Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2011 - 09:39

Estudo da Visa aponta crescimento da utilização dos meios eletrônicos de pagamento pela Classe C

Pesquisa revela que o uso dos cartões de crédito e débito continua crescendo, principalmente nas classes mais baixas, resultado do bom momento da economia brasileira.

São Paulo – A Visa apresentou uma pesquisa sobre o uso dos meios de pagamento no Brasil analisando o uso, os hábitos e as práticas associadas aos diferentes instrumentos financeiros. O material aponta um aumento da penetração de cartões nas classes mais baixas, como consequência do aumento do consumo, estimulado pela economia brasileira. De acordo com o estudo, 80% das pessoas da Classe C que foram entrevistadas contam com algum serviço bancário e a penetração do cartão de crédito chegou a 51%.

“Os meios eletrônicos de pagamento estão se convertendo no meio de pagamento preferido dos brasileiros, devido aos benefícios de segurança, controle e conveniência que oferecem. Pensando nisso, a Visa investe consistentemente em sua rede de pagamentos para deixá-la cada vez melhor e para ampliar ainda mais os benefícios da moeda digital,” afirma Luis Cássio de Oliveira, diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil.

No último ano, a utilização de cartões de crédito como forma de pagamento foi alto por este segmento da população em alguns setores da economia. O levantamento aponta que, em 2010, 71% dos pagamentos feitos nas compras pela Internet, 54% dos pagamentos de passagens aéreas e 40% dos pagamentos de móveis foram feitos pela Classe C com cartões de crédito.

De acordo com a pesquisa, alguns hábitos de utilização dos cartões de crédito pelas classes mais baixas, foram bastante similares aos das classes mais altas. Nos supermercados, 28% dos pagamentos realizados foram feitos com esse método de pagamento pela Classe C, contra 30% dos pagamentos feitos pela Classe A, já nas farmácias, o índice foi de 20% dos pagamentos da Classe C e 22% da Classe A. Em alguns outros setores, como a compra de roupas, os índices são diferentes entre os dois grupos, mais, ainda assim, considerado alto: 28% dos pagamentos feitos pela Classe C foram com cartão de crédito contra 37% na Classe A.

Apesar do aumento do uso e da alta penetração, ainda existe uma oportunidade de crescimento dos meios eletrônicos de pagamento no País. Em alguns outros setores, como em restaurantes e lojas de conveniência, os pagamentos feitos em dinheiro ainda são maioria com 69% e 76%, respectivamente.

O estudo da Visa revela, ainda, o comportamento dos consumidores brasileiros sobre os diferentes meios de pagamento. Nesse sentido, 57% dos entrevistados consideram o cartão de crédito mais seguro que o dinheiro e 63% afirmam que a grande vantagem é o fato de poderem adiar o pagamento das suas compras. Quando questionados sobre as vantagens dos cartões de débito, 73% afirmaram que são mais seguros que dinheiro, 38% que não é preciso carregar dinheiro e 21% que não gasta mais do que precisa.

Metodologia do estudo: Desde 1999, a Visa desenvolve o estudo de mapeamento de mercado sobre o uso de serviços financeiros na Argentina, no Brasil e no México. É um estudo sobre hábitos que fornece informações das tendências dos consumidores ao usarem as diferentes formas de pagamento disponíveis e suas atitudes em relação as mesmas. O Objetivo do estudo é entender o uso, penetração, hábitos e práticas dos diferentes meios de pagamento: dinheiro, cheque, cartões de crédito, débito e marca privada.

No Brasil foram feitas 1.100 entrevistas pessoais com uma mostra aleatória de residências, e com cotas por grupos de idade, sexo, nível socioeconômico e cidade. A duração de cada entrevista foi entre 55 e 60 minutos e realizadas entre julho e outubro de 2010. O foco foram os consumidores bancarizados e não bancarizados, homens e mulheres, entre 18 e 64 anos, de níveis médio-baixo, médio e alto nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Curitiba.

Perfil-A Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Esta moeda digital tem o suporte de uma das redes de processamento mais avançada do mundo – a Rede Visa – capaz de processar mais de 20 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco, não emite cartões, não concede crédito ou fixa juros e taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecerem mais opções aos consumidores finais: pagar na hora com o débito, adiantado com o pré-pago ou depois com os produtos de crédito. [www.visa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira