. “Realizamos três investimentos, que somados totalizam R$ 100 mil. O primeiro investimento foi em abril, o segundo investimento no final deste mês e, ao final do mês de maio, realizamos o terceiro. Este último, teve o objetivo, já conquistado, de ultrapassar os 20 mil seguidores nesta rede”, conta Nuno Miranda.

Para se ter ideia do sucesso entre os usuários do Faceboook, no mês de abril, houve mais de nove mil interações com a personagem, o que contabiliza uma média de participação de 100% dos usuários, ou seja, todos postaram um comentário ou, pelo menos, curtiram a página da Andorinha Dorinha. Além da campanha em TV, a marca criou ainda para o Ponto de Venda diversos produtos específicos, como gargalheiras para as garrafas de azeite, gôndolas para melhor disposição dos produtos, bandeirolas, além do display de fotos que, aliado às midias sociais, permite que os consumidores tirem fotos com os personagens Andorinha Dorinha e Louro José e vejam suas imagens na rede.

O impacto desta interação é muito positivo. Dos 275 comentários espontâneos que envolveram a Andorinha Dorinha, apenas no mês de abril, impactaram positivamente 164.739 usuários únicos do Twitter, Orkut e Facebook. Além disso, os 90 comentários espontâneos sobre a marca de azeites Andorinha, neste mesmo período, impactaram positivamente 47.281 novos usuários destas mídias, segundo dados da Global Map, empresa especializada em marketing e tecnologia.

A marca de azeites Andorinha, posicionada como a segunda mais consumida no mercado nacional está no início de sua campanha, mas tem tudo para ser a favorita não apenas nas mídias sociais, mas nas vendas até o final deste ano.

Sovena- Atualmente posicionada como o segundo maior player de azeite em todo mundo, a Sovena está presente em três continentes e comercializa sua produção para mais de 70 países.

Com cerca de 1.100 colaboradores e oito fábricas em todo o mundo, fatura mais de 1 bilhão de euros, movimenta mais de 160 mil toneladas de azeite e mais de 500 mil toneladas de óleo. Como resultado da sua ambiciosa estratégia, 2/3 das vendas já são feitas fora de Portugal. Em apenas dez anos o Grupo tornou-se uma das principais empresas em nível mundial com representações na Espanha, EUA, Brasil, Angola, Tunísia e Marrocos.

Chegou ao Brasil em 2004, quando adquiriu a marca de azeite Andorinha. A distribuição em todo o território nacional é realizada pela Bunge Alimentos, parceira da Sovena no país.

Bunge- Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é das maiores empresas de alimentos e do agronegócio do País, atuando de forma integrada, do campo à mesa. É uma das maiores exportadoras atuando também nos setores de açúcar, bioenergia e fertilizantes. Está em 16 Estados brasileiros, reúne hoje mais de 17 mil colaboradores em centenas de unidades, entre indústrias, centros de distribuição, silos e instalações portuárias. Na área de alimentos, suas marcas são tradicionais e conhecidas dos consumidores brasileiros: Delícia, Primor, Salada, Soya e Bunge Pro - esta última dirigida exclusivamente para o segmento de food service.

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