Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2011 - 09:38

Região do Vale do Café consolida sua vocação turística com extenso calendário de eventos e investimentos da rede hoteleira

O Festival Vale do Café, que realiza sua nona edição entre os dias 22 e 31 de julho, vem dando visibilidade à região e também motivos para o turista visitar o Vale do Café o ano inteiro. Inspirados no sucesso do festival, outros eventos apareceram e se consolidaram. A novidade para 2011 é o Poesia Gourmet, em novembro, que reunirá poesia e gastronomia com o cenário das fazendas históricas.

“Um dos eventos mais antigos do Vale do Café é a Festa do Tomate. Mas depois do Festival Vale do Café, muitos outros eventos surgiram, como o Sabor de Botequim, o Café, Cachaça e Chorinho, o Cine Musica em Conservatória, o Encontros de Seresteiros de Conservatória, o Pirai Fest, as festas da tilápia e da macadâmia, o encontro Silvio Caldas, a Exposição de Orquídeas em Paty do Alferes, entre outros”, diz a conselheira da ABIH-RJ no Vale do Café, Ana Lúcia Furtado.

Para atender à crescente demanda turística, os hotéis da região têm investido em expansões e melhorias. O Hotel Santa Amália, por exemplo, o segundo mais antigo de Vassouras, passou por uma grande reforma e agora conta com SPA, salão de cabeleireiro, além de novos quartos e uma sala de convenções mais moderna, com infraestrutura para 200 pessoas.

Outro sinal de que a região está em um bom momento turístico é a inauguração do primeiro resort de Vassouras. Construído em uma área de 3.500.000 metros quadrados, o Vassouras Eco Resort tem 84 apartamentos e uma estrutura grandiosa, com espaço para a prática de esportes de aventura, quadras de tênis, academia de ginástica, cinema, boate, SPA, duas piscinas e até cachoeiras.

Outro hotel que fez reformas recentemente foi o Hotel Galo Vermelho, em Vassouras.

Região- Vale do Café é a denominação turística para o conjunto de 15 municípios do Vale do Paraíba do Sul Fluminense, localizado a cerca de 120 km da cidade do Rio de Janeiro. Os municípios são: Barra Mansa, Barra do Piraí, E. Paulo de Frontin, Mendes, Conservatória, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty dos Alferes, Pinheiral, Pirai, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda. Em 1860, esses municípios produziam 75% do café consumido no mundo e garantiam ao Brasil a condição de líder mundial na produção e exportação de café.

Hoje, cerca de 30 dessas fazendas estão abertas à visitação. O dinheiro do café possibilitou a construção de ferrovias, iluminação pública e proveu todo o tipo de investimento em infraestrutura que o Brasil fez durante esse período do séc XIX.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira