Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2011 - 09:38

“A era de ilusão”


Do diplomata Mohamed ElBaradei, e lança nova luz sobre a diplomacia em tempos de guerra Obra é um relato ímpar do diplomata mais importante da atualidade.

Nas últimas duas décadas, Elbaradei, considerado o único diplomata a manter credibilidade e respeito no Mundo Árabe e no Ocidental, esteve no centro dos maiores conflitos do planeta. E sua experiência em negociação e relação entre países divergentes agora é o tema principal do livro A era da ilusão, onde o autor narra sua relação com os Estados Unidos, as negociações com o Irã, os protestos em prol da democracia no Oriente Médio e uma perspectiva de futuro sobre armas nucleares.

Como diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica da ONU, ElBaradei esteve no centro das negociações com a administração Bush durante a invasão do Iraque, e precisou lidar com as aspirações nucleares da Coréia do Norte e o impasse do Ocidente com o Irã. Graças aos seus esforços para controlar a proliferação nuclear, ElBaradei e sua agência receberam o Prêmio Nobel da Paz em 2005.

Em “A era da ilusão” ElBaradei nos leva para dentro dessa e de outras várias disputas internacionais que estouraram no Oriente Médio nos últimos anos, a partir dos atentados de 11 de setembro nos EUA. Inspetor, conselheiro e mediador, ele vai de Bagdá, onde oficiais iraquianos tristemente previam a guerra que estava por vir, aos bastidores de conversas com Condoleezza Rice e às ruas de Pyongyang, seguindo o rastro de contrabandistas nucleares paquistaneses.

Acima de tudo, ElBaradei ilustra que a segurança das nações está totalmente relacionada à segurança dos indivíduos, dependendo não apenas de desarmamentos, mas de um compromisso universal de dignidade humana, valores democráticos e liberdade de expressão.

Mohamed ElBaradei é um dos verdadeiros grandes líderes desta geração. – Graham T. Allison Mohamed ElBaradei fala de maneira eloquente sobre os esforços globais para a redução da pobreza e resolução de conflitos, além disso mostra profunda compreensão das ligações intrínsecas entre a paz, o desarmamento e o desenvolvimento... Estamos honrando, com este prêmio, um diplomata muito distinto, estudioso e um servidor internacional do mais alto nível, além de um estadista mundial. – Manmohan Singh, primeiro-ministro indiano, em seu discurso na entrega do Prêmio Indira Gandhi da Paz, em 2008

Título: A era da Ilusão| Autor: Mohamed ElBaradei| Tradutores: Luis Fragoso e Elvira Serapicus| Formato: 16 x 23 cm| 384 Páginas | Preço: R$44,90.

O autor-Mohamed ElBaradei foi diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), de 1997 a 2009. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2005, com a agência IAEA, além de também ter sido agraciado com o Prêmio Indira Gandhi da Paz, Desarmamento e Desenvolvimento, o Nile Collar (mais alto grau de honra do Egito), e o prêmio Four Freedoms, do Instituto Roosevelt. É fundador do movimento de oposição egípcio The National Association for Change (Associação Nacional para Mudanças). Atualmente vive no Cairo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira