Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2011 - 10:27

Vendas do comércio do Rio de Janeiro voltam a crescer em maio

Pesquisa do CDL-Rio mostra que as consultas aumentaram 10,5% e a inadimplência cresceu 1,5%. As vendas do comercio lojista da Cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento de 10% em maio em comparação com o mesmo mês de 2010, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio, que ouviu cerca de 500 estabelecimentos comerciais. No acumulado dos cinco meses (janeiro/maio) as vendas cresceram 7,7% em comparação com o mesmo período de 2010 e em relação ao mês de abril o aumento foi de 8,1%.

“Além do quinto mês consecutivo de venda positiva, outra boa notícia é que as dívidas quitadas (índice que mostra o número de consumidores que colocaram em dia suas compras atrasadas) aumentaram 2% e as consultas (item que indica o movimento do comércio) cresceram 10,5% em maio em relação ao mesmo mês do ano anterior”, diz Aldo Gonçalves, presidente do CDL-Rio.

A pesquisa mostra que os indicadores do mês de maio foram puxados principalmente pelo crescimento de 10,7% do Ramo Duro (Móveis, Eletrodomésticos, Jóias e Óticas) e 8,1% nas vendas do Ramo Mole (Confecções e Moda Infantil, Calçados e Tecidos). A modalidade de pagamento mais utilizada pelos clientes foi a venda a prazo com mais 10,6%, seguida da venda à vista com mais 9,5%.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Mole (bens não duráveis) as lojas da Zona Sul venderam mais 9,3%, as do Centro mais 9% e da Zona Norte mais 7%. No Ramo Duro (bens duráveis) as lojas do Centro faturaram mais 24,4%, as do Norte mais 9,6% as da Zona Sul mais 9,4%.

Serviço de Proteção ao Crédito- A inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro cresceu 1,5% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio. É o maior índice registrado nos cinco meses do ano. No acumulado de janeiro a maio também houve um aumento de 0,6% em relação ao mesmo período de 2010.

A boa notícia para o comércio é que as dívidas quitadas (índice que mostra o número de consumidores que colocaram em dia suas compras atrasadas) aumentaram 2% e as consultas (item que indica o movimento do comércio) cresceram 10,5% em maio em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado (janeiro/maio) as dívidas quitadas e as consultas aumentaram, respectivamente, 6,5% e 11,1%.

Cheque - Segundo o registro de cadastro do LIG Cheque no mês de maio em relação ao mesmo mês do ano de 2010, a inadimplência e as dívidas quitadas aumentaram 1,3% e 3,8%, e as consultas diminuíram 8,5%, indicando que poucos clientes utilizaram o cheque nas suas compras.

No acumulado de janeiro/maio em comparação com o mesmo período de 2010, a inadimplência e as dívidas quitadas aumentaram, respectivamente, 0,8% e 4% e as consultas diminuíram 3,6%.

CDL-Rio- Fundado em 7 de novembro de 1955, o Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio, foi a primeira entidade do gênero criada no Brasil e é a entidade representativa do comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro. O CDL-Rio presta vários serviços aos seus mais de 15 mil associados, entre os quais o mais conhecido é o Serviço de Proteção ao Crédito (a maior base de dados comerciais sobre pessoa física do país), que tem como foco diminuir o risco do comércio. Os outros produtos são: LigCheque, SIAC (Sistema Integrado de Anotações Comerciais), OK (confirmação de endereços), SRC (Serviço de Recuperação de Crédito), Renavam (Informações para negócios no mercado automotivo). Soma-se a esses serviços de informações, sistemas completos de análise de risco de crédito e probabilidade de recuperação de recebíveis baseados em modelos estatísticos. Para apoiar as diversas iniciativas do varejo, o CDL-Rio criou e desenvolveu o IVAR – Instituto de Varejo, em parceria com o Sindilojas-Rio, que oferece uma série de cursos e tem convênios com várias universidades). Mantém um moderno Instituto de Pesquisas (Centro de Estudos do Comércio), que produz análises e pesquisas, entre elas a mais conhecida é o “Termômetro de Vendas”, que mostra as tendências e os impactos econômicos no movimento do comércio. O CDL-Rio é um dos fundadores da Rede Nacional de Informações Comerciais - RENIC, a maior e mais completa rede de informações de crédito do país, presente em mais de 2000 cidades brasileiras. O atual presidente do CDL-Rio é o empresário Aldo Moura Gonçalves.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira